Buscar

Revestimentos Cerâmicos Fran

Prévia do material em texto

Nome: Francielle Soares
Revestimentos Cerâmicos
A cerâmica é um produto industrializado, que contém argilas, filitos, talcos, feldspatos (grês) e areias (quartzo), sendo caracterizada por elementos cerâmicos, com variedade de cores, podendo ser brilhantes, acetinados, lisos ou decorados, possuindo alta resistência à compressão e abrasão. As cerâmicas são utilizadas em ambientes que devem ser molhados, como cozinhas, banheiros, saunas, etc. Podendo ser aplicadas, nas paredes, pisos ou tetos.
Ao colocar um material cerâmico, deve-se prever junta de dilatação e rejuntá-las para uma maior durabilidade. Existem quatro tipos básicos de junta de dilatação, são elas: Juntas superficiais ou de assentamento (definem a posição das peças, e tem como função, absorver as tensões aplicadas na peça), juntas estruturais (ficam na estrutura do concreto, tendo como função combater as tensões provocadas na estrutura), juntas de expansão ou movimentação (auxiliam na movimentação das paredes ou anteparos verticais, necessitando de um ligamento até a superfície base, ser preenchida com material deformável e vedada com selante flexível), juntas de dessolidarização (faz a separação da área revestida de outras áreas, possibilitando a movimentação de todo o revestimento, durante as dilatações e contrações). O rejuntamento podendo ser de cimento ou rejunte industrializado, é utilizado para o preenchimento das juntas entre as peças cerâmicas.
Revestimento Cerâmico Vertical 
	Os azulejos podem ser assentados em diagonal, a prumo ou amarração. O assentamento se faz de baixo para cima, de fiada em fiada. Procede-se então da seguinte maneira: fixa-se uma régua em nível acima do nível de piso acabado, deixar um espaço entre a régua e o nível de piso, para colocação de rodapés ou fiada de azulejos. Se houverem recortes nos azulejos, cuidar para que fiquem em áreas menos visíveis. As juntas entre os azulejos, deverão ter largura suficiente para que haja uma boa penetração da pasta de rejuntamento. As pastilhas são muito utilizadas em revestimentos de fachadas de prédios, por apresentarem boa impermeabilização. Podem ser aplicadas em pisos ou em paredes. Nas paredes, antes da colocação das pastilhas, deve-se colocar o emboço, já em pisos, o fundo deve ser com acabamento desempenado.
Revestimento Cerâmico na Horizontal 
O piso cerâmico pode ser assentado de duas maneiras, com argamassa de assentamento ou cimento colante. Para a aplicação da argamassa de assentamento, procede-se da seguinte maneira: regulariza-se a base se necessário com argamassa de assentamento, ou pelo modo convencional, que consiste em: Estender a massa em pequenos panos de maneira a colocar em nº de piso que se possa alcançar; polvilhar por igual o cimento sobre a argamassa para enriquecer a sua dosagem na superfície de contato; colocar o piso úmido e não saturado de água, pois esse excesso faz com que a pasta de cimento se torne fraca; para garantir uma melhor distribuição de pasta de cimento espalhar o pó de cimento com a colher; com o auxílio da desempenadeira, dar pequenos golpes sobre o piso até que a pasta de cimento comece a surgir pelas juntas. O cimento cola é aplicado da seguinte maneira: estende-se ele sobre a regularização da base curada no mínimo 7 (sete) dias, com o auxílio da desempenadeira dentada em pequenos panos. O piso de porcelanato tem baixa porosidade e é resistente a abrasão, podendo seu acabamento ser esmaltado ou não. para sua aplicação, utiliza-se argamassa colante aditivada com polímeros, sendo que esta possui o dobro de aderência de uma argamassa comum. A vantagem de utilizar o porcelanato, é que possuem grande durabilidade e possibilidade de utilizar espaços mínimos entre as peças, economizando no rejuntamento.

Continue navegando