Buscar

Questionário microprocessadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário:
Orientações: responder no caderno, não destacar, apresentar o caderno na próxima aula, dia 5/abril no horário da aula.
Responda:
Qual é diferença entre Memórias voláteis e não voláteis? 
A memória volátil é quando você perde todos os seus dados quando o computador é desligado, um exemplo disso é a memória RAM. E a memória não volátil é quando você desliga o computador e os seus dados não são perdidos com o desligamento da máquina eles ficam armazenados, um exemplo disso é o disco rígido.
Explique qual é diferença entre as memórias: ROM, PROM EPROM, EEPROM e Flash ROM e Memórias RAM. Qual é a mais rápida? Qual é a de maior Capacidade?
A memória somente de leitura ou ROM é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.
EPROM (significando “memória programável apagável somente de leitura”) é um tipo de chip de memória de computador que mantém seus dados quando a energia é desligada. Em outras palavras, é não volátil. Uma EPROM é programada por um dispositivo eletrônico que dá vantagens maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos. Uma vez programado, uma EPROM pode ser apagada apenas por exposição a uma forte luz ultravioleta.
PROM é uma memória programável só de leitura. É uma forma de memória digital onde o estado de cada bit está trancado por um fusível ou antifusível.
A memória pode ser programada só uma vez depois do fabrico pelo "rebentamento" dos fusíveis (usando um PROM blower), o que é um processo irreversível. O rebentamento de um fusível abre uma ligação, enquanto que o rebentamento de um antifusível fecha uma ligação (daí o nome). A programação é feita pela aplicação de pulsos de alta voltagem, que não são encontrados durante a operação normal (tipicamente, de 12 a 21 volts). Read-only, ou só de leitura, significa que, ao contrário do que acontece com a memória convencional, a programação não pode ser alterada (pelo menos pelo utilizador final).
EEPROM é um tipo de memória não volátil usada em computadores e outros dispositivos eletrônicos para armazenar pequenas quantidades de dados que precisam ser salvos quando a energia é removida, por exemplo, dados de configuração do dispositivo. Apesar de no nome se declarar Read-Only, esse foi classificado incorretamente, pois é tanto Read/Ler, quanto Write/Escrever, pelo fato de que códigos de erro no OBD-II poder ser removidos independentemente, dentre outras características. Este se assemelha à denominação incorreta de ROM dos smartphones, conforme a Ciência da Computação.
O FLASHROM é um utilitário para identificar, ler, gravar, verificar e apagar os chips flash. Ele foi projetado para fazer o flash de imagens BIOS / EFI / core boot / firmware / option ROM em placas principais, placas de rede / gráficos / controladoras de armazenamento e vários outros dispositivos programadores.
A Memória RAM, Memória de acesso aleatório, é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HDD ou memória flash, é sempre necessária certa quantidade de RAM.
Defina o funcionamento de:
Barramento de dados
É o barramento Data Bus, responsável por transportar informação da instrução (através do código de operação), variável do processamento (cálculo intermediário de uma fórmula, por exemplo) ou informação de um periférico de E/S (dado digitado em um teclado). O tamanho da via de dados determina respectivamente o máximo número de instruções (e, portanto o potencial de processamento) e a precisão do processamento aritmético (através do cálculo de ponto flutuante) ou o número de símbolos possíveis a ser representado (por exemplo, pontos de uma foto).
Barramento de endereço
Barramento de endereços (address bus em inglês) é um barramento, usado por uma CPU ou por dispositivos capazes de usar DMA para informar os endereços físicos/locações de memória de um computador que o microprocessador ou dispositivo deseja acessar (ler/escrever).
Barramento de controle
O Barramento de Controle (Control Bus) sincroniza as atividades do sistema. Ele conduz o status e a informação de controle de/para o Microprocessador. Para um Barramento de Controle ser formado, ao menos 10 (geralmente são mais) linhas de controle são necessárias.
Continua após a explicação a seguir...
Introdução sobre Microprocessador e Micro controlador
Existem dois tipos de chips: os micros controladores e microprocessadores.
