Buscar

PENAL IV resumo AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Crimes cometidos por funcionários públicos:
Quem é funcionário publico para fins penais? R: Aquele que exerce função publica mesmo que seja temporária. (art.327 CP)
Nos crimes cometidos por funcionários públicos (crimes próprios), o particular pode cometer peculato (crime próprio de funcionário público)? R: Sim, quando o particular souber que o outro agente é funcionário publico.
O que é peculato? R: É a apropriação, desvio ou furto (subtrair) executado por funcionário público para seu beneficio próprio ou alheio. (reclusão 2 a 12 anos e multa)
(Peculato culposo) Se o funcionário público esquecer a porta do cofre aberta e o cofre for furtado? R: O funcionário será considerado imprudente e se ele devolver o dinheiro antes do julgamento os valores furtados, não acarretara em pena. Mas se ressarcir o valor após o julgamento reduzira a pena pela metade. (detenção 3 meses a 1 ano)
O que é peculato mediante erro de outrem? R: É a apropriação de dinheiro ou qualquer utilidade recebida mediante ao erro de outrem quando e exercício do cargo. (reclusão 1 a 4 anos e multa)
Quem pode cometer o peculato de uso? R: Só quem pode cometer é o prefeito.
O que é concussão? R: É exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, ou antes, de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. (reclusão 2 a 8 anos e multa)
Quais são os elementos objetivos da corrupção ativa e a corrupção passiva? R: Na corrupção Ativa é oferecer ou prometer e já na corrupção Passiva é solicitar ou receber. (reclusão 2 a 12 anos e multa) OBS.: Na corrupção passiva a pena é aumentada em um terço se o funcionário retarda, deixa de praticar ou pratica infringindo seu dever funcional.
O que é corrupção passiva privilegiada? R: É ceder a pedido ou influencia de um superior hierárquico. (detenção 3 meses a 1 ano ou multa)
O que é prevaricação? R: É retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de oficio ou praticar contra lei somente para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. (detenção 3 meses a 1 ano e multa)
O que é condescendência criminosa? R: Deixar de responsabilizar o funcionário subordinado que cometeu infração no exercício do cargo, ou não levar ao conhecimento da autoridade competente a infração. (detenção 15 dias a 1 mês ou multa)
O que é Excesso de exação? R: Exigir tributo ou contribuição social indevida ou quando emprega meio vexatório ou gravoso na cobrança devida para os cofres públicos. (reclusão 3 a 8 anos e multa)
CRIMES PRATICADOS POR PARTICULARES
O que é Resistência (desobediência ativa)? R: É opor-se a ordem legal de funcionário publico revidando com violência ou ameaça. (2 meses a 2 anos)
O que é desobediência? R: É opor-se a ordem legal de funcionário publico sem violência ou ameaça. (detenção 15 dias a 6 meses e multa)
O que é desacato? R: injuriar ou ofender funcionário publico no exercício da função ou em razão dela. (detenção 6 meses a 2 anos ou multa)
Qual a diferença entre contrabando e descaminho? R: É a legalidade, pois no contrabando o produto é ilícito (reclusão 2 a 5 anos. Aplica-se o dobro se usar transporte aéreo, marítimo ou fluvial), já no descaminho o produto é lícito (reclusão 1 a 4 anos. Aplica-se o principio da insignificância nos valores até R$20.000. Aplica-se o dobro se usar transporte aéreo, marítimo ou fluvial).
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA
O que é DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA? R: Imputar a alguém um crime que se sabe que é crime falso, ocorrendo instauração investigação policial e processo judicial. (reclusão 2 a 8 anos e multa)
Qual a diferença entre denunciação caluniosa (reclusão 2 a 8 anos e multa) e comunicação falsa de crime ou de contravenção (detenção 1 a 6 meses ou multa)? R: A diferença é que na Denunciação eu indico um agente especifico (dou nomes aos bois), já na Comunicação eu faço a denuncia, mas não indico um agente especifico (não dou nome aos bois).
O que é FALSO TESTEMUNHO ou FALSA PERICIA (reclusão 2 a 4 anos e multa)? R: Fazer a afirmação falsa, negar ou calar a verdade. 
O que é COAÇÃO NO CURSO DO PROCESSO (reclusão 1 a 4 anos e multa)? R: Usar de grave ameaça contra quaisquer dos envolvidos no processo.
O que é EXERCICIO ARBITRARIO DAS PRÓPRIAS RAZÕES (detenção 15 dias a 1 mês ou multa)? R: Fazer justiça pelas próprias mãos para satisfazer pretensão, salvo quando a lei o permite.
O que é FRAUDE PROCESSUAL (detenção 3 meses a 2 anos e multa)? R: Induzir ao erro o juiz ou perito, dando a eles falsas informações sobre os elementos do fato ocorrido. 
O que é FAVORECIMENTO PESSOAL (detenção 1 a 6 meses e multa)? R: Quando o agente favorece ou auxilia o autor do crime a fugir. OBS.: Se o auxilio é prestado por ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, haverá a isenção de pena.
