Buscar

AD2 Mauricio Alves da Silva Tecnologia em Segurança Pública e Social Atividade 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Qual o potencial das redes sociais na Educação?
Nome: Mauricio Alves da Silva
Matricula: 18113150213
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social
Graças a tecnologia, com sua grande evolução, a sociedade contemporânea, tem se beneficiado grandemente e de forma muito produtiva no quesito educação.s redes sociais assíncronas podem ser usadas para ajudar diretamente os aprendentes no seu processo de aprendizagem, argumenta Vaske. 
Por exemplo, ao usar o WhattsApp ou o Facebook, é possível obter uma resposta sobre uma questão específica de aprendizagem o mais rápido possível. Outra utilização possível é ensinar através de filmes curtos sem usar linguagem complicada. Os materiais não devem ser demasiado abrangentes, mas breves e fáceis de compreender. Isso oferece novas oportunidades para tornar a aprendizagem atraente e de acesso mais fácil.
No entanto, a tecnologia por si própria não é importante, mas uma utilização inteligente dela, com base nas necessidades das pessoas.
Redes Sociais e Educação
	Graças a tecnologia, com sua grande evolução, a sociedade contemporânea, tem se beneficiado grandemente e de forma muito produtiva no quesito educação. 
	
	As ferramentas disponíveis proporcionam diversas opções de interação, possibilitando um ganho de conhecimento sem precedentes na história do aprendizado da humanidade. 
	
	Já na década de 90, as Redes Sociais começaram a ser criadas. No entanto, poucas pessoas podiam usufruir de seus recursos.
	
	No ano 2000, as pessoas passaram a ter mais acesso à Internet e, com isso, a utilização das Redes Sociais foram alavancadas. 
As Redes Sociais na Educação de Adultos
Há muitos educadores e/ou formadores que veem as redes sociais, na melhor das hipóteses, como meios de entretenimento ou, na pior, como uma fonte de distração para os aprendentes.
Mas as redes sociais podem ser usadas como uma ferramenta para a comunicação entre pares, não só pelos aprendentes, mas também por professores e formadores. Também podem melhorar a comunicação entre professor/formador e aprendente ou ajudar a tornar as abordagens de ensino mais interativas. 
O seu principal papel é facilitar o acesso à informação, o que a torna uma ferramenta muito útil também para a aprendizagem não formal e informal.
As dez principais redes sociais mais usadas no Brasil
	Facebook
	LinkedIn
	WhatsApp
	Pinterest
	YouTube
	Google+
	Instagram
	Messenger
	Twitter
	Snapchat
As redes sociais (RS) são consideradas como um meio particularmente popular de garantir a atratividade da aprendizagem. A usabilidade e as possibilidades das RS na educação de adultos são vistas a partir da perspetiva das posições de professores e aprendentes. As RS são mundialmente inseparáveis dos aprendentes, sendo as ferramentas mais populares de comunicação e divulgação de informação. 
Conclusão
As redes sociais podem motivar as pessoas a buscar o conteúdo desejado e fazer desses ambientes, repositórios de objet os de aprendizagem, salas de discussões e trocar conhecimentos. 
Contudo, há que se levar as pessoas a refletirem seus esquemas mentais, a entenderem a importância e os ganhos que terão ao participarem de processos interativos como os proporcionados pelas redes sociais. 
Referências bibliográficas
https://pt.slideshare.net/ranieritrecha/redes-sociais-e-educao-27626355
https://www.direitodeaprender.com.pt/artigos/redes-sociais-na-educacao-de-adultos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando