Buscar

2 - Eletronica e Processador

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ELETRÔNICA E O PROCESSADOR
*
CONCEITOS BÁSICO DE ELETRICIDADE
P = U * I, ONDE P = POTENCIA, U = TENSÃO E I = CORRENTE
U = R * I, ONDE U = TENSÃO, R = RESISTÊNCIA E I = CORRENTE
EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO MULTIMETRO (VOLTIMETRO E AMPERIMETRO)
V/U = TENSÃO – NÃO EXISTE VOLTAGEM
*
INTRODUÇÃO
GERALMENTE TODOS OS SISTEMAS ELETRÔNICOS SÃO ALIMENTADOS POR CORRENTE CONTÍNUA. (V= CONSTANTE)
TUDO COMEÇOU QUANDO SISTEMAS BASEADOS EM VALVULAS MECANICAS FORAM SUBSTITUIDOS POR TRANSISTORES
*
INTRODUÇÃO - TRANSISTOR
O TRANSISTOR É UM COMPONENTE ELETRÔNICO QUE COMEÇOU A POPULARIZAR-SE NA DÉCADA DE 1950, TENDO SIDO O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA REVOLUÇÃO DA ELETRÔNICA NA DÉCADA DE 1960. SÃO UTILIZADOS PRINCIPALMENTE COMO AMPLIFICADORES E INTERRUPTORES DE SINAIS ELÉTRICOS. 
*
TRANSISTOR – COMO FUNCIONA
O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE RESISTÊNCIA, NO CASO DE UM CIRCUITO ANALÓGICO, SIGNIFICA QUE A IMPEDÂNCIA(RESISTÊNCIA “A PASSAGEM” DE ENERGIA) CARACTERÍSTICA DO COMPONENTE VARIA PARA CIMA OU PARA BAIXO DA POLARIZAÇÃO PRÉ-ESTABELECIDA. 
*
TRANSISTOR – COMO FUNCIONA
GRAÇAS A IMPEDÂNCIA, A CORRENTE ELÉTRICA QUE PASSA ENTRE COLETOR E EMISSOR DO TRANSISTOR VARIA DENTRO DE DETERMINADOS PARÂMETROS PRÉ-ESTABELECIDOS PELO PROJETISTA DO CIRCUITO ELETRÔNICO. ESTA VARIAÇÃO É FEITA ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DE CORRENTE NUM DOS TERMINAIS CHAMADOS BASE, O QUE, CONSEQÜENTEMENTE, OCASIONA O PROCESSO DE AMPLIFICAÇÃO DE SINAL.
*
TRANSISTORES
*
CIRCUITOS INTEGRADOS
UM CIRCUITO INTEGRADO, TAMBÉM CONHECIDO POR CHIP, É UM DISPOSITIVO MICROELETRÔNICO QUE CONSISTE DE MUITOS TRANSISTORES E OUTROS COMPONENTES INTERLIGADOS CAPAZES DE DESEMPENHAR MUITAS FUNÇÕES. SUAS DIMENSÕES SÃO EXTREMAMENTE REDUZIDAS, OS COMPONENTES SÃO FORMADOS EM PASTILHAS DE MATERIAL SEMICONDUTOR (SILÍCIO). 
*
CIRCUITOS INTEGRADOS
NO CIRCUITO INTEGRADO COMPLETO FICAM PRESENTES OS TRANSÍSTORES, CONDUTORES DE INTERLIGAÇÃO, COMPONENTES DE POLARIZAÇÃO, E AS CAMADAS E REGIÕES ISOLANTES OU CONDUTORAS OBEDECENDO AO SEU PROJETO DE ARQUITETURA. 
*
CIRCUITOS INTEGRADOS
*
BARRAMENTO
É UM CONJUNTO DE LINHAS DE COMUNICAÇÃO QUE PERMITEM A INTERLIGAÇÃO ENTRE DISPOSITIVOS, COMO A CPU, A MEMÓRIA E OUTROS PERIFÉRICOS. ESSES “FIOS” ESTÃO DIVIDIDOS EM TRÊS CONJUNTOS:
VIA DE DADOS: ONDE TRAFEGAM OS DADOS; 
VIA DE ENDEREÇOS: ONDE TRAFEGAM OS ENDEREÇOS; 
VIA DE CONTROLE: SINAIS DE CONTROLE QUE SINCRONIZAM AS DUAS ANTERIORES. 
