Buscar

Avaliando 01 Ciência Política

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603292924)	Pontos: 0,1 / 0,1
Para Aristóteles, "o homem é por natureza um animal social". Tal assertiva, ao longo dos anos, pode definir que o ser humano é naturalmente gregário, em alusão a Grécia e a polis grega. O ser humano é, então, um animal político, inclinado a fazer parte da polis, a cidade, a sociedade política. Tais assertivas nos fazem compreender o surgimento da organização política e do Estado e compõe as teorias 	de formação do Estado.
Naturalistas.
Sociais Contratualistas.
 Falta a última alternativa!!!!!!! Greco-romanas.
 Contratualistas puras.
 2a Questão (Ref.:201603162355)	Pontos: 0,1 / 0,1
Sobre a legitimidade, é correto afirmar que:
 não é um conceito importante para a política. não se aplica ao estudo do Estado.
 significa o mesmo que legalidade. excede os limites técnicos da lei.
é fundamental apenas no campo da ciência médica.
 3a Questão (Ref.:201602666114)	Pontos: 0,1 / 0,1
Segundo Victor Nunes Leal ¿Um fenômeno de imediata observação para quem procure conhecer a vida política do interior do Brasil é o malsinado ¿coronelismo¿.(Nunes Leal, V. Coronelismo , enxada e voto, São Paulo, Ed. Alfa- Omega. 1978, p.19). Dentre as alternativas abaixo sobre o coronelismo, assinale a afirmativa INCORRETA:
 O coronelismo se baseia na concentração de terra e teve grande influência na política brasileira principalmente até os anos 30.
 O coronelismo implicava na troca de favores entre o poder público e os senhores de terra locais. O coronelismo se utilizou como estratégia política do ¿voto de cabresto¿.
O coronelismo diz respeito ao prestígio dos coronéis na vida militar. Os coronéis exerciam funções policiais sem caráter oficial.
 4a Questão (Ref.:201603379061)	Pontos: 0,1 / 0,1
Assinale a alternativa correta:
O discurso político como ato de comunicação concerne mais diretamente aos atores que participam da cena de comunicação política, cujo desafio é somente de influenciar as opiniões.
Discurso Político é o resultado de uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em função de certos princípios que devem servir de referência para a construção das opiniões e dos posicionamentos
 Acerca da IDENTIDADE DO SUJEITO POLÍTICO: A QUESTÃO DA LEGITIMIDADE, podemos afirmar que: O Poder legítimo é consentido pela sociedade, ao passo que o Poder legal, emana também pelo poder da sociedade.
 O discurso político que tem legitimidade é aquele que é totalmente arbitrário, mas consentido pela sociedade (Estado Democrático de Direito)
 A questão do poder e da legitimidade política tem sido longamente discutida, começando por Sócrates, até chegar, mais recentemente, a Weber, Arendt, e Habermas
 5a Questão (Ref.:201602626068)	Pontos: 0,1 / 0,1
O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por:
 equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal. tentar conciliar os princípios do absolutismo com as idéias iluministas. atribuir ao povo a participação no poder político.
 impor o poder parlamentar sobre o poder monárquico.
 difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princípios liberais.

Continue navegando