Buscar

Módulo 01 php

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MÓDULO 1
INTRODUÇÃO
Olá, bem vindo ao curso de PHP com PostgreSQL Básico. Primeiramente obrigado pelo interesse. Peço a gentileza que, ao encontrar algo errado neste material, por favor me dê um retorno para que eu possa melhorá-lo.
Este curso tem o objetivo de passar conhecimentos básicos da linguagem PHP (http://www.php.net), amplamente utilizada em aplicações web, e do sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) PostgreSQL (http://www.postgresql.org). Em PHP, toda a interface com o usuário, na sua forma mais simples, é feita em HTML (http://pt.wikipedia.org/wiki/HTML) estilizada ou formatada com CSS (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cascading_Style_Sheets). Logo também veremos um pouco dessas tecnologias.
PHP é uma linguagem de programação cuja sigla é um acrônimo recursivo que significa “PHP: Hypertext Preprocessor”. Permite desenvolver programas que funcionam via web ou via Internet, as chamadas aplicações web, tais como blogs, gerenciadores de conteúdo, sistemas comerciais, sistemas de ensino a distância, sites, entre outros.
Nosso curso será feito no sistema operacional Windows 7, mas pode ser feito também em outras versões do Windows. O PHP, assim como outros recursos que utilizaremos funcionam não somente no Windows, mas também em outros sistemas operacionais, como GNU/Linux e FreeBSD. Porém, como cada distribuição de Linux ou de BSD tem sua forma de instalação, isso não será abordado aqui.
Como a instalação e configuração do PHP e do PostgreSQL não é tão trivial assim, utilizaremos um pacote que instala quase tudo que necessitaremos de forma bem simplificada, o WAPPStack (http://bitnami.org/stack/wappstack). Para detalhes mais avançados de outras formas de instalação do PHP veja o link http://sg.php.net/manual/pt_BR/ na seção “Instalação e configuração”.
Neste curso utilizaremos o mínimo necessário de recursos, mantendo o foco exclusivamente no PHP puro, para que possamos fazer o máximo com o mínimo.
Qualquer editor de texto puro pode ser utilizado para se fazer os códigos PHP, HTML e CSS, como: o Bloco de Notas do Windows, o Notepad++, entre outros. Não utilize editores como Word e BrOffice, pois eles incluem metadados no documento. Eu prefiro utilizar o Notepad++ (http://notepad-plus-plus.org/download), pois possui uma série de recursos que facilitam a digitação dos códigos e é bastante leve, sugiro que você utilize este editor.
Primeiramente veremos alguns pequenos exemplos para dar os primeiros passos nos principais conceitos e depois construiremos uma aplicação de exemplo.
É importante que você digite os códigos apresentados neste curso para conhecer os principais problemas que ocorrem ao programar.
Dúvidas podem ser enviadas para o meu e-mail, mas prefiro que sejam postadas no fórum, assim outras pessoas podem também solucionar problemas se forem iguais aos seus.
VISÃO GERAL
Para que o PHP funcione é preciso que outros serviços estejam em funcionamento, são eles: um servidor web e um banco de dados. O banco de dados não é obrigatório, mas na maioria das vezes é necessário.
O servidor web que utilizaremos será o Apache (http://httpd.apache.org), também amplamente utilizado, além de ser um software livre. Junto ao servidor web deve ser instalado também um módulo do PHP, que fará todo processo dinâmico do site.
Antes, quando não haviam módulos como o PHP, quando as pessoas acessavam os sites, elas viam somente conteúdos estáticos, ou seja, conteúdos que somente mudavam quando o dono do site alterava as páginas. Não havia nenhuma forma de interação e coleta de dados das pessoas que acessavam os sites.
Assim, se alguém solicitasse no navegador (Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc.) um endereço http://www.empresax.com/produtos.html, o servidor web desse site entregaria para o navegador do usuário o arquivo “produtos.html” do jeito que foi editado pela última vez por quem mantinha o site.
Hoje, porém, quando alguém solicita no navegador uma página http://www.empresax.com/produtos.php, o servidor web, sabendo que se trata de uma aplicação PHP (por causa da parte final “.php”), passa a requisição para o módulo PHP fazer todo o trabalho, que pode ser desde consultar arquivos no servidor até acessar o banco de dados para coletar quais são os produtos atuais da empresa. O resultado do trabalho feito pelo módulo PHP, que pode ser uma listagem de produtos, por exemplo, é então retornado para o servidor web, que por sua vez enviará para o navegador do usuário.
Por padrão, as páginas PHP terminam com “.php”. Sendo assim, sempre coloque esta extensão no arquivo que for uma aplicação PHP. Se isso não for feito, o servidor web pensará que se trata de um arquivo estático e retornará o conteúdo do arquivo para o usuário, permitindo, assim, que o usuário veja todo o código fonte da aplicação, o que não é nada bom.
No próximo módulo veremos como instalar a ferramenta que iremos utilizar no decorrer do curso.

Outros materiais