Buscar

Lógica e Organização de Computadores Avaliação Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO:
1. Dentre as várias instruções que um algoritmo pode executar, encontram-se as operações relacionais, que permitem ao desenvolvedor realizar comparações entre elementos de um mesmo tipo de dado, retornando um valor verdadeiro ou falso. Diante disso, desenvolva um algoritmo que permita a leitura de três valores, sendo que cada valor refere-se a um lado de um triângulo. O algoritmo deverá exibir, ao final, com base nas medidas informadas, uma mensagem sobre o tipo de triângulo obtido, ou seja, triângulo equilátero (quando todos os lados forem iguais), isósceles (quando dois lados forem iguais) ou escaleno (quando todos os lados forem diferentes).
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico desenvolveu o algoritmo conforme a resposta esperada (imagem anexa), definindo corretamente o nome do algoritmo e as variáveis, além de respeitar a endentação e o uso correto dos operadores lógicos, relacionais e a estrutura de seleção, possibilitando que ao final seja impressa a mensagem correta sobre o triângulo obtido.
QUESTÃO:
2. A necessidade do ser humano por computadores cada vez mais velozes tem incentivado as empresas de TI na busca por novas tecnologias que possibilitem o aumento de desempenho às arquiteturas computacionais atuais. Computadores com alto poder de processamento têm sido desenvolvidos utilizando técnicas paralelas. Tais técnicas contemplam a concepção de arquiteturas multi-core, passando pelo uso de multiprocessadores e findando com o uso de cluster e grids. Diante desta nova realidade apresentada, disserte sobre a importância da memória cache no desempenho dos atuais computadores.
RESPOSTA ESPERADA:
Nos últimos anos, os processadores passaram por constantes aperfeiçoamentos, o que os tornou cada vez mais rápidos no desenvolvimento de suas atividades. Contudo, a memória RAM, local onde ficam armazenados os dados antes de serem encaminhados ao processador, não conseguiu acompanhar esta evolução no quesito velocidade, e tornou-se um fator limitante no desempenho do processador. Com o objetivo de mitigar este problema, foi desenvolvida a memória cache, que é um tipo ultrarrápido de memória próxima ao núcleo do processador e tem a finalidade de intermediar a transferência de dados entre processador e memória RAM, armazenando os dados utilizados com maior frequência, evitando, desta forma, que o processador tenha que recorrer sempre à memória RAM.

Outros materiais