O que é FAVORECIMENTO REAL (detenção 1 a 6 meses e multa)? R: Quando o agente favorece ou auxilia o autor do crime a esconder o produto (coisa).
O que é PATROCÍNIO INFIEL (detenção 6 meses a 3 anos e multa)? R: É trair confiança prejudicando interesse que lhe é confiado em juízo na qualidade de advogado ou procurador.
CRIMES HEDIONDOS
Quais são os CRIMES HEDIONDOS? R: Todos os homicídios qualificados, homicídios simples quando houver uma associação criminosa (grupo de extermínio), lesão corporal dolosa de natureza gravíssima, lesão corporal seguida de morte, latrocínio (morte seguida de roubo), extorsão qualificada pela morte, extorsão mediante sequestro na forma qualificada, estupros, falsificação corrupção adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, genocídio, favorecimento a prostituição infantil, posse e porte de arma de uso restrito. 
Quais são os Crimes equiparados (não há indulto, graça, anistia e fiança) aos hediondos, mas não são hediondos? R: Terrorismo, tráfico e tortura. (A pena será inicialmente cumprida em regime fechado. Haverá progressão de regime após o cumprimento de 2/5 se for réu primário e de 3/5 se for réu reincidente. Cabe ao juiz se o réu poderá apelar em liberdade em caso de sentença condenatória.)
LEI DE DROGAS
Qual a diferença entre usuário e traficante? R: É complexo fazer a distinção do usuário e o traficante, neste caso ficou a cargo da autoridade julgar se o agente é usuário ou traficante, ou seja, o juiz determinará se a droga destinava-se a consumo pessoal, a natureza, a quantidade, o local e as condições em que se desenvolveu a ação, as circunstancias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente.
TRÁFICO PRIVILEGIADO: As penas poderão ser reduzidas de 1/6 a 2/3. Vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja réu primário com bons antecedentes e não se dedique as atividades criminosas e nem integre organização criminosa.
Qual a diferença entre ASSOCIAÇÃO PARA TRAFICO, ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA e ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA? R: Diferencia-se pelo tipo penal. Quando há uma reunião de agentes para cometerem apenas um crime, todos se tornam coautor, neste caso não há associação. Quando há associação para cometer vários crimes ai sim é considerado associação.
 COLABORAÇÃO AO TRAFICO: É quem colabora como informante, com grupo ou associação ao trafico. (reclusão 2 a 6 anos e pagamente de 300 a 700 dias de multa)
CASOS DE AUMENTO DE PENA NA PRISÃO POR TRAFICO: São aumentadas de 1/6 a 2/3 se a natureza, procedência e circunstancias evidenciarem a transnacionalidade do delito (ex. entrar no país com drogas, envolver crianças, traficar entre estados dentro Brasil).
SE NO MOMENTO DA PRISÃO O AGENTE ESTAVA SOBRE EFEITO DE DROGAS: Será isento de pena.
PARA A CONDENAÇÃO POR TRAFICO: Devem-se haver dois laudos periciais, ou seja, o laudo pericial de constatação que vai fundamentar o flagrante e o laudo pericial definitivo que vai fundamentar a condenação. OBS.: Se faltar um laudo o processo pode ser anulado. 
ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
Em qualquer fase do processo serão permitidos os seguintes meios de provas: Colaboração premiada, quebra de sigilo das informações, interceptação telefônica, infiltração de policiais.Na COLABORAÇÃO PREMIADA: O juiz não participa das negociações, quem participa é o delegado de policia, o investigado e o defensor, com a manifestação do ministério publico, ou, conforme o caso, entre ministério publico e o investigado ou acusado e seu defensor.
A AÇÃO CONTROLADA: Consiste em retardar a intervenção policial ou administrativa relativa a ação praticada por organização criminosa ou a ela vinculada, desde que mantida sob observação e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz a formação de provas e obtenção de informações.
Na INFILTRAÇÃO DE AGENTES: Não é punível no âmbito da infiltração, a pratica de crime pelo agente infiltrado no curso da investigação, quando inexigível conduta adversa.
ESTATUTO DO DESARMAMENTO
É irregular POSSUIR OU MANTER sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa. (POSSUIR: detenção 1 a 3 anos e multa. PORTAR: reclusão 2 a 4 anos e multa / Inafiançável, salvo se a arma estiver em nome do agente.)
O DISPARO DE ARMA DE FOGO é um crime (perigo abstrato) subsidiário desde que não configure outro crime que coloque alguém em risco, ou seja, só o simples fato de acionar o gatilho configura este crime (reclusão 2 a 4 anos e multa / Inafiançável). OBS.: Diferenciam do crime previsto no art. 132 do CP (perigo concreto), pois aqui o disparo tem que causar uma ameaça (potencial dano) as pessoas. 
Posse ou porte ilegal de arma de fogo de USO RESTRITO: (reclusão 3 a 6 anos e multa) Nas mesmas penas incorre quem; adulterar identificação da arma, modificar características, comercializar.

Continue navegando