Buscar

Prova eletrotecnica p1 20171

Prévia do material em texto

Disciplina: ELETROTÉCNICA
	 
	Professora: Amanda do Carmo Silva
	Prova: AV1
	
Aluno(a): __________________________________________________________
	
Turma:
	Peso da Prova: 0,7
	Nota:
	Orientações:
1 – LEIA ATENTAMENTE o enunciado das questões e RESPONDA as questões com objetividade e clareza.
2 – FAÇA respostas completas, apresente memória de cálculo em todas as questões discursivas, e USE somente caneta azul ou preta.
3 – NÃO É PERMITIDO a utilização de CELULARES durante a avaliação, permitido a utilização de calculadoras convencionais.
Para o Circuito abaixo, calcular as correntes e tensões em em cada componente, as potencias ativas, reativas e aparentes totais. 
Considere: V=120V, f=60Hz.
10 Ω
-j10 Ω
j15 Ω
Para o circuito dado, calcule a indicação dos instrumentos ideais, considerando que C=100µF e que o amperímetro A1 indica 2A.
De acordo com a resolução ANEEL Nº 456, de 29 de novembro de 2000, o fator de potência de referência, indutivo ou capacitivo, terá como limite mínimo permitido o valor de 0,92. Uma forma de otimização do sistema de energia elétrica é diminuir a circulação de energia reativa para se operar com o fator de potência elevado. Com relação às instalações elétricas de unidades consumidoras industriais, é correto afirmar que:
motores elétricos superdimensionados para as máquinas a eles acoplados ou trabalhando a vazio durante um longo período de operação resultam em um baixo fator de potência. 
a instalação de um grande número de reatores suprindo lâmpadas de descarga melhora o fator de potência da instalação devido à correção provida pelos capacitores internos dos reatores.
para o dimensionamento de um banco de capacitores para correção do fator de potência, a potência total, em kVAr, necessária é igual ao produto da potência ativa, em kW, pela diferença dos cossenos dos ângulos da carga sem correção, e com a correção desejada do fator de potência. 
a instalação de bancos de capacitores para a correção do fator de potência aumentará a potência reativa do sistema e, como consequência, haverá o aumento da potência aparente. Portanto, essa ação implicará aumento das quedas de tensão nos alimentadores e das perdas do sistema. 
quando o fator de potência é muito baixo, uma alternativa para otimizar a potência reativa é a instalação de um transformador de alimentação sobre dimensionado, pois um transformador operando a baixa carga trará benefícios em termos energéticos e aumento do fator de potência do sistema.
Uma carga monofásica é alimentada c om 500V, 60hz e absorve uma potência ativa d e 2000W com fator de potência 0,5 indutivo. 
Calcule a potência aparente inicial, a corrente inicial e a potência reativa inicial.
Desejando-se corrigir o fator de potência para 0,85 indutivo com a colocação de capacitores em paralelo, calcule a potência reativa final, a potência reativa no capacitor, a potência aparente final, a corrente final e o valor da capacitância do conjunto.
No esquema a seguir temos um gerador trifásico, cujos enrolamentos estão conectados em estrela e a carga também está ligada em estrela, sendo que as impedâncias são resistivas com valores iguais a Z1=10Ω, Z2=12Ω e Z3=20Ω . Determine os valores das corrente	 (na forma complexa) em cada impedância e também o valor da corrente no neutro.

Continue navegando