Buscar

AP1 2012.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial – AP1
Período - 1º sem/2012
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
· Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): Explique o que pode fazer com que uma empresa, que opera em escala global, consiga extrair o máximo de vantagens competitivas de sua Cadeia de Suprimentos, considerando o perfil do cliente atual e a estrutura das organizações:
 
R: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) Em razão do próprio conteúdo do termo cadeia de suprimentos, é fundamental que ocorra uma perfeita integração e sincronia para que as empresas possam obter vantagens competitivas mediante a excelência logística.
 Não obstante, a recente onda de fusões e aquisições, o advento da competição regional e global e a demanda por parte do mercado de níveis de serviço e qualidade cada vez mais superiores produziram um novo imperativo para as empresas: a necessidade de ser responsiva.
 A organização para ser responsiva, além de manter o cliente no centro do negócio, projeta seus sistemas e procedimentos com o objetivo de melhorar a velocidade de resposta e a confiabilidade dessa resposta. Ocorre que as organizações tradicionais tornaram-se “pesadas”, com vários níveis de gerenciamento e burocracia, e essas características reduzem as suas chances de permanecer competitivas no novo ambiente de mercado. Porém, não adianta apenas o achatamento dos níveis gerenciais com o objetivo de reduzir o tempo de resposta na tomada de decisão, se essa mudança não for acompanhada também de mudança nas redes e sistemas que entregam serviços ao cliente. (AULA 8)
.
 
 
Questão 2 (2,0 pontos): Comente sobre o impacto da evolução das Tecnologias de Informações e Comunicações (TIC) na Logística e explique como a estratégia do negócio deve se alinhar com o novo perfil dos consumidores sob o efeito das TIC, bem como da demanda volátil, para que a Cadeia de Suprimentos não sofra riscos de disruptura:
 
R: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) Com a revolução promovida pela tecnologia da informação e comunicação (TIC), as informações em tempo real reduziram substancialmente as incertezas inerentes ao dia-a-dia dos negócios. A comunicação instantânea entre os balcões de varejo e o chão de fábrica e entre os expedidores e os meios de transporte resultaram em um encolhimento dos prazos de entrega e em redução das horas de trabalho, que eram necessárias para o fornecimento dos produtos e suprimentos. A TIC eliminou grande parte dos estoques supérfluos e dos excedentes de pessoal, transferindo-os para usos mais produtivos e lucrativos.
 Também sob a ótica dos consumidores ocorreram muitas mudanças. A TIC permitiu aos consumidores obterem informações on line, bem como permitiu que acompanhassem a entrega dos produtos e encomendassem praticamente qualquer coisa pela Internet, em qualquer horário do dia ou da noite.
 Porém, uma vez que o ambiente de negócios atual é caracterizado pela turbulência e pela incerteza, ampliaram-se também os riscos envolvidos nas atividades empresariais. Em quase todos os setores, a demanda parece estar mais volátil do que no passado, pois os ciclos de vida dos produtos e das tecnologias têm diminuído sensivelmente, e os lançamentos de produtos concorrentes dificultam a previsão do comportamento da demanda.
 Ao mesmo tempo, aumentou a vulnerabilidade das cadeias de suprimentos aos distúrbios ou às disrupções. Não são apenas os efeitos de eventos externos, tais como os desastres naturais, as greves ou eventuais ataques terroristas, mas também o impacto das mudanças na estratégia do negócio. (AULA 9)
.
 
 
Questão 3 (2,0 pontos): Existem casos em que o tempo de ciclo do pedido possui restrições, eventualmente criadas por distorções de políticas de serviço ao cliente, ou diretrizes utilizadas para organizar as prioridades no processamento dos pedidos. Não obstante, estas políticas e diretrizes são resultantes dos seguintes aspectos: prioridades no processamento de pedidos; das condições dos pedidos; e das restrições relativas ao seu volume. Caracterize cada um desses aspectos e diga qual o critério final que determina a adoção de cada um deles.
 
