Buscar

eca 14

Prévia do material em texto

1.
		Sobre o tema Política de atendimento previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa que constitui uma das LINHAS DE AÇÃO da política de atendimento:
	
	
	
	
	Municipalização do atendimento.
	
	 
	Criação de Conselhos dos direitos da criança e do adolescente.
	
	
	Integração operacional de órgãos para atendimento do adolescente infrator.
	
	 
	Políticas sociais básicas.
	
	
	Criação de fundos vinculados aos conselhos dos direitos da criança e do adolescente.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família, para fins da reavaliação prevista no § 1o do art. 19 do ECA. Pergunta-se: Qual o prazo máximo de remessa do relatório constante na Lei 8069/90(ECA)?
	
	
	
	
	30 ( trinta)dias;
	
	
	45 (quarenta e cinco) dias;
	
	
	09 ( nove) meses;
	
	 
	06 ( seis) meses;
	
	
	60 (sessenta) dias;
	
	
	
		
	
		3.
		Analise as assertivas abaixo: I - Especialização e formação continuada dos profissionais que trabalham nas diferentes áreas da atenção à primeira infância, incluindo os conhecimentos sobre direitos da criança e sobre desenvolvimento infantil II - Formação profissional com abrangência dos diversos direitos da criança e do adolescente que favoreça a intersetorialidade no atendimento da criança e do adolescente e seu desenvolvimento integral III - Realização e divulgação de pesquisas sobre desenvolvimento infantil e sobre prevenção da violência São novas diretrizes incluídas no ECA pela Lei da Primeira Infância:
	
	
	
	
	nenhuma das assertivas
	
	 
	todas as assertivas
	
	
	apenas a I
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas a II
	
	
	
		
	
		4.
		As entidades de atendimento estão reguladas no ECA logo após as normas gerais que norteiam a política de atendimento. As governamentais são aquelas mantidas pelo Governo. Já as não governamentais são mantidas por entidades particulares, subvencionadas ou não com verbas públicas. Essas entidades destinam-se:
	
	
	
	
	apenas à execução das medidas protetivas.
	
	 
	à execução das medidas protetivas e socioeducativas, atendendo a crianças e jovens em situações de risco pessoal e social, e acolhendo adolescentes autores de atos infracionais.
	
	
	à aplicação das medidas protetivas e socioeducativas, exceto o atendimento a crianças e jovens em situações de risco pessoal e social, e acolhendo adolescentes autores de atos infracionais.
	
	
	apenas à execução das medidas socioeducativas.
	
	 
	à execução das medidas protetivas e socioeducativas, exceto o atendimento a crianças e jovens em situações de risco pessoal e social e acolhimento de adolescentes autores de atos infracionais.
	
	
	
		
	
		5.
		Sobre a Política de Atendimento prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	O ECA não prevê serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.
	
	
	As políticas sociais básicas não fazem parte das linhas de ação da política de atendimento.
	
	 
	A integração operacional de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Conselho Tutelar e encarregados da execução das políticas sociais básicas e de assistência social visa agilizar o atendimento de crianças e de adolescentes inseridos em programas de acolhimento familiar ou institucional.
	
	
	A municipalização do atendimento não configura uma das diretrizes da política de atendimento.
	
	
	A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações exclusivamente governamentais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Sobre as entidades de atendimento previstas pelo ECA, assinale a alternativa CORRETA:
I - O dirigente de entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito, podendo ser destituído, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal, caso descumpra as disposições legais.
II- Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo a cada 6 (seis) meses, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família, para fins da reavaliação.
III - As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional poderão, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, fazendo comunicação do fato em até 24 (vinte e quatro) horas ao Juiz da Infância e da Juventude, sob pena de responsabilidade.
	
	
	
	
	São corretas apenas as afirmativas I e III.
	
	
	São corretas apenas as afirmativas II e III.
	
	 
	São corretas as afirmativas I, II e III.
	
	
	São corretas apenas as afirmativas I e II.
	
	
	Nenhuma assertiva é correta
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Dentre as normas legais estabelecidas na lei 8069/90, quando as entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional deverão seguir seus princípios quanto ao prazo máximo para remessa ao juiz de relatório circunstanciado da situação de criança ou adolescente para fins de reavaliação prevista na norma legal referida.
	
	
	
	 
	6 meses;
	
	
	9 meses;
	
	
	12 meses;
	
	
	15 meses.
	
	
	3 meses;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Entende-se por _________________________ o conjunto de leis, instituições, políticas e programas criados pelo poder público que visa promover e atender aos direitos de crianças e adolescentes. Assinale a assertiva que completa adequadamente a lacuna:
	
	
	
	 
	medidas de proteção
	
	
	prevenção
	
	
	entidade de atendimento
	
	 
	política de atendimento
	
	
	legislação menorista

Continue navegando