Buscar

Prova Final III 7102005 14 05 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Final – Objetiva Empreendedorismo – 14/05/2018 Prova: 7102005
1-Hashimoto (2006), a partir da evolução da abordagem de Peter Drucker, propõe um complemento aos enfoques e ao desenvolvimento do empreendedorismo. Ele traz a inovação, o risco e a autonomia como contribuições ao empreendedorismo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
() O empreendedor não possui autonomia para definir objetivos, recursos ou escolher estratégias.
() A definição de risco está associada à questão de não conseguir calcular a probabilidade de erro.
() Somente quem desenvolve a inovação pode ser considerado empreendedor.
(X) O empreendedor deve criar novo método, um novo mercado, nas alternativas de materiais e a promoção de mudanças estruturais nas organizações.
2-Microempreendedor Individual (MEI) se caracteriza por uma pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI, é preciso se enquadrar em um faturamento máximo por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Um dos benefícios do MEI é que ele pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Já a modalidade Empresa Individual de Responsabilidade Limitada foi criada em 2011 e surgiu com o propósito de acabar com a figura do sócio “fictício”, prática comum em empresas registradas como sociedade limitada, que antes só poderiam ser constituídas por, no mínimo, duas pessoas, e agora podem ser abertas com um único sócio. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORREETA:
(X) A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada permite constituição de uma empresa com apenas um sócio: o próprio empresário.
() Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é menos vantajosa do que a micro e pequena empresa.
() Empresa Individual de Responsabilidade Limitada permite a constituição de uma empresa de, no mínimo, duas pessoas.
() A empresa Individual e de Responsabilidade Limitada não permite a separação entre o patrimônio empresarial e privado.
3-No Brasil, existe uma série de leis que se referem às micro e pequenas empresas, no sentido de oferecer um tratamento diferenciado em questões relativas às áreas fiscal, administrativa, trabalhista etc. O Simples, por exemplo, é um regime tributário diferenciado para as MPs. Sobre o Simples, qual o requisito utilizado por esse sistema para classificar o porte das empresas?
(X) Atividade desenvolvida e faturamento anual.
() Número de funcionários e faturamento anual.
() Investimento inicial e faturamento mensal.
() Atividade desenvolvida e número de funcionários.
4-Antes de abrir seu próprio negócio, é comum que o empreendedor procure por alguma forma de financiamento para tornar seu sonho realidade. Mesmo que em nosso país haja poucas opções, existem algumas formas e organizações pelas quais ele pode conseguir o valor para iniciar seu negócio. Sobre as opções de financiamento disponíveis ao empreendedor, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Financiamento de familiares e amigos.
II-Investidores anjos.
III-Programas do governo.
IV-Sebrae.
(III) O FINEP e o BNDES são exemplos desse tipo de financiamento.
(I) Na maioria das vezes, é a única fonte de recursos à qual o pequeno empreendedor tem acesso para iniciar seu negócio.
(IV) Presta consultoria às empresas, apresentando as principais linhas de crédito existentes.
(II) Investidor para aplicar e fazer render mais o seu capital.
5-O plano de negócios deve ser bem organizado, de forma que seja atraente ao leitor e também contenha todas as informações relativas a novo negócio. Sobre as seções do plano de negócios, classifique V ou F:
(F) As informações iniciais, como nome, endereço da empresa e identificação dos proprietários, devem constar nos anexos do plano de negócios.
(F) O sumário executivo, principal seção do plano de negócios, deve focar num resumo do plano financeiro.
(V) Os ambientes interno e externo são analisados profundamente na seção Análise Estratégica.
(V) Elementos como nicho de mercado, tendências de mercado e análise de concorrentes são analisados na seção Mercado e Competidores.
6-A marca é muito importante, pois liga o negócio ao cliente, identifica a empresa e a diferencia dos seus concorrentes. Com o passar dos anos e com a consolidação da marca, ela passa a ser o referencial da qualidade daquele produto ou serviço. Por esse motivo, é importante ter o registro para se proteger d outras pessoas que queiram copiar. Quando o empreendedor tem a nova ideia e verifica que essa é viável, é necessário o registro da marca ou patente. Sobre esses conceitos, assinale a alternativa CORRETA:
(X) A marca pode ser conferida para um produto ou para um serviço, contato que tenha poder de distância distingui-los de outros semelhantes ou afins.
() Para o pedido de registro de marca, é necessário ir até um escritório do INPI para preencher um formulário.
() Patente é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços.
() O registro da marca vigora por um período de cinquenta anos, sendo prorrogáveis por períodos iguais e sucessivos.
7-O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que ele se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócio, analise as sentenças a seguir:
I-A estrutura do plano de negócios varia de acordo com o tipo e tamanho da empresa, focando mais ou menos em determinado conteúdo. CORRETA
II-Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa de bens de consumo, mas o plano de negócios não será diferente. ERRADA
III-Todo plano de negócios deve ter um mínimo de informações que permitirá o entendimento do negócio e a análise de sua viabilidade. CORRETA
8-Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, em todos os níveis, e que diferencia uma organização das demais. Heinrich, Peter e Shepherd (2009) apontam diferenças entre a cultura tradicional da cultura empreendedora nas organizações. Sobre as diretrizes da cultura empreendedora, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Os colaboradores são motivados a sugerir, experimentar, criar e desenvolver em qualquer área.
(F) Os colaboradores são desmotivados a desenvolver versões e planos de ação para novos projetos.
