Buscar

Fundamentos das Ciencias Sociais Avaliação Parcial

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	1a Questão (Ref.:201608340909)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Tendo em vista que todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social, a formulação e a solução do problema sociológico pressupõem:
		
	
	uma percepção da população atingida.
	
	um motivo de dificuldade ou infelicidade em determinada sociedade.
	
	uma percepção do governo.
	 
	um esforço metodológico de pesquisa.
	 
	uma situação que afeta um número significativo de indivíduos.
	
	2a Questão (Ref.:201607766212)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A ciência que estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos é a:
		
	 
	Sociologia
	
	Psicologia
	 
	Antropologia
	
	Ciência Política
	
	Filosofia
	
	
	3a Questão (Ref.:201608147749)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o objeto de investigação das Ciências Sociais podemos afirmar que compreende: I. A natureza como realidade exterior ao homem. II. Os fatos sociais como eventos isoláveis e simples. III.O homem nas suas relações com os outros homens e com a natureza. IV.A sociedade com realidade exterior e estática.
		
	
	I está correta.
	
	II, III e IV estão corretas.
	 
	III está correta.
	
	II e III estão corretas.
	
	III e IV estão corretas.
	
	
	4a Questão (Ref.:201608106238)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As afirmações abaixo pretendem caracterizar os fenômenos sociais e humanos como dimensões da realidade sob a qual as ciências sociais se debruçam: I - São facilmente compreendidos pelo pesquisador, que, inclusive, pode abrir mão de instrumentos metodológicos mais rigorosos e das contribuições teóricas mais elaboradas: sua simplicidade torna desnecessária qualquer apelo à sofisticação; II - São facilmente reproduzidos em condições controladas; III - São históricos, influenciados pelo tempo e pelo espaço em que ocorrem; IV - São generalizáveis e de fácil observação, por isso, são considerados fenômenos simples. Identifique a única alternativa correta.
		
	
	Apenas a afirmação II está correta;
	
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas;
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas;
	 
	Apenas as afirmação III está correta.
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas;
	
	
	5a Questão (Ref.:201607766541)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia.
		
	
	A cultura é determinada pelas condições geográficas em que vivem os indivíduos.
	
	A cultura de um povo é determinada pelo meio natural.
	
	A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos.
	 
	A cultura se expressa por meio dos hábitos, crenças e costumes dos indivíduos que formam determinado grupo social.
	
	A cultura diz respeito aos atributos a-históricos que singularizam um povo.
	
	6a Questão (Ref.:201608147713)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"O conhecimento (antropológico) da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento das outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única". (LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 21). De acordo com as contribuições da antropologia para a compreensão da cultura, podemos concluir que:
		
	
	a antropologia é uma ciência etnocêntrica, pois não reconhece a diversidade cultural presente nas sociedades humanas.
	
	a globalização implica na padronização cultural e na superação de antigos conflitos entre as diferentes culturas humanas.
	
	os antropólogos contemporâneos defendem a superioridade cultural de alguns povos como forma de promover a harmonia social.
	 
	ao adotar a postura do relativismo cultural, os antropólogos buscam compreender a lógica de vida dos grupamentos humanos.
	
	a cultura é um conceito periférico deste campo do conhecimento, pois as diferenças humanas são biologicamente determinadas.
	
	7a Questão (Ref.:201608108191)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
		
	 
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	
	
	8a Questão (Ref.:201608186841)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A liberdade segundo Hobbes seria prejudicial à relação entre os indivíduos, pois na falta de "freios", todos podem tudo, contra todos. A paz somente seria possível quando todos renunciassem a liberdade que têm sobre si mesmos. Hobbes discorre sobre as formas de contratos e pactos possíveis em sua obra Leviatã, apontando ser o Estado o resultado do "pacto" feito entre os homens para, simultaneamente, todos abdicarem de sua "liberdade total", do estado de natureza, consentindo a concentração deste poder nas mãos de um governante soberano. Seria necessária a criação artificial da sociedade política, administrada pelo Estado, estabelecendo-se uma ordem moral para a brutalidade social primitiva. Estes seriam alguns dos princípios que justificariam os discursos do poder absolutista ao longo da Idade Moderna. (http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-estado-segundo-thomas-hobbes.htm) Analisando o texto acima podemos afirmar que para Hobbes :
		
	
	a sociedade política é uma criação natural que já existia no estado de natureza.
	
	o poder absolutista é um erro e o governo deve ser democrático com a distribuição do poder entre todos.
	
	quando todos renunciam a liberdade que têm sobre si mesmos inicia-se a guerra de todos contra todos.
	
	o Estado é resultado de um pacto para que todos possam ter sua "liberdade total" garantida.
	 
	a criação do Estado implica na perda da liberdade individual.
	
	9a Questão (Ref.:201608140698)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na segunda metade do século XIX, os países europeus que haviam realizado a Segunda Revolução Industrial, notadamente a Inglaterra, expandiram suas fronteiras para outros continentes em busca de novos fornecedores de matéria-prima e novos mercados consumidores. Essa expansão imperialista se deu principalmente em direção à:
		
	
	África e América do Sul
	
	América do Norte e Ásia
	 
	África e Ásia
	
	América do Sul e África
	
	Ásia e América do Sul
	
	10a Questão (Ref.:201608274736)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII ¿ e que se estenderam no século XIX ¿ só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial,marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004. Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
		
	
	O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
	
	A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
	 
	O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
	
	A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
	 
	A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.

Continue navegando