Buscar

PORTFÓLIO DA DECIMA SETIMA SEMANA DE NEUROANATOMIA

Prévia do material em texto

�
PORTFÓLIO DA DÉCIMA SÉTIMA SEMANA DE NEUROANATOMIA
FERNANDA FERNANDES SILVA 8007756
EDUCAÇÃO FÍSICA
BELO HORIZONTE
2017
 
PORTFÓLIO DA DÉCIMA SÉTIMA SEMANA DE NEUROANATOMIA
 Atividade de Portfólio da décima sétima semana da Disciplina de Neuroanatomia, apresentado ao professor Edson Donizetti, do curso de Educação Física.
 
BELO HORIZONTE
2017
1) Cite os músculos com sua origem e sua inserção que formam a região anterior do abdômen e qual é ação de cada músculo.
Obliquo interno: Responsável pela rotação e inclinação de tronco, junto com obliquo externo e transverso. Origem: Crista ilíaca, fáscia toracolombar e dois terços laterais do ligamento inguinal. Inserção: Bordas inferiores das últimas 3 costelas e linha alba
Músculo Obliquo externo: Responsável pela rotação e inclinação de tronco, envolvendo o obliquo interno e transverso. Origem: da 5° a 12° costelas (bordas inferiores) Inserção: Crista ilíaca, ligamento inguinal e lâmina anterior da bainha do reto abdominal
Músculo transverso do abdômen: Responsável pela rotação e inclinação de tronco, junto com obliquo externo e transverso. 
Músculos reto abdominais: responsáveis pela flexão de tronco, Origem: Da 5ª a 7ª cartilagens costais, processos xifoides e ligamento costoxifoide. Inserção: Púbis e sínfise púbica.
 2) Cite a origem, a inserção e a ação do músculo diafragma na respiração. 
Origem: Face posterior do processo xifoide, na face interna das 6 últimas cartilagens costais, das quatro últimas costelas e processos transversos e corpos das vértebras T1 a L2. Inserção: Tendão central. Ação: Responsável pela inspiração. Diminuir a pressão interna na caixa torácica possibilitando a entrada de ar nos pulmões. 
3) Cite a origem, a inserção e ação dos músculos intercostais externo e interno na respiração. 
Origem: Borda inferior da costela suprajacente. Inserção: Depressão das Costelas. Ação: Expiração.
4) Cite os músculos acessórios da respiração (no pescoço e no abdômen). 
Os músculos acessórios na respiração são: Peitoral menor, Subclávio esternocleidomastoídeo e músculos escalenos.
5) Cite a origem, a inserção e ação dos músculos do dorso. 
Trapézio: Origem: Processos espinhosos da C4 a C7 e de T1 a T12
Inserção: Terço externo da borda posterior da clavícula, Acrômio e borda interna da espinha da escápula. Ação: Elevação e Adução da escápula.
Levantador da escápula: Origem: Tubérculos posteriores dos processos transversos das quatro primeiras vértebras cervicais. Inserção: Ângulo superior da escápula. Ação: Puxa o pescoço lateralmente quando a escápula está fixada e eleva o ângulo superior da escápula romboide maior: Origem: Nos processos espinhosos de T2 a T5. Inserção: Bordo medial da escápula.
Inervação: No nervo dorsal da escápula Ação: Adução da escápula
Romboide menor: Origem: Processos espinhosos da C7 a T1. Inserção: Borda medial da escápula. Ação: Adução e levantamento da escápula.
Serrátil Anterior: Origem: Através de digitações nas 9 primeiras costelas. Inserção: Angulo superior e inferior da escápula e borda medial da escápula. Inervação: Nervo torácico longo.
Grande dorsal: Origem: Fáscia toracolombar, processos espinhosos de T2 a L5 e face dorsal do sacro e crista ilíaca Inserção: Crista do tubérculo menor do úmero. Ação: Adução, extensão e rotação medial do braço.
6) Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso. 
O sistema nervoso se classifica em sistema nervoso central, que é a porção craniana alojada no crânio e canal vertebral, formado pelo encéfalo, cérebro, cerebelo, medula espinhal e tronco encefálico. O sistema nervoso periférico é a parte que está fora do neuroeixo, e é composta por gânglios espinhais, nervos cranianos, nervos espinhais e terminações nervosas.
Sua divisão funcional se dá entre sistema nervoso visceral, que controla as sensações e processos involuntários do corpo transmitindo essas informações ao cérebro, e sistema nervoso somático é responsável por movimentos e sensações voluntárias.
7) Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso. 
