Buscar

Resumo Semiótica

Prévia do material em texto

Semiótica é a ciência que passa pela lógica o tempo todo, mas tem sua base filosófica. A semiótica procura escavar o sentido das coisas é ela que produz sentido na comunicação, procura ver o mundo como linguagem. Uma leitura de mundo como se este fosse um livro aberto.
Comunicar é o processo pelo qual se difundem informações e todo processo d comunicação implica em um significado. A situação pode definir qual linguagem vai se comunicar.
O grande axioma da semiótica é que “Não se pode não se comunicar”, tudo se comunica mesmo que inconscientemente. Estamos nos comunicando o tempo inteiro, pessoas e objetos se comunicam. Essa comunicação pode ser feita de diferentes formas como a verbal gestual etc, a roupa pode se comunicar, por exemplo. Lemos espaços públicos, pessoas, objetos e somos lidos o tempo todo.
Para se entender a semiótica, precisa saber o ambiente que ela está inserida, pois o sentido está diretamente vinculado com a cultura. O mundo só adquiri sensatez pois ele está inserido em uma rede de significados/cultura/contexto. Ou seja, vemos as coisas, pessoas e objetos a partir de certas categorias e rótulos. 
Há um emissor, uma mensagem e um receptor quando se trata de comunicação, porém quando se fala em fenômenos da natureza e do corpo humano não ha um emissor, pois não há uma mensagem intencional.
A produção de sentido tem uma estrutura fundamental, que é o Signo. Este é o objeto de ligação entre o emissor e o receptor, serve de ponte, elemento de mediação, elemento de representação entre nas e a realidade concreta.
Signo é uma unidade constitutiva da linguagem, elemento básico. Signo representa o real, ele tem uma relação de substituição do objeto, ele pode representar uma coisa concreta ou não concreta.
Quando junta-se um conjunto de signos, se tem um texto.
O signo pode ser qualquer coisa, desde que represente algo. Se não produz sentido, não é signo. Signo produz sentidos diferentes de acordo com a cultura que está inserido.
O signo tem três pólos, Interpretante que é o pensamento, a interpretação do signo; Representamem que é a estrutura do signo, a base, o corpo/material que se usa para fazer o signo. Ex: a tinta que se usa para fazer uma pintura que represente um lugar.; Objeto é o que tenta entender a relação entre o signo e o objeto, como uma fotografia se relaciona com a casa, uma pintura tem uma relação diferente de uma fotografia com o objeto.
Trabalho Comunicação e Semiótica
Resumo
Prof: Sílvio Carvalho
Aluna: Nathali Tamiozzo Lopes Xerfan
Juiz de Fora
16 de abril de 2015

Continue navegando