Buscar

TrabalhoFinal Redes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Sistemas de Informação Redes de Computadores Trabalho Final Criação de rede com o simulador Packet Tracer 
Data de entrega: até 21/11/16 O trabalho deve ser realizado em grupo de 3 ou 2 alunos. Descrição do trabalho Utilizando o software de simulação de redes Cisco Packet Tracer na versão 6.2. criar o cenário descrito a seguir. Devem ser criadas 5 subredes distintas com as características listadas, considerando que x deve ser substituído pelo menor número de chamada dos membros do grupo. 1) Subrede 1: 192.168.(100+x).0/30 Interligação dos roteadores denominados “roteador1” e “roteador2” 2) Subrede 2: 192.168.(100+x).4/30 Interligação dos roteadores denominados “roteador2” e “roteador3” 3) Subrede 3: 192.168.x.0/24 Composta por: 1 switch modelo 2950 -24 portas 5 computadores pessoais 1 servidor que terá IP fixo e função de DHCP server que proverá endereços IPs para os 5 comutadores. 4) Subrede 4: 192.168.(10+x).0/24 Composta por: 1 switch modelo 2950 -24 portas 5 computadores pessoais Os endereços IPs dos computadores serão fixos. 5) Subrede 5: 192.168.(20+x).0/24 Composta por: 1 switch modelo 2950 -24 portas 5 computadores pessoais Os endereços IPs dos computadores serão fixos. Configurações: Todos os computadores deverão comunicar entre si. Para demonstrar isso, deverá ser mostrada a execução de um ping partindo de uma máquina de cada uma das 3 redes com PCs para as duas outras subredes que possuem PC. 
Os roteadores devem ser configurados com os nomes “roteador1”, “routeador2”e “roteador3”. Devem ser criadas rotas estáticas nos roteadores para que seja possível a comunicação entre todos os computadores das redes distintas. Lembretes:  Fazer a configuração de default gateway dos PCs e servidor  Configurar rotas de ida e volta nos roteadores Entregas Os seguintes arquivos devem ser postados no SGA 1) Arquivo da rede simulada no Packet Tracer 6.2 com todas as configurações salvas. 2) Arquivo texto com a parte escrita contendo, nesta ordem: a) Figura da rede criada no Packet Tracer 6.2. Na figura devem ser colocados os endereços de cada uma das redes para facilitar a visualização da configuração de endereçamento b) Execução de comando ping partindo de uma máquina de cada subrede com PC para as outras 2 subredes com PC c) Execução de comando tracert partindo de uma máquina de cada subrede com PC para as outras 2 subredes com PC d) Configurações de cada um dos roteadores Os comandos abaixo devem ser executado em cada roteador e as execuções devem ser mostradas  show running-config  show interface brief  show ip route e) Para cada roteador explicar as rotas mostradas com o comando show ip route.

Outros materiais