Resposta:(A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) As prioridades no processamento de pedidos ocorrem em razão da existência de clientes especiais, que devem ser tratados como prioridade. Nesse sentido, o tempo de ciclo de pedido de um cliente especial pode ser muito diferente do tempo que é padrão na empresa, dependendo das regras de priorização, ou mesmo na ausência delas. A capacidade de distinguir ou priorizar um cliente em relação aos demais pode ser indispensável quando ocorrem pedidos em aberto.
 O padrão das condições dos pedidos também influencia o tempo normal do ciclo do pedido. Por exemplo, este tempo vai se alterar se os produtos encomendados chegam danificados na sede do cliente. Medidas preventivas que eliminem totalmente esta probabilidade de ocorrência devem implicar em custos para as empresas e maiores preços para os clientes. Com o estabelecimento de padrões de embalagem, de processos de atendimento pós-venda, e de medidas de monitoramento de qualidade os pedidos, é possível manter sob algum controle o tempo do ciclo de pedido, em face de alterações no padrão das condições do pedido.
 Além disso, existem as restrições de pedido, que são mecanismos criados para possibilitar um enxugamento dos gastos supérfluos na distribuição das mercadorias. Por exemplo, o gestor logístico pode, se julgar conveniente, impor um tamanho mínimo de encomenda ou exigir que o cliente preencha um formulário de pedido de acordo com condições mínimas estabelecidas. Tais imposições podem influenciar o tempo de ciclo de pedido.
 Convém lembrar que, em todas essas situações de restrições ao tempo de ciclo de pedido, devem ser feitas avaliações de custo-benefício, de tal forma a permitir que todas as decisões tomadas em face das circunstâncias sejam capazes de agregar valor. (AULA 10)
 
 
Questão 4 (1,5 pontos): Caracterize o que vem a ser produtos de consumo e produtos industriais:
 
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO)
Produtos de consumo - os produtos de consumo são aqueles diretamente dirigidos para o consumidor final. São especialmente compreendidos pelos especialistas de marketing, que distinguem as diferenças fundamentais no comportamento dos clientes que os levam a escolher entre distintos bens e serviços, bem como entre os locais que os comercializam. Com base nesse conhecimento acumulado, os especialistas estabeleceram uma classificação dos produtos em três ramos principais: produtos de conveniência; produtos de concorrência; e especialidades.
 
Produtos industriais – são aqueles utilizados na elaboração de outros bens e serviços. Eles fazem parte da linha de produção destes bens. Sua relação comprador/fornecedor é inversa à dos produtos de consumo. Geralmente os compradores que vão ate os fornecedores na busca de seus produtos, e, por esta razão, não é conveniente empregar uma classificação baseada em padrões de compra. (aula 12)
.
 
 
Questão 5 (2,0 pontos): É correto afirmar que, para qualquer empresa, não há necessidade de manter algum nível de estoques, ou seja, o ideal sempre é o estoque mínimo ou nenhum estoque. Comente esta afirmação e diga se ela é pertinente: 
 
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) A afirmação é incorreta, pois os estoques servem para garantir o funcionamento da empresa, neutralizando os efeitos da demora ou atraso no fornecimento, da sazonalidade no suprimento,e dos riscos de dificuldades no fornecimento. Além disso, os estoques servem para proporcionar economias de escala, através da compra ou produção de lotes econômicos ou em razão da maior flexibilidade no processo produtivo.
As decisões de estoques influenciam na função de compras, acompanhamento de estoque, e planejamento da distribuição física. Apesar de o senso comum sugerir que a manutenção de estoques é desnecessária e onerosa, existem razões pelas quais uma empresa decide manter um dado nível de estoques ou mesmo manter os estoques num nível mínimo.
Dentre as razões que justificam a manutenção de um nível adequado de estoques destacam-se os serviços ao cliente, e na economia de custos indiretamente resultante. No tocante ao serviço ao cliente, a presença do estoque permite um alto nível de disponibilidade dos produtos, o que pode satisfazer as expectativas de clientes que não estão dispostos a esperar, resultando tanto na manutenção das vendas como também na sua eventual ampliação. Os benefícios eventuais de custos ocorrem em virtude da redução dos custos de processamento de pedidos de ressuprimento e dos custos associados de transporte, uma vez que os produtos são despachados em maiores quantidades. Não se deve esquecer que isto apenas seria válido caso compensasse o custo de manter o estoque. (AULA 13)

Outros materiais

Outros materiais