Substancia branca: Substancia da medula formam vias ascendentes e descendentes agrupadas em três colunas, lateral, anterior e posterior. São vias receptivas de sinais sensoriais dos membros superiores e inferiores.
Substancia cinzenta: É formada pelo corpo dos neurônios motores e células de glia, também dividida em três partes; anterior, posterior e lateral. Só se encontra na medula torácica e lombar superior
8) O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?
São as principais células do sistema nervoso. Responsáveis pela transmissão e recepção de estímulos nervosos e sensoriais. As Neuroglias são identificadas como suas células de sustentação e proteção.
 9) Defina nervos e gânglio nervoso.
Nervos: São fios esbranquiçados preenchidos por fibras nervosas associadas por tecido conjuntivo. São responsáveis por levar e trazer impulsos nervosos ao sistema nervoso central e se dividem em dois grupos: nervos cranianos e nervos espinhais.
Gânglio Nervoso: É uma dilatação que ocorre em virtude do acumulo de corpos celulares de neurônios fora do sistema nervosos central.
 10) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo optico, nervo oculomotor, nervo facial (VII par), nervo Vestíbulo coclear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par).
Nervo optico: Nervo sensitivo responsável pela percepção visual.
Nervo oculomotor: Responsável pela movimentação do olho, pelo esfíncter da íris, fechamento da pupila e músculo ciliar.
Nervo facial (VII par): Responsável pela sensibilidade gustativa e vísceras e inervar glândulas e musculatura lisa e esquelética.
Nervo Vestíbulo coclear (VIII par): Nervo sensitivo com duas pares, uma ligada a audição e a outra ligada ao equilíbrio.
Nervo glossofaríngeo (IX par): Responsável pela sensibilidade gustativa e vísceras e inervar glândulas e musculatura lisa e esquelética.
Nervo vago (X par): Enerva todas as vísceras torácicas e a maioria das abdominais.
Nervo acessório (XI par): Responsável por inervar os músculos esqueléticos.
 11) Descreva o que é um nervo espinhal e qual é a sua importância no sistema nervoso. 
É um nervo que contém 31 partes em conexão com a medula e saem da coluna vertebral através de forames intervertebrais, é formado pela ligação de raízes ventral e dorsal, raiz sensitiva e raiz motora. É importante na inervação da pele, parte da cabeça, músculos do dorso, membros e porção anterolateral do tronco.
12) Dê as funções da medula espinhal. 
A medula espinhal tem a função de conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.
13) Cite a ação do cerebelo.
O cerebelo é responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, visão e audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e postura corporal. O cerebelo trabalha em conexão com o córtex cerebral e o tronco encefálico.
14) Cite as partes do tronco encefálico. Qual é a função da oliva bulbar e da pirâmide bulbar? 
Mesencéfalo, ponte, e bulbo que se divide em pirâmide bulbonar e oliva bulbonar. 
A Oliva bulbonar tem a função conduzir impulsos nervosos para a coluna anterior da medula. É a principal via com função motora do sistema nervoso.
Pirâmide bulbar: As fibras deste trato cruzam obliquamente o plano mediano e constituem a decussação das pirâmides, fazendo com que o hemisfério cerebral direito consiga controlar o lado esquerdo do corpo e o hemisfério cerebral esquerdo controlar o lado direito.
15) Qual é a função do sistema motor piramidal e extrapiramidal?
O sistema motor piramidal é responsável pela realização dos movimentos voluntários dos músculos estriados.
O sistema extrapiramidal é responsávelpela parte automática, involuntária dos movimentos como os associados ao caminhar, falar, escrever, nadar, dirigir uma bicicleta ou automóvel.
16) Quais são os nervos do plexo braquial? Cite um exemplo de qual músculo (membro superior) é inervado pelo nervo deste plexo. 
O plexo braquial é formado por ramos anteriores dos quatro nervos espinhais cervicais inferiores (C5,C6,C7,C8) e do primeiro torácico (T1). O plexo braquial tem localização lateral à coluna cervical e situa-se entre os músculos escalenos anterior e médio, posterior e lateralmente ao músculo esternocleidomastoideo.
