Buscar

3° Teste de conhecimento Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Compreender um sistema de saúde implica antes de mais nada buscar entender como a saúde se relaciona com o sistema social em que estamos inseridos, ter a percepção de saúde do indivíduo, remetendo ao afastamento de uma pseudo normalidade. Nesse sentido, analise as assertivas e marque a alternativa incorreta.
		
	 
	O conceito saúde vem se mantendo estático ao longo do tempo. Saúde significa apenas a ausência da doença, podemos não apresentar nenhuma doença aparente e não necessariamente termos saúde.
	
	Ter saúde relaciona-se ao conceito de equilíbrio dinâmico de um sistema em várias dimensões.
	
	O conceito de saúde reflete a conjuntura social, política e cultural com sua representação dependendo da época , do lugar, da classe social Dependerá de valores individuais, de concepções científicas, religiosas filosóficas e sobrenaturais.
	
	Foram incorporados a esse conceito outras dimensões como a física, emocional, mental e espiritual do ser humano.
	
	Pode-se conceituar saúde como qualidade de vida, bem estar e felicidade.
	
Explicação:
O conceito de saúde não é estático, tem mudado com o tempo. Devendo ser entendido para além do completo bem estar físico e social e não apenas ausência de doenças.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Embora o conceito de saúde possua diversos entendimentos, podemos dizer que:
		
	
	O conceito de saúde em um estado como o Brasileiro é definido explicitamente na constituição.
	
	O sistema de saúde tem estrutura permanente ao longo do tempo.
	
	Não existe relação entre o conceito de saúde e o sistema de saúde instalado.
	 
	O conceito de saúde muda ao longo do tempo, local e grupo social.
	
	A relação do conceito de saúde com o sistema de saúde instalado é uma escolha estratégica.
	
Explicação:
Podemos, inicialmente, inferir que saúde não é um bem, no sentido de troca, mas um estado percebido de forma relacional ao grupo que estamos inseridos. Como sociedade, ainda podemos expandir essa noção para a dimensão de um direito do individuo em sociedade, o que possui desdobramentos a serem estudados em varias disciplinas ao longo do curso. saúde significava apenas a ausência da doença, podemos não apresentar nenhuma doença aparente, e não necessariamente termos saúde. Aos poucos, vemos se incorporar a esse conceito, outras dimensões como a física, emocional, mental, social e espiritual do ser humano. Ter saúde relaciona-se ao conceito de equilíbrio dinâmico de um sistema em várias dimensões de análise. Podemos conceituar isto como Qualidade de Vida, Bem Estar e Felicidade por exemplo.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Compreender um sistema de saúde envolve, antes de tudo, entender como a ______________ se relaciona com o sistema social em que estamos inseridos. A percepção de saúde do individuo remete ao afastamento de uma pseudonormalidade.
		
	 
	Saúde.
	
	Organização.
	
	Teoria.
	
	Prática.
	
	Gestão.
	
Explicação:
 É preciso compreender comm a saúde se relaciona com o sistema social em que estamos inseridos. A percepção de saúde do individuo remete ao afastamento de uma pseudonormalidade.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Entre os diversos princípios que é preconiazo ao SUS na legislação, Temos um que afirma que a saúde é um direito de todos os cidadãos. Estamos nos referindo ao princípio da(o):
		
	
	Eqüidade humanitária
	
	Controle social
	
	Hierarquização das necessidades
	
	Co-responsabilidade social dos atos
	 
	Universalidade do acesso
	
Explicação:
universalidade de acesso - É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público. Saúde é direito de cidadania e dever do Governo: municipal, estadual e federal.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Ter saúde relaciona-se ao conceito de equilíbrio __________ de um sistema em várias dimensões de análise.
		
	 
	Dinâmico.
	
	Fixo.
	
	Não variável.
	
	Neutro.
	
	Estático.
	
Explicação:
Ter saúde relaciona-se ao conceito de equilíbrio dinâmico de um sistema em várias dimensões de análise.
Ao se buscar compreender ou transformar a situação de saúde de uma coletividade deve-se considerar  que ela é gerada nas relações com o meio físico, social e cultural.Os seus diversos mecanismos atuam como determinantes das condições de vida das pessoas e a maneira como nascem, vivem e morrem, bem como suas experimentações  em saúde e doença.
 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos Fundamentos de Gestão Hospitalar,abaixo descritos, marque se cada item se Verdadeira (V) ou Falsa (F): I - A organização que trabalha com a filosofia da qualidade e de competitividade, tem que associar mudanças estruturais às mudanças humanas . II - Atividade Fim, está ligada as atividades de apoio: segurança, alimentação, serviços contábeis, serviços jurídicos, manutenção, vendas, distribuição, entre outros.
		
	
	I e II Falsas;
	
	I e II Verdadeiras;
	
	I - Falsa, II - Verdadeira;
	 
	I - Verdadeira, II - Falsa;
	
	I é complemento da II
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No estado Brasileiro, a constituição federal em seu artigo 196 aborda a saúde. Em relação a este artigo podemos afirmar que:
		
	
	O conceito de saúde é definido neste artigo.
	
	O conceito de Saúde apresentado é totalmente distinto daquele preconizado pela OMS.
	 
	Embora o conceito do que seja saúde não seja explicito, é definida a forma de ação sobre ela, envolvendo a promoção, proteção e recuperação
	
	O SUS é definido neste artigo
	
	O Sistema de Saúde brasileiro é definido neste artigo.
	
Explicação:
No Art. 196. da Constituição Federal de 1988 -  A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
 
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A seguir são apresentadas as implicações para as organizações de saúde das definições de sistema de saúde e das escolhas estratégicas envolvidas, EXCETO:
		
	
	Na grande maioria das situações, o gestor não terá poder de, efetivamente, realizar as grandes escolhas estratégicas de um sistema de saúde, mas, sim, efetuar escolhas operacionais em seu planejamento local de sua organização.
	
	Quando estamos inseridos em um modelo, muitas vezes não percebemos quanto estamos atrelados às decisões que motivaram a criação desse modelo.
	 
	Representar a visão tradicional e normativa em vigor, mas a amplitude da ideia de um sistema de saúde é bem maior e pode ser representada por novas ideias de gestão em saúde que abordam outras dimensões.
	
	Modelar a gestão de forma a aproveitar ao máximo as escolhas estratégicas que favorecem nossa gestão e nossa organização é uma forma de buscar a eficiência na utilização dos recursos disponíveis.
	
	Perceber o que é decorrência das escolhas estratégicas efetuadas e que não estão sob o controle da nossa organização é essencial para o gestor se planejar e confrontar ameaças ou oportunidades decorrentes dessas escolhas.
	
Explicação:
Ao representar a visão tradicional e normativa em vigor, novas ideias de gestão em saúde não serão abordadas em outras dimensões, por isso, a afirmativa  "representar  a visão tradicional e normativa em vigor, mas a amplitude da ideia de um sistema de saúde é bem maior e pode ser representada por novas ideias de gestão em saúde que abordam outras dimensões.", é falsa.

Outros materiais