Buscar

cultura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão
	
	
	
	
	Em relação à tradição e à modernidade, classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações que seguem.
 ( ) A mistura entre o tradicional e o moderno conduz à tradicionalização do moderno.
 ( ) A modernidade cultural e a tradição misturam-se de forma peculiar e dinâmica.
 ( ) Tradição e Modernidade são coisas distintas, impossíveis de serem misturadas.
 ( ) A Tradição é uma orientação para o futuro e é mantida intacta, para influenciar o presente.
 A alternativa que classifica corretamente as afirmações é:
 
 
 
	
	
	
	F, F, V, V
	 
	V, V, F, F
	
	F, V, F, V
	
	F, F, F, V
	
	V, F, V, F
	
Explicação:
Tradição e modernidade não se separam, pois, mesmo em casos de rompimento com a tradição, o moderno tem como base a tradição, até para negar essa última. 
	
	 
	Ref.: 201708720915
	
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com relação à Modernidade no Brasil, assinalar a única opção que não está correta :
	
	
	
	A modernidade freqüentemente é vista como algo que vem de fora e que deve ser admirado e adotado, ou, ao contrário, considerado com cautela tanto pelas elites como pelo povo.
	
	A modernidade também se confunde, muitas vezes, com a idéia de contemporaneidade, uma vez que aderir a tudo que está em voga nos lugares adiantados tende a ser entendido como moderno.
	
	Atualmente, o que caracteriza o Brasil é uma contradição entre uma crescente modernidade tecnológica e a não realização de mudanças sociais que propiciem o acesso da maioria da população aos benefícios do progresso material.
	 
	A cultura brasileira é bastante valorizada pelos intelectuais, há um forte repúdio à cultura européia, americana e de outras de nações poderosas. Afirmam que a população está preparada culturalmente para a vivência da modernidade.
	
	A cultura brasileira é profundamente desvalorizada pelas elites, tomando-se em seu lugar a cultura européia (ou mais recentemente a norte-americana) como modelo de modernidade a ser alcançada.
	
	 
	Ref.: 201708722498
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Para Anthony Giddens, a tradição é uma orientação para o passado de tal forma que o passado tem uma pesada influência ou, mais precisamente, é constituído para ter uma pesada influência sobre o presente.
A respeito da tradição, é incorreto afirmar:
	
	
	
	As tradições são reinventadas ligadas ao dinamismo das sociedades contemporâneas.
	
	A tradição passa então a ser redimensionada em uma nova lógica que se constrói dentro das novas dimensões espaço-temporais, não mais vinculada a um saber inquestionável.
	
	As tradições, que antes dependiam de contextos e locais específicos, assim como de forte ritualização, puderam enfim se liberar desses constrangimentos espaço-temporais e especificidades práticas.
	 
	As tradições em nível local/regional permanece estável e inflexível, diante da globalização.
	
	Na modernidade, a tradição perde o lugar privilegiado que dispunha nas sociedades pré-modernas, como mecanismo de coordenação das práticas sociais. As ações sociais, agora, são permanentemente renovadas e reavaliadas.
	
	 
	Ref.: 201708474404
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na década de 1950 o Brasil ganhou muitos investimentos na esfera industrial, o que provocou movimento migratório e crescimento da população. Dos itens abaixo, qual se tornou um efeito negativo?
	
	
	
	Investimentos de empresas estrangeiras
	 
	aumento das comunidades de baixa renda
	
	Nenhuma das respostas acima. Ampliação da rede educacional pública
	
	Economia estimulada em crescimento
	
	crescimento do turismo
	
	 
	Ref.: 201709031066
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre o conceito de TRADIÇÃO, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	A tradição envolve, de alguma forma, o controle do tempo
	
	A ordem social sedimentada na tradição expressa a valorização da cultura oral, do passado e dos símbolos enquanto fatores que perpetuam a experiência das gerações
	 
	A tradição expressa descontinuidade, a ruptura entre o que se apresenta como o ¿novo¿ e o que persiste como herança do ¿velho¿
	
	A tradição integra e monitora a ação e a organização tempo-espacial da comunidade, ela é parte do passado, presente e futuro, é um elemento intrínseco e inseparável da comunidade
	
	A tradição persiste, remodelada e reinventada a cada geração. Não há um corte profundo, ruptura ou descontinuidade absoluta entre o ontem, hoje e o amanhã.
	
