Buscar

SIMULADOS 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO 02
1. As proposições a seguir abordam conceitos básicos sobre modelos de referência para redes de comunicação. Marque a única opção correta
Considerando o modelo OSI, pode-se afirmar que a camada de enlace de dados é responsável, fundamentalmente, pelo enquadramento (criação de blocos a partir do fluxo contínuo de bits que é recebido da camada física), pela correção de erros e pelo encaminhamento da informação com base nos endereços físicos dos adaptadores de rede.
2. Sobre a camada de transporte, é correto afirmar que:
Estabelece a comunicação lógica entre os processos
3. As redes de comutação de pacotes podem fazer uso de datagrama ou de circuito virtual. Assinale a assertiva que descreve uma característica de uma rede de comutação por circuito virtual:
Os pacotes de uma mesma mensagem são transmitidos através de uma mesma rota
4. A camada de enlace do modelo OSI particiona a cadeia de bits a serem enviados ao nível físico em quadros, sendo que cada quadro contém alguma forma de redundância para detecção de erros. Desta forma, a camada de enlace detecta e opcionalmente corrige erros que possam ocorrer no nível físico. A partir desta explicação, responda: o nível de enlace tem a capacidade de transformar um canal de transmissão não-confiável em confiável?
Sim, tendo em vista que os erros são sempre corrigididos pela camada de enlace.
5. Suponha que uma aplicação esteja transferindo um arquivo de 1 GB, um arquivo "grande" considerando-se as taxas de transmissão atuais. Caso a rede deixe de funcionar por um determinado período, normalmente a camada de transporte sinaliza a falha e a aplicação deve decidir o que deve ser feito (possivelmente iniciar uma nova transmissão). No modelo OSI a aplicação não precisa se preocupar com este tipo de problema porque:
A camada de sessão permite que a transferência de dados seja retomada de onde parou tão logo a conexão seja reestabelecida.
6. A arquitetura Internet TCP/IP foi projetada visando resolver o problema da dificuldade em se conectar diferentes redes. Por esse motivo, a camada de rede utiliza um único protocolo, o IP (protocolo internet). A arquitetura OSI, por outro lado, permite que na camada de rede sejam implementados tanto protocolos orientados a conexão quanto não-orientados a conexão. Esta diferença entre a arquitetura OSI e Internet tem como consequência:
A flexibilidade da camada de rede da arquitetura OSI pode ocasionar a impossibilidade de comunicação entre dois sistemas em conformidade com o padrão.
7. A camada de rede do modelo OSI é responsável por:
Determinar a rota que um pacote deve seguir até o final.
8. O modelo OSI foi resultado de uma das primeiras iniciativas no sentido de definir formalmente um padrão para conexão de computadores. Este modelo é definido em níveis ou camadas. Assinale a assertiva que contém todos os níveis de do modelo OSI:
Físico, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação.
9. A camada de transporte do modelo OSI fornece uma comunicação confiável fim a fim, enquanto a camada de enlace transforma um meio de transmissão não confiável em confiável. Se a camada de enlace já se responsabiliza por tornar a comunicação confiável, então por que a camada de transporte também tem esta atribuição?
A camada de enlace só garante a comunicação no enlace. A camada de rede (responsável pela comunicação entre os diferentes enlaces), não garante que um pacote segue ao seu destino e nem que chegue na ordem. Desta forma, a camada de transporte responsabiliza-se pela confiabilidade na comunicação entre origem e destino.
10. Para que serve o numero de reconhecimento e o tamanho da janela do protocolo TCP?
O tamanho da janela determina o numero de bytes enviados antes de um reconhecimento. O numero de reconhecimento é o numero do próximo byte esperado

Outros materiais