Buscar

ALTA FREQUENCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALTA FREQUENCIA
A utilização do aparelho gerador de alta freqüência tem sido realizada há anos com finalidades anti-sépticas, bactericidas, fungicidas e germicidas pelos profissionais que trabalham com tratamentos faciais de limpeza e ou tratamento de pele.
Um gerador de alta freqüência apresenta normalmente um porta-eletrodo e diversos eletrodosde vidro que podem conter em seu interior um vácuo parcial (ar rarefeito) ou um gás (Néon,Chenon, Argon). A passagem da corrente provoca uma ionização das moléculas de gás, as quais,sobre o forte impacto energético, tornam-se fluorescentes. Uma de suas principais ações é aformação de ozônio sobre a superfície a qual é aplicadolk.
A passagem das ondas eletromagnéticas pelo ar ou outros gases rarefeitos provoca a formação de ozônio. Este gás é bastante instável e rapidamente produz reações com diferentes elementos provocando oxidação. O equipamento de Alta Freqüência consiste em um gerador de corrente elétrica e eletrodos de vidro. Dentro destes geralmente há vácuo parcial ou um gás. A passagem da corrente provoca ionização das moléculas de gás, as quais, sob forte impacto energético, tornam-se fluorescentes. (SORIANO, PÉREZ e BAQUÉS, 2000; WINTER, 2001).
Efeitos fisiológicos
Efeito térmico: a alta freqüência produz calor ao atravessar o organismo com conseqüente vasodilatação periférica local causando melhora do trofismo, da oxigenação e do metabolismo celular;
Hiperemia: este efeito ocorre como conseqüência da vasodilatação causada pelo efeito térmico, gerando o aumento da circulação periférica local e hiperemia na pele;
Aumento da oxigenação celular: resultante do efeito vasodilatador. O aumento do fluxo sangüíneo promove um aumento do aporte do oxigênio para as células.
Efeitos terapêuticos
Bactericida e anti-séptico;
Melhora do trofismo dérmico. Está relacionado ao efeito bactericida, pois muitas vezes, o trofismo da pele encontra-se prejudicado pela ação de germes e bactérias.
Antiinflamatório. Justifica-se pelo aumento do fluxo sangüíneo com conseqüente aumento da presença de elementos de defesa do organismo no local da lesão. Ainda facilita a eliminação de germes e bactérias comuns em processos inflamatórios como, por exemplo, em lesões abertas.
A utilização da Alta Frequência tem por base principalmente  a ação bactericida, podendo ser aplicada para desinfecção após extração de acne, desinfecção do couro cabeludo em casos de seborréia, pós depilação, principamente onde haja história de foliculite, úlcera de pressão infectadas, feridas abertas, fungos ungueais.
A Alta Frequência, não só é utilizada nos procedimentos de limpeza de pele como também em outros protocolos faciais como hidratação e revitalização e também em psoríase pois apresenta resposta terapêutica no tocante ao fechamento das lesões; em feridas inflamatórias facilita a cura; a presença de piolhos pode ser controlada, pois sofrem irritação ou podem morrer diante do faiscamento elétrico da alta frequência.

Outros materiais