*
BARRAMENTO
O DESEMPENHO DO BARRAMENTO É MEDIDO PELA SUA LARGURA DE BANDA (QUANTIDADE DE BITS QUE PODEM SER TRANSMITIDOS AO MESMO TEMPO), GERALMENTE POTÊNCIAS DE 2: 8 BITS, 16 BITS, 32 BITS, 64 BITS, ETC. TAMBÉM PELA VELOCIDADE DA TRANSMISSÃO MEDIDA EM bps (BITS POR SEGUNDO) POR EXEMPLO: 
	10 Kbps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps ETC. 
*
BARRAMENTO
*
TIPOS DE BARRAMENTO
AGP 
AMR 
EISA 
FIREWIRE 
IRDA 
ISA 
PCI 
PCI EXPRESS 
PIPELINE 
VESA LOCAL BUS 
USB 
PS/2 
*
PROCESSADOR - HISTÓRIA
AS EMPRESAS MAIS ANTIGAS E AINDA HOJE NO MERCADO QUE FABRICAM CPUS SÃO A INTEL, AMD E CYRIX. TAMBÉM EXISTE UMA NOVA A TRANSMETA. ANTIGAMENTE HAVIA OUTRAS EMPRESAS NESTE RAMO COMO A MOTOROLA E A SUN (HOJE FAZEM PROCESSADORES ESPECÍFICOS)
TUDO COMEÇOU COM O 8086. LANÇADO EM 1978, O PROCESSADOR POSSUÍA INCRÍVEIS VELOCIDADES PARA AQUELA ÉPOCA. IA DE 4.77 MHZ A 8MHZ.HOJE EM DIA ATÉ UMA CALCULADORA É MAIS RÁPIDA DO QUE ISTO.
*
PROCESSADORES -INTEL
8086 (O “COMEÇO” - TRANSISTORES 29000)
286/80286 (DATA DE LANÇAMENTO 1982 - TRANSISTORES 134.000)
386/80386 (DATA DE LANÇAMENTO 1985 - TRANSISTORES 275.000)
486/80486 (COPROCESSADOR MATEMÁTICO INTEGRADO - DATA DE LANÇAMENTO 1989 - TRANSISTORES 1.200.000)
PENTIUM/PRO (DATA DE LANÇAMENTO 1993 - TRANSISTORES 3.100.000)
PENTIUM II (DATA DE LANÇAMENTO 1997 - TRANSISTORES 7.000.000)
CELERON* (DATA DE LANÇAMENTO 1999 – PII COM MENOS CACHE - TRANSISTORES 7.000.000)
PENTIUM III (DATA DE LANÇAMENTO 1999 - TRANSISTORES 8.200.000)
*
PROCESSADORES -INTEL
PENTIUM 4 (DATA DE LANÇAMENTO 2000 - TRANSISTORES 42.000.000) 
PENTIUM D (DATA DE LANCAMENTO 2005 – COMEÇOU A IDÉIA DE MAIS DE UM NÚCLEO)
CORE 2 DUO (2006 – ATÉ O PRESENTE - 2 NUCLEOS - )
CORE 2 QUAD(2008 – ATÉ O PRESENTE – 4 NÚCLEOS)
CORE I7 (2009 – 8* NÚCLEOS - 731 MILHÕES DE TRANSISTORES)
*
PROCESSADORES - AMD
286 A
386
486
586
K5
K6 / K6 II
ATLHON
DURON
SEMPRON
ATLHON 64 / ATLHON 64 X2 / ATLHON 64 X4
TURION
PHENOM
*
PROCESSADOR - INTEL I7
*
PROCESSADOR - INTEL I7
*
PROCESSADOR - INTEL I7
*
PROCESSADOR - INTEL I7
*
PROCESSADOR – INTEL I7
*
PROCESSADOR – INTEL I7
UMA MUDANÇA DRAMÁTICA É A INCLUSÃO DE UM CONTROLADOR DE MEMÓRIA INTEGRADO, ASSIM COMO TEMOS NOS PROCESSADORES AMD. O CONTROLADOR DE MEMÓRIA INTEGRADO REDUZ SUBSTANCIALMENTE O TEMPO DE LATÊNCIA DA MEMÓRIA, RESULTANDO EM UM GANHO DE DESEMPENHO CONSIDERÁVEL.
