Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	
	
	 1a Questão
	(Mackenzie)Emile Durkheim, considerado o precursor da sociologia jurídica, afirmava que o direito:
		
	
	pressupõe continuidade e estabilidade social.
	
	consiste em relações de poder que dependem da vontade e dos desejos dos indivíduos.
	
	é uma ciência neutra.
	
	é extemporâneo à sociedade.
	
	torna visível a estrutura social existente e varia de acordo com as relações sociais que rege.
	
	
	 2a Questão
	O conceito sociológico do Direito corresponde:
		
	
	Às orientações ideológicas partidárias que compreendem posições de Direita e de Esquerda na composição dos conflitos na esfera legislativa
	
	ao conjunto de norma de conduta universal, abstrata, obrigatórias e mutáveis impostas ao grupo social, destinadas a disciplinar as relações externas dos indivíduos, prevenindo e compondo o conflito.
	
	corresponde à ligação existente entre a norma jurídica e comunidades pobres onde o Direito não é exercido pelo Estado, mas sim por grupos internos.
	
	A sociologia do Direito é um ramo das Ciências Sociais que busca entender a construção da norma jurídica a partir de uma perspectiva psicológica, socializante, em que cada indivíduo é responsável em criar sua própria norma jurídica.
	
	Às pesquisas acadêmicas dos doutrinadores do direito e sociólogos de romperem com o conservadorismo normativo característico das leis e ampliarem o escopo da pesquisa para áreas sociais e trabalhistas
	
	
	 3a Questão
	"O Direito apresenta solução de acordo com a natureza do caso, seja para definir o titular do direito, determinar a restauração da situação anterior ou aplicar penalidades de diferentes tipos" (Paulo Nader). Com base nessa informação, assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma modalidade de composição do conflito.
		
	
	O critério autoritário surge quando, surgindo o conflito, as partes discutem entre si e o resolvem da melhor maneira possível, quase sempre atentando para os próprios deveres e obrigações estatuídos pelas normas do direito.
	
	O critério da composição jurídica ocorre quando a autoridade lança mão do seu foro íntimo, do próprio senso de Justiça, daquilo que a consciência lhe inspira, para desempenhar a tarefa de compor conflitos.
	
	Normalmente a autoridade lança mão do seu foro íntimo, do próprio senso de Justiça, daquilo que a consciência lhe inspira, para desempenhar a tarefa de compor conflitos, trata-se, nesse caso, da composição voluntária.
	
	Composição voluntária ocorre quando, surgindo o conflito, as partes discutem entre si e o resolvem da melhor maneira possível, quase sempre atentando para os próprios deveres e obrigações estatuídos pelas normas do direito.
	
	
	 4a Questão
	Publicado por Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (extraído pelo JusBrasil) O 1º Tribunal do Júri da Capital condenou na madrugada desta quarta-feira, dia 3, três integrantes da milícia Liga da Justiça. RCS, RRL e EDF, são acusados de matar quatro pessoas de uma mesma família na Zona Oeste do Rio, em 2009. Cada um dos milicianos foi condenado a mais de 100 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado. O réu MVS, foi absolvido. Vingança, por não atender as ordens milicianas, teria sido o motivo para as execuções. Segundo o juiz Fabio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro, que presidiu a sessão do Júri, as vítimas foram impiedosamente chacinadas com inúmeros disparos de arma de fogo, inclusive de grosso calibre. Ele também destacou que os acusados demonstraram possuir intensa periculosidade, sendo apontados como participantes da milícia, Liga da Justiça, cujos integrantes praticam inúmeros crimes gravíssimos, na Zona Oeste do Rio. Em relação à atuação das milícias e do juiz Fabio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro, verificam-se os seguintes critérios de composição de conflitos, respectivamente:
		
	
	autoritário e jurídico
	
	autoritário e voluntário
	
	autoritário e arbitral
	
	arbitral e mediação
	
	conciliação e judicial
	
	
	 5a Questão
	O Direito, numa perspectiva sociológica, é considerado fato social quando o fenômeno jurídico é observável na realidade social. Deste modo, o Direito tem caráter de generalidade, ou seja:
		
	
	Igualdade de tratamento às partes
	
	Possibilidade de coação.
	
	Ser contratualista.
	
	Benefício para uma das partes.
	
	Ser de origem teológico na modernidade.
	
	
	 6a Questão
	Do ponto de vista sociológico, não se discute mais a existência de copioso material que pode ser classificado como ?normas jurídicas? e que não provém dos órgãos estatais cuja função seja a edição de leis. O Direito que emana das associações, criando obrigações e deveres intragrupais, é disso um exemplo marcante. Outro é o conjunto de regras das organizações sindicais, paralelas às normas estatais, e que, como outras regras de Direito, não oriundas dos órgãos do Estado, possuem, por vezes, força coativa superior às que o são e prevalecem em casos de conflito. (F.A. de Miranda Rosa ? Sociologia do Direito. Ed. Jorge Zahar) No que diz respeito ao grupo social que deve estabelecer as normas de Direito, o texto reflete o pensamento
		
	
	da Escola Natural
	
	da Escola Pluralista
	
	da Escola Monista
	
	da Escola da Magistratura
	
	
	 7a Questão
	Conforme já estudado, no Brasil, a seleção dos legisladores nas esferas: Federal, Estadual e Municipal, se dá através
		
	
	de indicação do chefe do Poder Executivo;
	
	do voto obrigatório, direto e secreto, para os maiores de dezoito e menores de 70 anos
	
	de concurso público;
	
	Conforme já estudado, no Brasil, a seleção dos legisladores nas esferas: Federal, Estadual e Municipal, se dá através do voto distrital;
	
	
	 8a Questão
	De acordo com a Constituição Federal de 1988 a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal, pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Desse modo, o sistema eleitoral brasileiro está baseado no voto direto e secreto, de modo que o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido de maneira secreta. São considerados votos válidos ou os votos nominais aos candidatos e os votos nas legendas (partidos) nas eleições proporcionais e majoritárias. Sendo assim, os deputados e vereadores:
		
	
	são eleitos a partir da voto majoritário, nominal com lista fechada.
	
	Deputados e vereadores são eleitos por sistemas diferentes. Os deputados são eleitos pelo sistema majoritário e os vereados pelo voto proporcional.
	
	são eleitos por voto proporcional com lista aberta, dependendo da relação entre o número de eleitores e o número de cadeiras.
	
	são eleitos a partir do voto distrital misto e voto distrital misto puro, não pertencendo assim ao sistema majoritário.
	
	são eleitos por voto proporcional com lista fechada, ou seja, pelo voto majoritário
	
	
	 9a Questão
	ENADE 2009
É da cena contemporânea de cultura democrática a projeção do papel do juiz em quase todos os aspectos da vida social. (...) Nesse contexto, em que o direito e o Poder Judiciário já tinham ampliado sua presença na sociedade e na política, é que vai se instalar, ao longo dos anos 1970, a crise do Welfare State, cuja resposta radical se manifestou na emergência do neoliberalismo e suas intervenções no sentido de desregulamentar o mercado e recriar a economia como dimensão autônoma. (...) O boom da litigação, desde então, é um fenômeno mundial, convertendo a agenda do acesso à Justiça em política pública de primeira grandeza. VIANNA, Luiz Werneck; BURGOS, Marcelo Baumann; SALLES, Paula Martins. Dezessete anos de Judicialização da Política. Disponível em . Acesso em 29.set.2009.
Sobre o fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociaisdiscutido no texto, é CORRETO afirmar que
		
	
	a adoção de um modelo de controle abstrato de constitucionalidade das leis impede que o Brasil ratifique as convenções internacionais que tratam do acesso à justiça.
	
	a judicialização da política obsta o desenvolvimento das ações coletivas movidas pelas entidades da sociedade civil, tendo em vista a legitimidade do Ministério Público Federal para interpor ação direta de inconstitucionalidade.
	
	a judicialização da política e das relações sociais demonstra que o Brasil não está inserido no processo vivenciado por outros países democráticos de ampliação do acesso à justiça.
	
	a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais.
	
	a judicialização da política enfraquece o sistema partidário, tendo em vista a ilegitimidade dos partidos para a propositura de ações coletivas e ações diretas de inconstitucionalidade.
	
	
	 10a Questão
	Entre as afirmativas abaixo, é uma das competências do Supremo Tribunal Federal (STF):
		
	
	apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos cometidos por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo inclusive desconstituí-los.
	
	atuar como guardião da Constituição, declarando a inconstitucionalidade das leis sempre que houver violações a seus princípios e agindo politicamente como moderador dos demais poderes.
	
	elaborar relatórios anuais, indicando as providências que forem consideradas como necessárias para a modernização do Poder Judiciário no país.
	
	receber reclamações ou denúncias contra qualquer dos membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo determinar a aplicação de outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa.
	
	zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência.

Continue navegando