Buscar

AD2 Michel Brand Baptista Tecnologia em Seguraça Pública Atividade2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O potencial das Redes Sociais na Educação
Nome: Michel Brand Baptista
Matrícula: 18113150055
Curso: Tecnologia em Segurança Pública
Polo: Petrópolis
O surgimento das redes sociais proporcionou enormes mudanças na maneira como nos comunicamos, e as escolas também perceberam isso. Por essa razão, muitas instituições começaram a pensar maneiras de aproveitar o potencial das redes sociais para se comunicar com alunos.
Porém, quando falamos do uso dessas novas tecnologias na interação com estudantes, somos obrigados a tocar no assunto “adaptação”, já que o sistema de educação precisa ser reformulado para abrigar e promover mecanismos de lidar com as redes sociais. E, definitivamente, não é possível escondê-las embaixo do tapete ou tentar combatê-las, enfrentá-las em um ringue no qual só os educadores saem perdendo.
	Se esses são os ambientes sociais mais frequentados pelos estudantes, cabe à escola entender e aprender as formas de interação e colaboração disponibilizadas por esses meios. Muitas páginas na internet já oferecem diferentes possibilidades para isso. São os casos dos fóruns de discussão, criação e divulgação de eventos e enquetes, por exemplo. 
Instrumento de aprendizagem
Embora muitas vezes vistas como vilãs do aprendizado, promovendo a distração e a procrastinação, as redes sociais também podem trazer benefícios para o estudante. Cabe ao professor e ao gestor saber explorar essas qualidades. Por exemplo, o professor Andrew Simmons, da Califórnia (EUA), afirma que o Facebook aprimorou a escrita de seus alunos, pois os jovens passaram a se sentir mais confortáveis para se abrir emocionalmente. Por outro lado, o Twitter, com sua limitação de caracteres, força o estudante a prestar atenção na linguagem que utiliza, trabalhando a clareza e a concisão de seu texto e melhorando suas técnicas de comunicação. Ou seja, utilizadas com moderação, as redes sociais podem, sim, trazer benefícios para a educação, inclusive despertando novas capacidades nos estudantes. É a versão moderna e com um final feliz do clássico “se não se pode vencê-los, junte-se a eles”. Com um complemento: junte-se a eles e se aproprie de suas qualidades.
Ferramenta de pesquisa
Assim como a educação a distância mostra alguma similaridade com o ensino domiciliar pelo fato de seus estudantes não frequentarem a instituição física, o homeschooling também se apropria de instrumentos advindos da EAD. Muitos pais e tutores aproveitam plataformas nos modelos das utilizadas no ensino digital para compartilhar lições, por exemplo. As redes sociais, nesse ponto, podem ser muito úteis para ambos os tipos de ensino: o Pinterest tem se mostrado uma ótima forma de compartilhar planos de aula, especialmente quando se lida com nativos digitais, além de ser uma ótima forma de compilar e partilhar objetos de interesse entre alunos e professores. O YouTube, por sua vez, com seus inúmeros tutoriais e documentários disponíveis, é uma excelente ferramenta de pesquisa de conteúdo. Além do mais, professores e alunos podem produzir seus próprios vídeos, criando uma cadeia de feedbacks muito enriquecedora para o aprendizado.
Meio de socialização
Quem estuda em casa, seja o homeschooler, seja o aluno de EAD, pode sentir falta da convivência com seus colegas, da troca de experiências e impressões sobre sua educação. Nesse ponto, as redes sociais têm papel importante: por meio delas, o estudante pode entrar em contato com sua “turma”, um grupo de alunos que compartilham de seus interesses e que estão passando por situações semelhantes em seu processo de aprendizado. Do lado exclusivo do ensino domiciliar, a dica é para pais e tutores: por meio dessas plataformas, é possível se conectar com outros tutores e até mesmo especialistas, a fim de aprimorar suas lições.
	Criação de fóruns de discussão 
	Divulgação de eventos
	Troca de informação entre professores e alunos sobre as matérias
	Compartilhamento de matérias e informações
Referências:
https://desafiosdaeducacao.com.br/potencial-educativo-das-redes-sociais/
https://blog.wpensar.com.br/gestao-escolar/importancia-das-redes-sociais-na-interacao-da-escola-com-os-seus-alunos/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais