A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Pré projeto de Pesquisa

Pré-visualização | Página 1 de 1

FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Araçatuba 
2017
Saúde Mental dos alunos na Universidade Brasileira
Pré-projeto de pesquisa entregue como instrumento de avaliação da disciplina de Técnicas de Pesquisa Acadêmica sob a responsabilidade do Prof. Me. Airton Cavazanna. 
Araçatuba
2017
TEMA
A competitividade característica na sociedade capitalista exige cada vez mais profissionais capacitados para exercerem suas respectivas funções dentro das empresas. Frente a isso, o número de universidades sofreu um grande salto entre o final do século XX e início do século XXI, refletindo dentro das salas de aula o produtivismo desenfreado da lógica do mercado de trabalho.
Em meio a este cenário, percebe-se, dentro das universidades, uma cobrança muito alta por produtividade, a qual sofrem não somente alunos, como também professores. Aos docentes, são atribuídas muitas funções que vão além das salas de aula, como: pesquisa, orientação de alunos na graduação, atividades de extensão, atividades administrativas, comissões etc. 
Diante dessa perspectiva, toda carga depositada ao docente é repassada ao aluno, o qual terá de lidar com provas, trabalhos, seminários (que se baseiam em quantidades exageradas de leitura de livros e artigos) muitas vezes exigidos em curto prazo de entrega. 
Ademais, é notável que não há muito incentivo das universidades por uma aprendizagem social e coletiva durante a graduação, sendo este um dos fatores para que o ambiente nas faculdades acabe sendo hostil quando a competitividade por notas maiores em sala passa a dominar o espaço acadêmico. É evidente a pressão sofrida pelo estudante nessa fase, que culmina em uma incerteza sobre suas próprias habilidades e potencialidades. 
O Processo de adaptação á vida acadêmica, mudanças de rotina, distanciamento da família, novas exigências de vida com maior responsabilidades e exigências acadêmicas e financeiras levam a uma desestabilização emocional, manifestando principalmente como estados de ansiedade e episódios depressivos, caracterizados por angustia, desestabilidade emocional, irritabilidade, nervosismo entre outros.
PROBLEMA DE PESQUISA
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECIFICOS
METODOLOGIA
A ideia central é toda voltada para a saúde mental dos estudantes de Universidades, os estudos relata vários problemas psicológicos, como depressão, alto nível de estresse, ansiedade, enxaquecas. Tudo isso é resultado de uma alta pressão, de trabalhos, excesso de livros á serem lidos, provas, apresentações, com toda essa pressão muitos alunos desistem de seus cursos, e outros acabam cometendo suicídio por não aguentar e pressão e por se sentir incapazes. (OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz, 2014, PADOVANI, Ricardo da Costa, 2014) 
JUSTIFICATIVA
Para a sociedade, trará aspectos positivos, uma vez em que a universidade formará profissionais mais bem preparados para atuar no mercado de trabalho, profissionais sem históricos que depressão, com mais vontade de atuar no mercado de trabalho e com mais dedicação a suas tarefas para com a sociedade.
Na academia, a importância de se ter alunos mais dispostos, interagindo com todas as esferas dentro do curso, professores menos sobrecarregados, mais dispostos para trabalhar com eficácia e receber um retorno de satisfação dos seus alunos interagindo com o meio.
Enquanto nós alunos, conseguimos lidar deforma mais positiva com o curso, podendo aproveitar de forma plena todas as possibilidades que a graduação nós oferece.