A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
avaliando o aprendizado

Pré-visualização | Página 1 de 8

1.
		No Ocidente, dois séculos antes da primeira impressão gráfica, já havia a divulgação de textos religiosos, poemas, romances e anotações acadêmicas. A baixa Idade Média presenciou uma efervecência de grandes obras. É deste período, por exemplo, "Divina Comédia" (Dante Alighieri, 1304-21), "Decameron" (de Boccaccio, século XIV), "The Canterbury Tales" (de Chaucer, século XIV) e "Exercícios Espirituais" (de Inácio de Loyola, século XVI). Os inúmeros mosteiros espalhados pela Europa se tornaram grandes centros de cultura. Monges copistas tinham como função fazer cópias de livros aprovados pelo Índex dos livros proibidos. Cada cópia demorava meses, devido os cuidados na tradução e ilustração dos exemplares. Como são chamadas essas publicações escritas manuais?
HISTORIA DA MÍDIA – AVALIANDO O APRENDIZADO E AVs
	
	
	
	 
	Manuscritos
		2.
		Os rituais são também uma forma de comunicação, sobretudo por estimular a memória. Com base nisso podemos pensar que eles prezavam:
	
	
	
	 
	mais pelos componentes visuais desses eventos para conduzir o público
		3.
		A escrita, ainda embrionária, surge inicialmente na Mesopotâmia e no Egito (em torno de 4 mil a.C.) como uma necessidade da economia agrícola, no sentido de registrar colheitas, fatores climatológicos e difundir a cultura agrícola. A escrita era restrita a um grupo de especialistas cuja função perdurou por muito tempo em diferentes culturas. A que grupo estamos nos referindo?
	
	
	
	 
	escribas
		4.
		Conforme Briggs e Burke, graças aos incentivos da Retórica nos séculos XVIII e XIX, começaram a eclodir os conceitos de opinião pública e a preocupação com a ¿massa¿ através dos primeiros jornais, moldando uma
	
	
	
	 
	consciência nacional
		5.
		Alguns elementos surgiram na Baixa Idade Média e possibilitaram a retomada da informação escrita. Podemos afirmar que o principal deles foi:
	
	
	
	 
	A universidade
		6.
		Antes da imprensa, o mundo medieval era um mundo pequeno e cuja informação mediatizada pela escrita era lenta e restrita. A respeito disso marque a afirmativa VERDADEIRA:
	
	
	
	 
	Censura e analfabetismo são partes da restrição característica desse período.
		1.
		Logo após a primeira tipografia de Gutenberg, não demorou muito para que quase toda a Europa aderisse a essa nova mídia. Sobre os manifestos em formato de panfletos e livros que surgem com a imprensa é correto afirmar que:
		
	
	
	 
	Sua proliferação foi veloz.
		2.
		Os ideais de "liberdade, igualdade e fraternidade" - preconizados pela Revolução Francesa - começaram a ser defendidos pela imprensa brasileira a partir do lançamento do Revérbero Constitucional Fluminense (15/09/1821), dos maçons Joaquim Gonçalves Ledo e Januário da Cunha Barbosa. Outras publicações independentes foram produzidas em seguida e contribuíram sobremaneira para os movimentos em prol do "Dia do Fico" e da "Constituinte Brasileira". Marque a opção que NÃO APRESENTA o nome de um desses importantes impressos brasileiros que não mais passavam pelo crivo do censor da Imprensa Régia:
	
	
	
	
	 
	Gazeta do Rio de Janeiro (1808)
		3.
		Já em fins do século XVI podemos notar exemplos de eventos que apresentam interações entre diferentes meios de comunicação e artísticos. Parece que as formas de comunicação mais efetivas desse período já eram aquelas que combinavam simultaneamente elementos audiovisuais, proporcionando uma experiência rica em mensagens verbais e não-verbais, musicais e visuais. Marque, dentre as opções abaixo, aquela que reúna apenas episódios multimídia oferecidos ao público a partir das últimas décadas do século XVI.
	