*
PROCESSADOR – INTEL I7
*
PROCESSADOR – INTEL I7
*
PROCESSADORES – INTEL I7
*
PROCESSADOR –INTEL I7
3.20 GHZ CORE SPEED
8 PROCESSING THREADS WITH INTEL® HT TECHNOLOGY
8 MB OF INTEL® SMART CACHE
3 CHANNELS OF DDR3 1066 MHZ MEMORY
*
BARRAMENTO DE PROCESSADORES
*
CLOCK
TODAS AS ATIVIDADES NECESSITAM DE SINCRONIZAÇÃO. O CLOCK SERVE JUSTAMENTE PARA ISSO, OU SEJA, BASICAMENTE, ATUA COMO DE SINAL DE SINCRONIZAÇÃO. QUANDO OS DISPOSITIVOS DO COMPUTADOR RECEBEM O SINAL DE EXECUTAR SUAS ATIVIDADES, DÁ-SE A ESSE ACONTECIMENTO O NOME DE "PULSO DE CLOCK". 
*
CLOCK
A MEDIÇÃO DO CLOCK É FEITA EM HERTZ (HZ), A UNIDADE PADRÃO DE MEDIDAS DE FREQÜÊNCIA, QUE INDICA O NÚMERO DE OSCILAÇÕES OU CICLOS QUE OCORRE DENTRO DE UMA DETERMINADA MEDIDA DE TEMPO, NO CASO, SEGUNDOS. ASSIM, SE UM PROCESSADOR TRABALHA À 800 HZ, POR EXEMPLO, SIGNIFICA QUE É CAPAZ DE LIDAR COM 800 OPERAÇÕES DE CICLOS DE CLOCK POR SEGUNDO. GIGAHERTZ (GHZ) É A DENOMINAÇÃO USADA QUANDO SE TEM 1000 MHZ (1 MHZ = 1.000.000 Hz), E ASSIM POR DIANTE. 
*
CLOCK
AS FREQÜÊNCIAS COM AS QUAIS OS PROCESSADORES TRABALHAM SÃO CHAMADAS TAMBÉM DE CLOCK INTERNO. NESTE PONTO, VOCÊ CERTAMENTE JÁ DEVE TER ENTENDIDO QUE É DAÍ QUE VEM EXPRESSÕES COMO PENTIUM 4 DE 3,2 GHZ, POR EXEMPLO. MAS, OS PROCESSADORES TAMBÉM CONTAM COM O QUE CHAMAMOS DE CLOCK EXTERNO OU FRONT SIDE BUS (FSB) OU, AINDA, BARRAMENTO FRONTAL.
*
CLOCK
O FSB EXISTE PORQUE, DEVIDO A LIMITAÇÕES FÍSICAS, OS PROCESSADORES NÃO PODEM SE COMUNICAR COM A MEMÓRIA (MAIS PRECISAMENTE, COMO A PONTE NORTE - OU NORTHBRIDGE - DO CHIPSET, QUE CONTÉM O CONTROLADOR DA MEMÓRIA) USANDO A MESMA VELOCIDADE DO CLOCK INTERNO. ASSIM, QUANDO ESSA COMUNICAÇÃO É FEITA, O CLOCK EXTERNO, DE FREQÜÊNCIA MAIS BAIXA, É QUE É USADO. NOTE QUE, PARA OBTER O CLOCK INTERNO, O PROCESSADOR USA UMA MULTIPLICAÇÃO DO CLOCK EXTERNO
*
CLOCK
PARA ENTENDER MELHOR, SUPONHA QUE UM DETERMINADO PROCESSADOR TENHA CLOCK EXTERNO DE 100 MHZ. COMO O SEU FABRICANTE INDICA QUE ESSE CHIP TRABALHA À 1,6 GHZ (OU SEJA, TEM CLOCK INTERNO DE 1,6 GHZ), SEU CLOCK EXTERNO É MULTIPLICADO POR 16: 100 X 16 = 1600 MHZ OU 1,6 GHZ.
kHz (kilohertz, 10^3 Hz), MHz (megahertz, 10^6 Hz), GHz (gigahertz, 10^9 Hz) and THz (terahertz, 10^12 Hz) 
*
CONCLUSÃO
O PROCESSADOR É UM COMPONENTE DE EXTREMA COMPLEXIDADE, O QUE DEIXA CLARO QUE O ASSUNTO PODE SER ESTUDADO COM MUITO MAIS PROFUNDIDADE. NO ENTANTO APRESENTAMOS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS QUE PERMITEM AO ESTUDANTE TER UMA NOÇÃO INICIAL DE COMO ESSES CHIPS TRABALHAM E O QUE SIGNIFICAM PARTE DOS TANTOS NOMES QUE OS ENVOLVEM. SE VOCÊ DESEJA ENTENDER O ASSUNTO DE MODO MAIS AMPLO, É RECOMENDÁVEL INICIAR ESTUDOS NA ÁREA DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES, A NÍVEIS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
*
BIBLIOGRAFIA
http://www.intel.com/products/processor/corei7EE/index.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando