Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO TANATOLOGIA 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201403068947)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Na atualidade discutem-se os diferentes procedimentos que poderiam ser prestados ao paciente terminal. É necessário que o enfermeiro tenha conhecimento sobre o significado de eutanásia. Assinale a alternativa correta sobre o conceito correto de eutanásia.
		
	
	utiliza todas as possibilidades para prolongar a vida de um ser humano, ainda que a cura não seja uma possibilidade e o sofrimento se torne demasiadamente penoso.
	
	é o sinônimo de distanásia, com o paciente terminal decidindo quando e onde morrer.
	 
	reconhece o momento natural da morte de um indivíduo, não se procedendo a qualquer tipo de meio para manter ou prolongar a sua vida.
	
	desencadeia a morte assistida, sendo executado pelo próprio doente, de forma expontânea e sob orientação/ajuda de terceiros.
	 
	ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável que produz dores intoleráveis.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402826966)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O emprego ou abstenção de procedimentos que permite apressar o óbito de um paciente sem possibilidades terapêuticas, a fim de livrá-lo dos extremos sofrimentos que o assolam é denominado de:
		
	
	Ortotánasia
	 
	Eutánasia
	
	Mistánasia
	
	distanasia
	
	eutanásia social
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402778807)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente deu entrada na emergência com quadro de AVE-H (acidente vascular encefálico hemorrágico); realizou cirurgia para drenagem do hematoma e foi para UTI (unidade de terapia intensiva). Três dias após a cirurgia, sem sedação, evoluiu para Glasgow 3 e a fisioterapeuta comunica que o paciente não está respirando sozinho (só com ajuda do ventilador mecânico). Neste mesmo dia apresentou uma PCR (parada cardiorrespiratória), foram aplicadas as manobras de ressuscitação que obtiveram êxito. Leia as assertivas seguintes e, com relação ao caso acima, marque a correta:
		
	 
	Pode ser afirmado que a morte 'absoluta' se caracteriza pelo desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo).
	
	A morte 'real' se caracteriza pelo desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo).
	
	A 'morte encefálica' é a cessação irreversível das funções apenas do tronco encefálico causado por lesão extensa, de causas internas ou externas e de natureza grave, com manutenção temporária das funções cardiorrespiratórias.
	
	A morte 'clínica' se caracteriza pela parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, oito horas após a PCR irreversível.
	
	A morte 'aparente' ocorre quando há a parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa e pode ao ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402676668)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Kübler-Ross: I - A barganha é o terceiro estágio pelo qual passa o paciente terminal. II - Neste estágio, o paciente almeja um prolongamento da vida, ou mais alguns dias sem dor ou males físicos. III - Neste estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus.
		
	
	Somente a afirmativa I é falsa
	
	Somente a afirmativa III é correta
	 
	Todas as afirmativas são corretas
	
	Somente a afirmativa III é falsa
	
	Somente a afirmativa II é correta
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402660054)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para os Ocidentais o enfrentamento da morte :
		
	
	vivência pacífica da morte se dá através da correta prática de uma fidedigna Arte de Morrer, a morte terá então perdido o seu estado negativo e redundará em vitória.
	 
	tem como reação à morte revela procedimentos de ocultamento, vergonha, raiva, temor.
	
	não é só lúcida, calma e heróica, mas com o intelecto corretamente dirigido para a superação e sublimação mental da dor e do sofrimento proporcionados pela enfermidade do corpo.
	
	vivência pacífica da morte se dá através da correta prática de meditação.
	
	os levam a não ter preocupações permanentes com o adoecer e o morrer.

Outros materiais