Buscar

Sistema circulatório LAROSA, Paulo R. Anatomia Humana - Texto e Atlas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LAROSA, Paulo R. Anatomia Humana - Texto e Atlas. Guanabara Koogan, 07/2016
Introdução
O sistema circulatório é um conjunto de tubos fechados por onde o sangue circula impulsionado pelo seu órgão central, o coração. A partir deste, o sangue flui por artérias, capilares e veias. A função do sistema circulatório é transportar, através do sangue, oxigênio, nutrientes e resíduos, para todo o corpo. Para auxiliar a drenagem da linfa, o sistema circulatório conta, ainda, com os vasos linfáticos (capilares, vasos e troncos).
É importante salientar que as células sanguíneas são produzidas pelos órgãos hematopoéticos – medula óssea, timo e baço.
Coração
O coração, centro do sistema circulatório, é um órgão muscular oco que atua como uma bomba contrátil-propulsora. Seu peso médio é de 250 g nas mulheres e 300 g nos homens, podendo variar de acordo com a frequência da prática de atividade física do indivíduo.
É um órgão mediano, localizado na cavidade torácica, entre os pulmões, no espaço denominado mediastino médio, e sobre o músculo diafragma (Figura 12.1). Apresenta uma base superior e posterior, um ápice anterior e inferior, que é deslocado para a esquerda. Conta ainda com as faces esternocostal, diafragmática e pulmonar.
Vasos relacionados com o coração
Vasos sanguíneos de grande calibre estão relacionados diretamente com a base do coração e são responsáveis pela chegada ou saída do sangue (Figuras 12.3 a 12.5). No átrio direito estão as veias cavas superior e inferior, que trazem o sangue de todo o corpo. No ventrículo direito, encontra-se o tronco pulmonar, que leva o sangue para os pulmões. No átrio esquerdo, encontram-se as veias pulmonares, levando o sangue dos pulmões. No ventrículo esquerdo está a artéria aorta, que leva o sangue para todo o corpo.
O tronco pulmonar e a aorta são artérias que têm válvulas semilunares após sua saída do coração, para impedir o refluxo do sangue nas diástoles ventriculares.
Tipos de circulação
Pode-se entender circulação como a passagem do sangue pelo coração e pelos vasos, realizada por dois fluxos que ocorrem ao mesmo tempo e que se diferenciam pela quantidade de oxigênio que carregam.
Pericárdio
O coração tem um revestimento externo (pericárdio) formado por um saco de tecido fibrosseroso que contém três membranas (ver Figuras 12.4 e 12.7):
Pericárdio fibroso: membrana mais externa, servindo de proteção e fixação do órgão
Pericárdio seroso, lâmina parietal: membrana média, bastante aderida ao pericárdio fibroso
Pericárdio seroso, lâmina visceral: membrana mais interna, intimamente relacionada ao coração. Forma o epicárdio, a mais externa das três camadas da parede cardíaca. Entre essas duas últimas camadas existe um espaço conhecido como cavidade do pericárdio, preenchido por uma fina película de líquido que permite ao coração se movimentar e pulsar sem atrito.
Sistema de condução
O sistema formado por fibras especializadas para a transmissão do impulso elétrico resulta na contração cardíaca (sistema de condução) (Figuras 12.8 e 12.9).
O nó sinoatrial localizado na parede do átrio direito inicia o impulso, que é rapidamente conduzido para as fibras musculares cardíacas situadas nos átrios, levando-as a se contraírem. O impulso é conduzido rapidamente do nó sinoatrial para o nó atrioventricular e, então, é distribuído a partir do nó atrioventricular para os fascículos atrioventriculares (feixe de His) direito e esquerdo, que passam de cada lado do septo interventricular. Desse modo, ele chega até os ramos subendocárdicos (fibras de Purkinje), realizando a contração das paredes dos ventrículos.
Vasos sanguíneos
Artérias
As artérias são vasos cilíndricos que conduzem sangue do coração para todo o corpo (Figura 12.10). Apresentam, em sua maioria, um trajeto profundo, ficando, assim, menos expostas.
A partir de seu trajeto no coração, as artérias vão se ramificando e diminuindo seu lúmen interno e seu calibre, até se tornarem artérias muito pequenas, de menos de 0,5 mm de lúmen, denominadas arteríolas. Estas têm paredes musculares espessas devido ao fluxo sanguíneo com muita pressão e velocidade.
As artérias da cabeça, do tronco e dos membros superiores e inferiores estão representadas nas Figuras 12.11 a 12.15.
Veias
As veias são vasos de aspecto variável conforme o volume de sangue que neles circula. Nelas, o sangue é conduzido da periferia para o coração (Figura 12.16).
As veias de menor calibre são as vênulas, com lúmen menor que 0,5 mm e localizadas na periferia. À medida que elas se aproximam do coração, recebem outras veias menores, as afluentes, e vão aumentando seu calibre interno até desembocarem no coração.
As veias e vênulas fazem a drenagem do sangue e têm paredes mais finas do que as artérias, devido à baixa pressão do sangue. Nas veias, existem válvulas que auxiliam o retorno do sangue ao coração, impedindo que voltem à periferia (Figura 12.17).
As veias da face e dos membros superiores e inferiores estão representadas nas Figuras 12.18 a 12.24. As veias do tórax e da pelve podem ser observadas na Figura 12.13.
Capilares
Os capilares são vasos microscópicos de alta permeabilidade, e geralmente são organizados em leitos capilares, redes que unem as arteríolas e as vênulas e onde ocorre a troca de nutrientes entre o sangue e as células (Figura 12.25). Estão localizados praticamente em todo o corpo, e estima-se que a rede de capilares possa chegar a cerca de 600 m2 em um indivíduo.

Continue navegando