Buscar

cotas raciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As cotas raciais são a reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por etnia, na maioria das vezes, negros e indígenas.
As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. A primeira vez que essa medida foi tomada data de 1960, nos Estados Unidos, para diminuir a desigualdade socioeconômica entre brancos e negros. No Brasil, as cotas raciais ganharam visibilidade a partir dos anos 2000, quando universidades e órgãos públicos começaram a adotar tal medida em vestibulares e concursos. 
Foi implantado este sistema no Espirito Santo, na Universidade Federal. O debate sobre as reservas de vagas na Ufes teve inicio em 2005,por meio de uma comissão do Conselho de Ensino, e foi apenas com a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, e logo após evoluíram para reserva de vagas para famílias de baixa renda, independente de raça ou cor. A partir do ano 2016 foi que se deu o inicio a esta separação de vagas para pessoas de baixa renda que se declaram pretos, pardos e índios.

Continue navegando