O plexo passa posteriormente à clavícula e acompanha a artéria axilar sob o músculo peitoral maior.
Os ramos ventrais do quinto e do sexto nervos cervicais (C5-C6) formam o tronco superior; o ramo anterior do sétimo nervo cervical(C7) forma o tronco médio; e os ramos anteriores do oitavo nervo cervical e do primeiro nervo torácico (C8-T1) formam o tronco inferior.
Exemplo: Peitoral menor
17) Quais são os nervos do plexo lombo sacral? Cite um exemplo de qual músculo (membro inferior) é inervado pelo nervo deste plexo. 
Nervo Ílio-hipogástrico, o Nervo Ílio-inguinal, Raiz Superior do Nervo Genitofemoral, Nervo Genitofemoral, Raiz Superior do Nervo Cutâneo Lateral da Coxa, Raiz Superior do Nervo Femoral, Raiz Inferior do Nervo Cutâneo Lateral da Coxa, Raiz Média do Nervo Femoral, Raiz Superior do Nervo Obturatório, Raiz Inferior do Nervo Femoral e Raiz Inferior do Nervo Obturatório. O Músculo adutor longo é inervado por este plexo.
18) Quais são os nervos cranianos que são parassimpáticos? 
Nervo oculomotor, facial, Glossofaríngeo e vago ou nervos cranianos III, Vll, iX,X.
19) Qual é a ação do sistema nervoso simpático e parassimpático no corpo humano (em todas as regiões do corpo humano: coração, respiração músculos). 
A ação do sistema nervoso simpático é ajudar o corpo em situações de perigo, esforço, estresse físico e psíquico. Disparando reações em resposta a essas situações em diversas regiões do corpo, como dilatar pupilas, sudorese, aumento de frequência cardíaca, aumento do diâmetro da traqueia e dos brônquios, acelera a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes celulares, entre outras. 
A ação do sistema nervoso parassimpático é controlar as funções do corpo quando em repouso, ao contrário do sistema simpático. Faz com que o ritmo cardíaco diminua, aumenta a atividade intestinal, relaxa os músculos e digestão de alimentos. Ele modula o funcionamento de glândulas e coordena os sistemas corporais quando em repouso.
20) Descreva um nervo aferente, eferente e de associação. 
Neurônios aferentes: estão situados no epitélio, detectando as modificações do meio ambiente, tanto interno como externo, são sensíveis aos estímulos externos ou internos. Neurônios eferentes: são especializados na condução do impulso nervoso ao órgão efetuador, que pode ser um músculo ou uma glândula. Neurônio de associação: faz sinapse com o axônio do neurônio aferente de um determinado segmento do corpo, passando pela corda ventral do corpo e fazendo sinapse com o neurônio motor do segmento vizinho, permitindo que um estímulo recebido em um segmento provoque resposta em outro.
21) Explique o que é um arco reflexo.
É uma resposta involuntária a um estímulo sensorial, resultando em respostas simples, como afastar a mão de um objeto quente. Ele é involuntário, pois consiste num mecanismo de defesa, e a resposta deve ser rápida, não necessitando passar pelo cérebro (só temos consciência do que ocorreu depois do ato realizado). Os receptores da dor existentes na mão são estimulados e enviam informação sensorial rapidamente através das fibras aferentes para a medula espinhal, onde as fibras aferentes são ativadas para produzirem a resposta muscular apropriada, e a mão é retirada do local. O influxo sensorial é transmitido a partir de receptor por nervos aferentes que penetram na medula espinhal através da raiz dorsal ou sensorial. Tais nervos fazem sinapse na medula através de interneurônios que funcionam como estações de retransmissão com o intuito de distribuir a informação aos vários níveis da medula, daí o impulso atravessa a via da raiz motora através dos neurônios motores anteriores para os órgãos efetores, que são os músculos. Muitas ações são controladas por ações reflexas na medula espinhal e em outras áreas subconscientes do sistema nervoso central.
Referências:
VERRI, E. D. Anatomia do aparelho neuromotor. Batatais: Claretiano, 2015.
VERRI, E. D. Anatomia Humana Geral. Batatais: Claretiano, 2015.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina
http://anatomiafacil.com.br

Continue navegando