(F) Os colaboradores são desmotivados a assumir a responsabilidade e propriedade de projetos.
(V) Os colaboradores são recompensados pelas ações empreendidas.
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
9-No Brasil, o movimento do empreendedorismo teve maior força a partir da década de 90, pois antes se ouvia muito pouco a respeito. O Sebrae se tornou referência no assunto no Brasil, dando apoio às empresas menores e qualificação aos empreendedores. A partir do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
(X) O Sebrae contribui na busca de informações para abertura do negócio e até mesmo consultoria para os problemas pontuais do negócio.
() O Sebrae contribui para as empresas, mas tem pouco foco no desenvolvimento do empreendedor.
() O foco do Sebrae está em contribuir com grandes empresas.
() O Sebrae tem como principal objetivo levar software para o gerenciamento das atividades dos empreendedores.
10-A franquia, segundo Baron e Shane (2007), é um sistema de distribuição em que proprietários juridicamente independentes (os franqueados) pagam taxas e royalties a uma empresa controladora (o franqueador) pelo direito de usar sua marca registrada, vender seus produtos ou serviços e, em muitos casos, usar o modelo e sistema de negócios que ela desenvolveu. A franquia traz a oportunidade de empreender com menor risco. Existemalguns tipos de franquias que são de marca e de negócio formado. Sobre a franquia, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARON, Robert A. E SHANE Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
() A franquia de marca fornece ao franqueado um sistema empresarial completo, um nome com marca registrada, os produtos ou serviços a serem vendidos, e até mesmo os edifícios onde a empresa funcionará.
(X) A franquia de marca dá ao franqueado o direito de vender produtos específicos com o nome da marca registrada do franqueador.
() A franquia de negócios não oferece uma operação praticamente pronta, o franqueador não configura a empresa, não treina o franqueado para administrá-la, assim como não configura e ajuda a operá-la.
() A franquia de negócio dá ao franqueado somente o benefício da associação da marca já conhecida e de confiança dos consumidores.
11- (ENADE, 2015) Muitos empreendedores no Brasil não possuem um conhecimento técnico sobre seu próprio negócio e o ambiente em que atuam. O interessante é que muitos empreendimentos pequenos conseguem destaque devido a uma oportunidade percebida pelo empreendedor fundador. Por mais que existam inúmeros empreendimentos fundados dessa maneira, grande parte desses empreendedores não possuem conhecimento técnico necessário para elaborar novas estratégias no futuro. Certas oportunidades exigem nível maior de visão mercadológica e atitudes técnicas. Nesse contexto, recursos podem ser utilizados como ferramentas de gerenciamento, tal como a matriz de análise SWOT.
FONTE: Disponível em: HTTP://www.administradores.com.br. Acesso em: 26 jul. 2015.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir, sobre a análise SWOT.
I-É uma técnica de análise de ambiente interno e externo comumente empregada no planejamento estratégico para avaliar o posicionamento da organização e sua capacidade competitiva. CORRETA
II-Funciona como um guia na definição de plano de ações para eliminar os riscos e assegurar o sucesso de ações para eliminar os riscos e assegurar o sucesso da empresa. É recomendada para aprofundar o conhecimento sobre o negócio e para análise contextual. ERRADA
III-É uma ferramenta para análise de cenário, utilizada como base para gestão e planejamento estratégico de corporações e empresas. Entretanto, devido à sua simplicidade, pode ser utilizada para outros tipos de análise de cenário, como na criação de um site. CORRETA
IV—Na análise do ambiente interno, deve-se identificar variáveis que não estão sob controle da organização e que podem comprometê-la. As ameaças podem envolver a perda de um profissional chave para o negócio, bem como estar relacionadas a fatores econômicos, políticos, ambientais e legislativos. ERRADA
12- (ENDAE, 2015) O desenvolvimento sustentável é uma das questões mais pertinentes da contemporaneidade, e o empreendedorismo pode ter impacto positivo sobre essa questão. Isso significa que as ações empreendedoras podem, ao mesmo tempo, sustentar e desenvolver, e que o empreendedorismo sustentável combina a geração de valor econômico, social e ambiental.
FONTE: HISRICH, R; PETERS, M; SHEPHERD, D. Empreendedorismo. Porto Alegre; AMGH, 2014.
De acordo com esse texto, o empreendedorismo sustentável tem como objetivo:
() Criar novos produtos, processos e serviços para gerar benefícios econômicos para o negócio.
() Inovar por meio da introdução de novos meios de produção, novos produtos e novas formas de organização.
() Reduzir a poluição atmosférica, melhorar a qualidade do ar ou da água potável e outros aspectos da qualidade de vida.
(X) Buscar oportunidades para criar novos produtos, processos e serviços no futuro, preservando a natureza e beneficiando comunidades locais, para gerar vantagens financeiras e não financeiras.
QUESTÃO:
Assim como o empreendedor dedica tempo ao plano de negócios, ao desenvolvimento de produtos ou a todas as outras áreas do projeto, deve também investir na sua capacidade de comunicar. No dia a dia, cabe ao empreendedor realizar diversas apresentações, para vender o seu projeto para potenciais investidores. Nesse sentido, explique os quatro passos para fazer apresentações e pitches memoráveis.
QUESTÃO:
Além das características empreendedoras, há vários mitos sobre os empreendedores. Dornelas (2008) afirma que existem três mitos mais evidentes. Cite e explique quais são estes três mitos sobre os empreendedores.
FONTE: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Continue navegando