Buscar

Aula 04 Legislação Trabalhista e Previdenciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1 - Considerando que a definição de empregado está no artigo 3º da CLT, como sendo: toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário. Questiona-se: O elemento salário é o pagamento do trabalho executado pelo empregado que está ligado com a:
 R = natureza alimentar para subsistência do empregado e seus familiares.
2 - (Analista TRT/1 2008 CESPE) Julgue os itens a seguir quanto ao contrato individual do trabalho, ao .salário e à remuneração
I. O vale para refeição, fornecido por força do contrato de trabalho, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
II. A habitação, a energia elétrica e o veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensáveis para a realização do trabalho, não têm natureza salarial, ainda que, no caso de veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares.
III. Os percentuais fixados em lei relativos ao salário in natura referem-se apenas às hipóteses em que o empregado percebe salário mínimo, apurando-se, nas demais, o real valor da utilidade.
IV. Havendo contratação para cumprimento de jornada reduzida, inferior à previsão constitucional de oito horas diárias ou quarenta e quatro semanais, é lícito o pagamento do piso salarial ou do salário mínimo proporcional ao tempo trabalhado.
V. Devido à sua nocividade à saúde, o cigarro não é considerado salário-utilidade.
A quantidade de itens certos é igual a:
R = 5
3 - A equiparação salarial é devida desde que preenchidos alguns requisitos, tais como:
 R = identidade de função, trabalho de igual valor, mesmo empregador e localidade, diferença de tempo de serviço inferior a dois anos;
4 - Uma empresa com atividade insalubre, através de perícia feita por médico do trabalho, constatou que era devido o pagamento de adicional de insalubridade aos seus empregados, pelo grau máximo. Marque a opção que estabelece o percentual máximo do adicional de insalubridade:
R = 40%
5 - Assinale a alternativa que contempla a sequência correta considerando Verdadeiro ou falso para cada uma das afirmativas a seguir descritas:
I- As gorjetas pagas por terceiros em nenhuma hipótese integram a remuneração.
II- Um adicional pago com habitualidade passa a integrar o salário não podendo mais, por vontade do empregador, ser retirado.
III- Para proteção do trabalhador, um pagamento de Salário sem recibo ou comprovante de depósito bancário, é considerado como não feito.
IV- Cabe equiparação salarial entre empregado com diferença dá tempo na função de 3 anos.
R = F - V - V - F
6 - As normas trabalhistas regulamentam o trabalho noturno e as horas extraordinárias. Segundo tais normas,
 R = a hora do trabalho noturno para o trabalhador urbano será computada como de cinquenta e dois minutos e trinta segundos.
7 - Considerando as premissas: - a todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo, e - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil, responda:
 R = Essas premissas são reconhecidas pela CLT e pela CF/88, porém, na prática, se houver discriminações e preconceitos o trabalhador poderá procurar a Delegacia Regional do Trabalho além do Poder Judiciário;
8 - De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, integram o salário: 1. comissões, percentagens, ajudas de custo e abonos pagos pelo empregador. 2. comissões, percentagens, gratificações ajustadas e abonos pagos pelo empregador. 3. previdência privada, seguros de vida e acidentes pessoais. 4. educação do empregado em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos à matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático. 5. vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço, e o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
 R = É correta apenas a afirmativa 2.

Outros materiais