	 
	Ref.: 201711370367
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação à tradição e modernidade, assinalar a única opção incorreta:
	
	
	
	Como a modernidade reincorpora a tradição, pode ser afirmado que, nesse sentido, ela representa a continuidade.
	
	Com a modernidade é rompido o referencial protetor da pequena comunidade e da tradição, surgem organizações impessoais e muito maiores.
	
	A modernidade nas condições da globalização amplia tanto as oportunidades quanto as incertezas e os perigos. Daí a sensação de mal-estar e de desorientação.
	
	A ordem social sedimentada na tradição expressa a valorização da cultura oral, do passado e dos símbolos.
	 
	Como a modernidade reincorpora a tradição, reinventa-a, pode-se afirmar que, nesse sentido, ela representa a descontinuidade.
	
Explicação:
A tradição integra e monitora a ação à organização tempo-espacial da comunidade, ela é parte do passado, presente e futuro. É um elemento intrínseco e inseparável da comunidade. Está vinculada à compreensão do mundo à luz da superstição, religião e dos costumes. A ordem social sedimentada na tradição expressa a valorização da cultura oral, do passado e dos símbolos, enquanto  fatores que perpetuam a experiência das gerações.  Mas a tradição também está ligada ao futuro, visto que este não é visto como distante e separado, mas como uma linha contínua que envolve passado e presente. É a tradição que persiste remodelada e reinventada, a cada geração. Não há, portanto, um corte profundo, uma ruptura ou uma descontinuidade absoluta entre ontem, hoje e amanhã. Ao reincorporar a tradição, reinventando-a, a  modernidade também expressa continuidade, pois grande parte dos valores tradicionais permanecem e se reproduzem no âmbito da comunidade local.  A modernidade só representa descontinuidade, quando rompe com a tradição genuína, ou seja, com a ideia de comunidade.
	
	 
	Ref.: 201708720921
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com relação à Tradição e Modernidade, assinalar a única opção incorreta:
	
	
	
	É uma orientação para o passado, de tal forma ele é construído para ter uma pesada influência sobre o presente.
	
	A tradição é o elo que une as ordens sociais pré-modernas. A tradição envolve, de alguma forma, o controle do tempo.
	
	A modernidade nas condições da globalização amplia tanto as oportunidades quanto as incertezas e os perigos. Daí a sensação de mal-estar e de desorientação.
	 
	A modernidade reforça o referencial protetor da pequena comunidade e da tradição, substituindo-as por organizações menores e pessoais.
	
	A modernidade cultural e a tradição misturam-se de forma peculiar e dinâmica. Essa mescla entre o tradicional e o moderno conduz a "tradicionalização do moderno".
	
	 
	Ref.: 201709211630
	
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em nossa cultura o passado pode ser conhecido na medida em que manifestações populares são revitalizadas, fazendo um percurso em que o passado é somado com as experiências do presente e reinterpretado. Deve-se lutar pela preservação da tradição, isto porque:
	
	
	
	a busca da memória torna-se uma questão essencial diante das transformações advindas da globalização, esta impõe cada vez mais uma cultura heterogênea, provocando um sentimento
de fortalecimento da identidade.
	
	As festas e manifestações culturais sempre fizeram parte da vida do homem, a globalização não possibilita qualquer chance de preservação da tradição nas comunidades.
	
	A busca pela memória se, por um lado, indica uma crise de identidade, por outro tem provocado um enfraquecimento de determinadas formas culturais e manifestações populares, a tradição não é mais discutida na atualidade.
	
	A revitalização das manifestações culturais ajuda a suprir a necessidade de memória, afastando a comunidade de sua própria história.
	 
	A memória se faz importante por sua capacidade de agir sobre o presente, contribuindo para a afirmação de nossa identidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais