Buscar

AS TÉCNICAS MODERNAS NO SISTEMA ATUAL

Prévia do material em texto

AS TÉCNICAS MODERNAS NO SISTEMA ATUAL
Dayze Maria Carlet
No momento em que vivemos, todos os setores da economia comungam de um conflito com o desenvolvimento e o subdesenvolvimento, e o modelo econômico adotado pela sociedade. Num relance, o capitalismo cega a estrutura social em busca de lucro, riqueza e bens. Essa busca incessante por riqueza, por ora acaba por desestruturar a natureza, que não suporta mais ser sugada e explorada como vem sendo.
Assim, a sociedade vive numa constante duplicidade. A riqueza e a pobreza. Num constante desgaste social, onde a pobreza e a exclusão se sobressaem ao desenvolvimento. Pois, muito mais gente vive na miséria e na pobreza, que em condições dignas de vida.
A consciência da necessidade de eliminar do mundo a mancha da fome, da falta de acesso à educação, à saúde, às condições básicas de cidadania, e à garantia dos direitos humanos é, hoje, generalizada. Com certeza, no Brasil, existe disposição para não mais se aceitar a enorme desigualdade que, constantemente vem marcando nossa sociedade. A mobilização de todos os setores é grande e os veículos de comunicação informam, diariamente sobre a persistência e o aumento da pobreza, tanto quanto sobre a necessidade de combatê-la. Entretanto, apesar da presença constante do tema na mídia falada e escrita, estes veículos não têm apresentado análises e avaliações sobre o fracasso de uma política falida e negligente.
Então, a sociedade passa a se sentir na obrigação de combater por si mesma essa situação. A tarefa sai da mão do governo e passa para a mão de cada cidadão, que se utiliza dos mais variados métodos para suprir a necessidade de um povo que vive em condição sub-humana. Abaixo da linha da miséria ou em pobreza absoluta.
Produzir é questão de necessidade. E produzir mais, representa lucro, e esse é o auge do sistema. Produzir mais, com menos mão-de-obra, aumentando assim o lucro da empresa. Mas, se não usar mão-de-obra, como acabar com a fome? Quem alimenta uma população desempregada? 
A robótica excluiu do processo de produção a mão-de-obra, em tese, excluiu o trabalhador, o pai ou mãe de família que necessita do salário para dele retirar o sustento familiar. E dessa forma, a pobreza se duplica facilmente.
Cabe então, à sociedade atual, aprender a viver nas condições que nos é imposta. É impossível parar de produzir, e igualmente impossível parar de usar tecnologias ou técnicas modernas em todos os setores, não pode-se excluir a modernidade e voltar no tempo. A estrutura capitalista montada não permite regressão. É necessário a humanidade aprender a produzir com menos poluição, menos lixo e menos exclusão. Usar das técnicas modernas e melhorar a condição de vida da população, caso contrário, perde a sua função original.
A sociedade necessita urgentemente de uma política de práticas sociais, onde o cidadão tenha clareza das suas obrigações e de seus direitos e. possa se beneficiar desse processo. Produzir mais e sempre, prejudicando menos o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da população. 
Então, a Globalização seria perfeita! Um processo completo. Onde a rapidez das tecnologias aplicadas beneficiará o aumento da produção (principalmente agrícola) e com isso alimentando a população mundial. Num processo de ganhos e ganhos, a sociedade cresceria homogeneamente.

Continue navegando