Buscar

Avaliação Parcial 2 direito ambiental

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CCJ0012_SM_ V.1 
	Aluno(a): JOELMA 
	Matrícula: 
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 14/05/2018 15:28:15 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201702545134)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Direito Ambiental tem três esferas básicas de atuações. Quais são elas?
	
	 
	A preventiva, a reparatória e a repressiva.
	
	A reparatória, a repressiva e a indenizatória.
	
	A preventiva, a repressiva e a condenatória.
	
	A repressiva, a condenatória e a indenizatória.
	
	A preventiva, a reparatória e a condenatória
	
Gabarito Coment.
Gabarito Coment.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703026656)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os grandes problemas ambientais, que atualmente enfrenta a humanidade, estão relacionados diretamente a(o):
	
	
	Uso controlável e depredatório dos recursos naturais pelo homem desde o início da era capitalista.
	
	Uso consciente dos recursos naturais e artificiais com vista a sustentabilidade do planeta
	
	Ao modelo socialista da economia global que determina o consumo desenfreado pela população dos produtos industrializados.
	
	Escassez de recursos naturais em determinadas áreas do nosso planeta o que afeta a todos nós.
	 
	Nosso modo de vida, com os valores que fundamentam e caracterizam as sociedades contemporâneas e com as respostas da natureza ao comportamento industrial e consumista insustentável, gerado pelo modelo de globalização econômica.
	
Gabarito Coment.
Gabarito Coment.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703114751)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Complete a frase com a resposta correta: Nossos estudos apontam para a autonomia do Direito Ambiental:
	
	
	por ser um ramo do Direito de natureza interdisciplinar, por se relacionar com todos os ramos clássicos do Direito.
	 
	por ser um ramo do Direito com um regime jurídico próprio, com objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos dotados de características e peculiaridades novas e incomuns.
	
	por ser um ramo do Direito que independe de métodos próprios de pesquisa ou de sistematização nem princípios ou instrumentos específicos.
	
	por ser um direcionamento no sentido ambientalista para outros ramos da Ciência Jurídica com que o Direito Ambiental se relaciona.
	
	por ser um novo ramo do Direito em constante interação com outros ramos do Direito, como o Direito Econômico Ambiental, o Direito Penal Ambiental.
	
Gabarito Coment.
Gabarito Coment.
Gabarito Coment.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703441132)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito dos princípios do Direito Ambiental, é correto afirmar que:
	
	
	Os bens ambientais, de acordo com a Constituição Federal, são de propriedade do Estado, cabendo a todos o dever de protegê-los.
	
	O princípio da proibição do retrocesso veda a tramitação de projetos de lei que representam alteração da protetividade ambiental.
	
	A necessidade de licenciamento ambiental fundamenta-se no princípio da prevenção, ou seja, na necessidade de se mensurar o risco desconhecido, sobre o qual não há certeza científica.
	
	A internalização dos efeitos externos positivos é o cerne do princípio do poluidor-pagador.
	 
	O princípio do usuário-pagador impõe aos particulares a necessidade de contribuir para o emprego de recursos ambientais em atividades econômicas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702470337)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A instalação de usina nuclear depende de definição de sua localização através de:
	
	
	Lei estadual.
	
	Autorização do Ministério de Minas e Energia.
	 
	Lei federal.
	
	Licença ambiental.
	
	Decreto Presidencial.
	
Gabarito Coment.
Gabarito Coment.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702562134)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Direito Ambiental busca a fruição verdadeiramente coletiva e democrática do ambiente, em cumprimento do direito à igualdade básica entre todos os seres humanos e à proibição de discriminação de qualquer natureza. É neste contexto que a expressão constitucional ¿todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado¿ precisa converter-se em realidade palpável. Tomando o texto como referência, analise as afirmativas abaixo quanto ao Direito Ambiental:
I. O Direito Ambiental visa tutelar a sadia qualidade de vida do homem, em suas gerações presentes e futuras, o que realiza através da defesa e preservação do meio ambiente, como elemento indissociável da saúde e do bem-estar do povo.
II. Através do princípio do desenvolvimento sustentável, o Direito Ambiental busca realizar uma harmonização entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
 III. A Constituição Federal prevê a aplicação da teoria da inversão do ônus da prova, a fim de facilitar a comprovação do grau de culpa necessária para responsabilizar os poluidores a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente ou a terceiros, afetados por sua atividade.
IV. A defesa e a preservação do meio ambiente, para as presentes e futuras gerações, não são deveres apenas do Poder Público, mas também da coletividade, o que justifica a necessidade de conscientização pública e promoção da educação ambiental.
Com base nas proposições acima é CORRETO o que se afirma em:
	
	
	I e II
	 
	I, II e IV
	
	I,II e III
	
	I,IV
	
	II,III,IV
	
Gabarito Coment.
Gabarito Coment.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702975914)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, conceitua em seu artigo 3º o que vem a ser meio ambiente, degradação ambiental, poluidor, poluição e recursos ambientais. Quanto a figura do poluidor, segundo a norma, é correto afirmar:
	
	
	É o antônimo de degradação ambiental que é a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	De acordo com a norma é todo aquele que por omissão exerce influências e interações de ordem física, química e biológica sobre o meio ambiente que abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	 
	Segundo esta lei poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	É sinônimo de poluição que é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente.
	
	São os recursos ambientais que são a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	
Gabarito Coment.
Gabarito Coment.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703115740)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, institui a Política Nacional de Meio Ambiente com diretrizes para orientação da ação dos governos na preservação da qualidade ambiental e manutenção do equilíbrio ecológico. Estabelece uma estrutura de organização e funcionamento que inclui o conjunto de instituições governamentais que se ocupam da proteção e da gestão da qualidade ambiental, em nível federal, estadual e municipal. Esta estrutura denomina-se:
	
	
	IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
	
	ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
	
	CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente)
	 
	SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente).
	
	CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
	
Gabarito Coment.
Gabarito Coment.
Gabarito Coment.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201702580596)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual documento ambiental é discutido numa audiência pública para o licenciamento de uma atividade poluidora?
	
	
	Plano de Controle Ambiental
	 
	Relatório de Impacto Ambiental
	
	Análise de Risco
	
	Relatório de Ações AmbientaisEstudo de Impacto Ambiental
	
Gabarito Coment.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702647552)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A competência para licenciamento ambiental está disciplinada na Resolução nº 237/97 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Deve ser destacado, no que se refere ao licenciamento ambiental no plano federal, que a Lei Complementar nº. 140/2011 praticamente reproduziu o que já havia sido editado pela Resolução CONAMA nº 237/97. Considerando que determinada empresa dedicada à produção de energia elétrica pretende promover o licenciamento ambiental de empreendimento e atividade que envolva a utilização de material radioativo, para produção de energia nuclear, em um determinado município localizado no Estado da Bahia, indique a correta competência para apreciar o pedido de licenciamento:
	
	
	Ao Estado da Bahia, por meio do órgão estadual de licenciamento ambiental, mediante parecer do IBAMA, pois a competência ambiental é concorrente.
	 
	À União, por intermédio do IBAMA, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência é exclusiva da União.
	 
	A competência é exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
	
	Aos órgãos municipal, estadual e federal, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência ambiental é comum.
	
	Ao município, por meio de seu órgão local de licenciamento ambiental, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência ambiental é exclusiva do município em que o empreendimento for localizado.

Continue navegando