Sabe qual é a diferença entre eles?
Diferença entre microprocessador e micro controlador é que esse último tem-se a existência de RAM, ROM e outros periféricos, enquanto que em um microprocessador só contém a CPU e suas componentes internas (ALU, registradores, controlador de programa, barramentos, etc.)
Microprocessador e micro controlador são processadores essenciais que são projetados para executar funções. As funções de ambos os processadores são iguais. A diferença básica entre os dois é que os microprocessadores são encarregados de executar uma variedade de funções, enquanto os micros controladores são encarregados de executar pequenas tarefas em computadores ou dispositivos embarcados: Arduinos, PICs, Raspberry e suas aplicações como Internet das Coisas, automação residencial e industrial, um CLP, etc.
Vamos a mais detalhes entre Microprocessador e Micro controlador.
Microprocessador
Microprocessadores são normalmente chamados de Unidade Central de Processamento ou CPU. Também é considerado o coração de uma máquina computadorizada. Um microprocessador é necessário para executar uma série de tarefas organizadas pelo software. Aliás, o cérebro do computador é o software, pois é ele que manda em tudo. O microprocessador apenas obedece.
O microprocessador é usado para fazer operações aritméticas e lógicas, tais como controlar o sistema, armazenar os dados, etc. O primeiro microprocessador comercial foi lançado pela Intel em novembro de 1971 e foi nomeado 4004, era um microprocessador de 4 bits, ou seja, manipulava 4 bits simultaneamente. Isso quer dizer que ele poderia contar de 0 à 15, correto?
Os microprocessadores são configurados em microchips, que é trabalhado a partir de transistores de tamanho em miniatura e alguns outros elementos do circuito em uma estrutura de semicondutores IC para servir o seu propósito em um computador. É abreviado por ‘ μP ‘ ou ‘ Up’. Existem cinco tipos principais de processadores:
Complex Instruction Set Microprocessors
Reduced Instruction Set Microprocessors
Superscalar processors
The Application Specific Integrated Circuit
Digital Signal Multiprocessors.
Um exemplo de microprocessador é o processador das placas-mães dos computadores. Nele só existe a ALU.
Microcontrolador
Os microcontroladores têm função específica para executar. Geralmente microprocessador realiza todas as operações lógicas daquele projeto. Uma vez que o Microcontrolador é programado, ele pode trabalhar por conta própria seguindo as instruções armazenadas e podem executar as operações ou as tarefas como e quando necessário. O Arduino é um exemplo de MICROCONTROLADOR.
 Além disso, um Microcontrolador é um conjunto de frações de um sistema, o que é fundamental para completar a placa de circuito, isto é, possui portas de entradas e saídas, barramentos de dados, bluetooth, Wi-Fi, memória RAM e memória ROM, além de ter a ALU.
Microcontroladores se destinam a realizar operações específicas, que ajudam a controlar a sistemas particulares. É abreviado como “Uc” , “Mc” ou “MCU” .
Os diferentes tipos de microcontroladores são:
8-bit microcontroller
16-bit microcontroller
32-bit microcontroller
Embedded micro-controller
Embedded micro-controller.
Continuação do Questionário:
Cite 3 dispositivosque você usa ou já usou cujo elemento principal é o MICROCONTROLADOR;
Já usei PIC, para desenvolver um termômetro digital, Arduino cuja finalidade foi no desenvolvimento de um semáforo com várias vias de acesso, 
Cite outros 3 dispositivos que você usa ou já usou cujo elemento principal é o MICROPROCESSAODR;
Tive contato com 8086, 8088 no aprendizado do curso de eletrônica em 1990 e sem contar com computadores pessoais desde primeira geração Intel até Core 7 que uso atualmente e o AMD Athlon 64 bom para jogos na época.
Qual você acha que é mais rápido em termos de processar dados e entregar resultados?
Microprocessador.
E qual dentre os dois, a tecnologia Internet das Coisas depende mais?
Microcontrolador.
Qual dentre os dois, há uma maior preocupação com as altas temperaturas quando está funcionando?
Microprocessador.

Outros materiais