Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL av1

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	
	
	1a Questão (Ref.:201709681679)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O texto a seguir se refere ao período do início da transição do feudalismo para o capitalismo. A expansão navegadora que decorreu do desenvolvimento mercantil ao fim do medievalismo é contemporânea da cisão religiosa definida com a Reforma. Como aquela expansão foi capitaneada pelas nações católicas, "colonização" e catequese religiosa confundiram-se. SODRÉ, N. W. "Síntese de História da Cultura Brasileira". Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. 19. ed., p.15. A articulação entre catequese e colonização na América acima descrita pode ser entendida:
		
	
	como uma preocupação quanto ao risco de influência das religiões dos africanos, trazidos à América para o trabalho escravo, sobre os ameríndios, afastando-os da "verdadeira" religião (cristã).
	
	pela busca da melhoria do trabalho do ameríndio através da influência de uma cultura superior (a europeia), o que garantiria uma possibilidade de ascensão social do indígena a médio ou longo prazo.
	 
	pela fusão de interesses nem sempre pacíficos dos Estados colonizadores e da Igreja Católica visando, entre outros objetivos, à maior exploração do "gentio" e seu afastamento da pregação reformista.
	
	pelo interesse do colonizador europeu em conquistar a confiança do ameríndio, conhecedor dos caminhos que levaram às minas de metais preciosos existentes em toda a região continental americana.
	
	como resultado de um conflito entre Igreja Católica e os governantes dos Estados Modernos europeus, todos em busca de afirmação política e econômica, apresentando assim antagonismos inconciliáveis.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709626625)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação a Educação no Brasil Império, NÃO  podemos afirmar que:
		
	
	Não havia vinculação entre os currículos dos diversos níveis, aliás, nem poderia falar propriamente em currículo, em razão da escolha aleatória de disciplina, sem nenhuma exigência de se completar um curso para iniciar o outro.
	
	Entre o ensino primário e o secundário não há pontes ou articulações: são dois mundos que se orientam cada uma na sua direção.
	
	A emenda à constituição, o Ato Adicional de 1834, prejudicou de vez a educação brasileira. Desse modo, a educação da elite ficou a cargo do poder central e a do povo, confiada às províncias.
	 
	Quando a família real chegou no Brasil, existiam as aulas régias do tempo de Pombal, o que obrigou o rei a retomar com a educação religiosa e a instalar uma educação inspirada nas práticas da Companhia de Jesus.
	
	Os parâmetros do ensino superior determinavam a escolha das disciplinas do ensino secundário, obrigando-o a se tornar propedêutico, destinado a preparar os jovens para o ensino superior.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709276929)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil Colonial, os jesuítas
		
	
	auxiliaram na tarefa da colonização introduzindo o gado bovino e equino nas reduções e a lavoura cafeeira no sudeste. Fizeram, ainda, a exploração do mate no sul do Brasil.
	
	não se envolveram no processo colonizador português, pois o papa Paulo III lhes proibira qualquer envolvimento político. Sua missão era apenas a da evangelização dos povos.
	 
	catequizaram os indígenas e os colonos, construindo colégios e igrejas. Muitas vezes, intervieram em conflitos existentes entre os brancos e os povos indígenas, buscando auxiliar a colonização portuguesa.
	
	foram os responsáveis pela descoberta do ouro no interior do Brasil, pois, buscando a catequização dos indígenas, fundaram as missões em áreas em que os nativos já usavam o rico minério.
	
	foram os responsáveis pela introdução da Contra Reforma no Brasil, instalando os Tribunais de Inquisição no Rio de Janeiro e na Bahia, perseguindo os cristãos novos e os muçulmanos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709638971)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais idéias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
		
	 
	inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	
	libertário, pois pregava o fim do Estado.
	
	conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
	
	autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	
	elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709057877)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O primeiro ministro Marques de Pombal procura através de uma reorganização administrativa e econômica superar o atraso de Portugal frente às potencias européias no século XVIII. Como metas da Reforma Pombalina no Brasil temos:
		
	
	a formação de Universidades na Colônia.
	
	o fortalecimento da aliança do Estado Português e a Companhia de Jesus.
	 
	a criação das aulas régias avulsas em substituição da ação educativa dos jesuítas.
	
	o incentivo a escolas de ofícios na Colônia .
	
	a possibilidade do uso da língua tupi em detrimento do ensino da gramática da língua portuguesa.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709071079)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as reformas trazidas pelo Marques de Pombal para o Brasil, relacionadas a educação, podemos destacar Exceto:
		
	
	A criação das aulas régias avulsas em substituição da ação educativa dos jesuítas.
	 
	A formação de Universidades na Colônia.
	
	A permanência da não existência de escolas técnicas na colônia
	
	A criação de mais um tributo, este relacionado a educação, o subsídio literário.
	
	A expulsão dos jesuítas da colônia
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709744478)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Bonaparte havia tomado o poder em 1799 e tinha como um dos objetivos, na sua escalada militar, tornar o seu país o maior Império que o mundo já tinha conhecido. O país a que se refere o texto é:
		
	 
	França
	
	Inglaterra
	
	Alemanha
	
	Holanda
	
	Portugal
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201709698826)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O período joanino destacou-se:
		
	
	pela estatização do ensino.
	
	pela implantação das aulas régias definidas pelo estado português.
	
	pela valorização de um ensino emancipatório.
	 
	pela criação e expansão do ensino superior no Brasil.
	
	pela expulsão dos jesuítas e início da reforma na educação por Marquês de Pombal.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709739087)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São características da Educação Feminina no período do Império brasileiro, EXCETO:
		
	
	Em famílias mais abastadas recebiam as primeiras noções de ler e escrever (preceptoras).
	
	O objetivo principal da educação era a preparação para o casamento.
	
	As matérias visavam o aprendizado da a leitura da escrita, da contagem além de , bordar e cozinhar.
	
	Recebiam um ¿verniz¿ para o convívio social: ensino de piano e línguas estrangeiras (francês).
	 
	Eram ensinadassomente em conventos ou colégios internos
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201709762022)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Identifique nas opções abaixo aquela que é CONTRÁRIA ao pensamento vigente no início do século XIX, sobre a relação das mulheres com a educação:
		
	 
	Com o estudo as mulheres educariam melhor os filhos
	
	A educação relegaria as funções domésticas e maternais ao segundo plano
	
	A educação provocaria a dissolução da família.
	
	Com a educação haveria o desmantelamento do sistema patriarcal
	
	As mulheres possuíam uma natureza inferior de inteligência

Continue navegando