Buscar

Como funciona a balança analógica de tríplice escala.docx am

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como funciona a balança analógica de tríplice escala
 	A medida de massa em uma balança com funcionamento mecânico é realizada mediante a comparação direta entre dois objetos, um de massa conhecida e outro de massa desconhecida. A balança analógica ou mecânica nada mais é do que uma alavanca, que mostra o ponto de equilíbrio entre os dois corpos.
Na prática realizada no laboratório de metrologia, o modelo utilizado foi a balança de prato único de tríplice escala. Esse modelo possui no travessão um dispositivo e 3 contrapesos, móveis ou fixos, em lugar de um dos pratos. O contrapeso de maior massa possui 100 gramas de escala, o intermediário possui 10 e o menor possui 10, com um valor máximo de medição de 1,610 kg. É possível medir a massa de objetos colocando-os sobre o prato e deslocando os três contrapesos para esquerda ou para direita de modo que se alcance o equilíbrio entre os contrapesos e o objeto a ser medido, cujo equilíbrio é mostrado pelo ponteiro quando este fica alinhado com a linha que demarca o ponto zero ou ponto de equilíbrio.
 	Quando o contrapeso é fixo, a outra extremidade do travessão também apresenta, além do prato, um conjunto de pesos removíveis. Esse sistema é utilizado em quase todas as balanças, sendo que para se obter uma leitura uniforme, o mais rapidamente possível, o movimento do travessão precisa ser amortecido, evitando-se choques com o suporte e oscilações.
 
 Como funciona a balança eletrônica
 Uma das formas de funcionamento das balanças eletrônicas ocorre da seguinte maneira: sob o prato há um equipamento denominado célula de carga, que sofre uma compressão quando um corpo é colocado sobre o prato. A célula de carga, também chamada de dínamo, atua como um transdutor, captando a intensidade de compressão e transformando essa energia mecânica recebida em pulso elétrico. Quanto maior a pressão recebida, maior será o sinal elétrico produzido. O pulso elétrico gerado pela célula de carga é imediatamente enviado ao processador da balança. A variação de intensidade elétrica recebida pelo processador influencia no resultado medido, ou seja, quanto maior a carga recebida, maior será a massa calculada pelo processador.
 Outro princípio usado nas balanças eletrônicas é a aplicação de uma força restauradora eletromagnética ao suporte do prato da balança. Uma corrente elétrica na bobina cria um campo magnético que suporta ou levita um cilindro, o prato, um braço indicador e o objeto sobre o prato. A corrente é ajustada, de modo que o nível do braço indicador fique na posição nula quando o prato está vazio. Quando um objeto é colocado no prato da balança, o deslocamento do suporte é compensado.
 A intensidade da força restauradora é controlada pela corrente que passa pelas bobinas do sistema de compensação eletromagnética, que, por sua vez, é proporcional à massa adicionada. Um microprocessador converte a intensidade de corrente em massa, sendo mostrada no visor.
	Referências 
 	http://cta.if.ufrgs.br/projects/instrumentacao-fisica/wiki/Medidas_de_massa_-_A_balan%C3%A7a_eletr%C3%B4nica
	http://miequipamentos.com.br/main.asp?link=noticia&id=3

Outros materiais