Buscar

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO REFRIGERADOR (2)

Prévia do material em texto

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO REFRIGERADOR
Princípio de funcionamento do refrigerador
Introdução;
O que são refrigeradores;
Segunda Lei da termodinâmica;
O funcionamento dos refrigeradores.
Introdução
Atualmente, a principal funcionalidade do refrigerador é a conservação de alimentos. Porém, a primeira máquina refrigeradora foi construída em 1856, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, que tinha sido contratado por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto.
Os gases mais utilizados como fluido refrigerante são dióxido de enxofre, amônia, clorofluorcarboneto (CFC), diclorofluormetano, propano em virtude de seu potencial criogênico.
O que são refrigeradores
São dispositivos que utilizam fornecimento externo de energia, que acontece através de um compressor que executa trabalho mecânico para retirar calor de materiais do seu interior, rejeitando-o para o ambiente. Alguns exemplos são a geladeira, ar-condicionado e freezer.
Segunda Lei da termodinâmica
A segunda lei da termodinâmica  fala sobre as transferências energéticas entre corpos, onde a transição de calor é sempre do mais quente para o mais frio. Porém, nos refrigeradores, a troca de calor é do sistema mais frio para o mais quente. E, para que isso aconteça, é necessário um fornecimento externo de energia que acontece através de um compressor, que realiza trabalho mecânico, e assim permite o sentido inverso da troca de calor. 
Segunda Lei da termodinâmica
Figura 1- funcionamento do refrigerador
Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~leila/refrigif.gif acesso mar, 2016.
O funcionamento dos refrigeradores
A - Interior do refrigerador
B - Compressor
C - Válvula de expansão
 
 Figura 2 – sistema de refrigeração
 Disponível em: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/05/sistema-de-refrigeracao.jpg acesso mar, 2016.
O funcionamento dos refrigeradores
o compressor comprime o gás, que esquenta e vaporiza.
as serpentinas na parte traseira do refrigerador permitem a dissipação do calor. Transferido o calor para o gás, que quando de sua passagem pelo interior do refrigerador o gás é novamente condensado, sob alta pressão.
o gás flui através da válvula de expansão onde de um lado é cavidade de alta pressão e de outro é a cavidade de baixa pressão, ou seja, a parte de cima é baixa pressão e a debaixo é a alta pressão por que o compressor está sugando o gás e comprimindo, como mostra a seta.
o gás entra em ebulição novamente após o processo 3 e evapora retirando o calor e transferindo-o para o ambiente. Onde novamente o gás é sugado pelo compressor para que o ciclo prossiga.
Referências bibliográficas
http://alunosonline.uol.com.br/fisica/fisica-funcionamento-dos-refrigeradores.html
http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/refri.htm
http://www.infoescola.com/fisica/refrigeracao/

Continue navegando