	
	
	 
	Peças de teatro, balés, óperas e iconotextos.
		4.
		No que tange aos recursos técnicos e básicos para o surgimento do jornal, devemos considerar a importância de alguns meios como uma relação de possibilidade ao produto final. Marque a opção que apresenta dois desses ?
	
	
	
	 
	gazetas e livros
		5.
		Sabemos que o jornal impresso foi o primeiro e maior fenômeno de comunicação de massa do mundo moderno. A disseminação do jornal impresso só se dá no século XVII, na Europa, devido a que fato? Assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	 
	Utilização de novas técnicas para a criação de um novo formato, mais enxuto que os livros.
		6.
		Com o passar do tempo, o reconhecimento e receptividade a uma nova mídia só aumentava, como foi registrado pelo Marquês de Condorcet, afirmando que, junto com a escrita, esta foi um dos marcos de "progresso da mente humana". A que mídia Condorcet fazia referência?
	
	
	
	 
	Imprensa
	1a Questão 
	
	A relação entre imprensa e liberdade é marcada por idas e vindas e refere-se um conceito maior, o de liberdade de expressão. Conceito que significa primordialmente que os cidadãos...
	 
	são livres para acreditar nas idéias políticas, religiosas e econômicas
	
	 2a Questão (Ref.: 201511358892)
	
	
	Como observa Vale "a atividade de imprensa, nos séculos XVII e XVIII inventou e consolidou a forma-jornal, no século XIX o jornalismo foi transformado em grande empresa capitalista, impulsionado pela revolução industrial". Um impulso se dá de forma literal, ou seja, o uso de novas técnicas de impressão. Esse impulso leva o homem não depender mais do que ?
	 
	da força humana pressionando o papel.
	
	 3a Questão (Ref.: 201511669206)
	
	
	Qual o nome do Jornal baiano, tido como  primeiro periódico a defender os interesses do Brasil, e que ficou conhecido mais tarde como somente o Constitucional?
	 
	Diário Constitucional
	
	 4a Questão (Ref.: 201511690244)
	
	
	A imprensa moderna confunde-se com a história do sensacionalismo. Os jornais perdiam seu caráter mais opinativo em nome da notícia, do fato. Surgiam as agências de publicidade que tinham, em que tipo de imprensa, importante contribuição?
	 
	Penny press.
		
	 5a Questão (Ref.: 201511166671)
	
	
	O jornal Correio Braziliense mantinha os brasileiros informados sobre o que acontecia no mundo chamando a atenção do público para os ideais liberais. Suas páginas traziam críticas às autoridades portuguesas, aos monopólios e à administração pública. O Correio Braziliense defendia a monarquia constitucional inglesa como um modelo de governo mais eficiente para o Brasil. Com base nas informações acima, marque a opção que apresenta o fato da história política brasileira no qual a participação do Correio Braziliense se fez marcante:
	 
	Proclamação da Independência do Brasil
	
	 6a Questão (Ref.: 201511318490)
	
	
	O século XIX se caracteriza por ser um século de profundas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais. Regido pelos ideais franceses de liberdade, igualdade e fraternidade, o homem moderno vê nesse período a consolidação do pensamento científico e da...
	  cultura de massa.
	
	
	
	
		1.
		Como observa Vale: "(...) nos anos que seguem a primeira guerra mundial, o consumo sofreu uma queda considerável em grande parte pela emergência de outras formas de comunicação massiva". O período entreguerras é marcado pela:
	
	
	
	 
	Reconstrução da imprensa
		2.
		A primeira etapa da Imprensa Operária começou em 1922 e foi chamada de Anarcossindicalista. Em sua maioria composta de operários imigrantes, seus jornais tinham como principal característica:
	
	
	
	 
	Luta pelos direitos dos trabalhadores.
	
		3.
		Algumas províncias tinham jornais de cunho abolicionista. A abolição da escravidão se relaciona de forma direta com a imprensa brasileira. Qual evento criticado