Buscar

7 REDES X.DSL

Prévia do material em texto

1.
		Serviços de banda larga ADSL estão entre as opções de menor custo para contratação de links internet. Até mesmo empresas que antes contavam com links dedicados estão substituindo seus links de comunicação de dados por estes serviços com um custo mais barato. Porém, alguns aspectos que diferenciam estas tecnologias não estão sendo levados em consideração. Assinale abaixo uma afirmativa que NÃO representa esta realidade.
		
	
	
	
	 
	O meio para acesso a Internet é o MPLS, uma tecnologia WAN mais avançada que suporta engenharia de tráfego, VPN L3 entre outros benefícios.
	
	
	O serviço de link dedicado oferece ip fixo para o cliente, enquanto que no serviço de banda larga o ip é dinâmico a menos que se pague um adicional.
	
	
	No contrato dos links dedicados, o tempo previsto para recuperação do serviço em caso de queda é menor, ou seja, a disponibilidade do link tende a ser maior.
	
	 
	A velocidade de download e upload são iguais nos dois tipos de serviço.
	
	
	A velocidade garantida no link dedicado costuma ser em torno de 100%, muito maior que no serviço de banda larga, que normalmente só garante 10 a 15% da velocidade contratada.
	
	
	
		2.
		Acerca de gerenciamento de redes e tecnologias de redes WAN, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	
	O RMON entrega a informação em 12 grupos de elementos de monitoração.
	
	 
	Uma MIB (management information base) é um conjunto de informações organizado de forma circular.
	
	 
	A engenharia de tráfego é um conceito associado ao MPLS (multi-protocol label switching) que permite a definição das regras de utilização da rede com base no tipo e hierarquia do tráfego, entre outros, para promover o correto balanceamento dos recursos da rede.
	
	
	Um dos modos utilizados pelo LDP na tecnologia framerelay é o downstream unsolicited distribution.
	
	
	O SNMP utiliza as diretivas get object e record object para gerenciar dispositivos em uma rede.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		
O cabeçalho acima, inserido depois do cabeçalho da camada 2 e antes do cabeçalho da camada 3, é utilizado em redes de computadores para realizar QoS. A partir do protocolo MPLS que utiliza este cabeçalho, analise as afirmativas a seguir. 
I - O campo EXP define a classe de serviço a que um pacote pertence, ou seja, indica a prioridade do pacote. 
II - Este protocolo permite a criação de VPNs (Virtual Private Networks) garantindo um isolamento completo do tráfego com a criação de tabelas de rótulos exclusivas de cada VPN. 
III - Em uma rede que utiliza este protocolo, a análise completa do cabeçalho IP ocorre a cada nó, sendo que os nós de borda da rede são responsáveis por iniciar o estabelecimento do caminho comutado (Label Switched Path). 
Está correto o que se afirma em :
		
	
	
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	 
	 I, apenas.
	
	 
	II, apenas.
	
	
	I, II e III.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Fornece taxas de transferência comparáveis às de uma linha T1 (cerca de 1,5 Mbps) e recebe e envia dados com a mesma velocidade, mas precisa de duas linhas separadas da sua linha de telefone normal. A tecnologia descrita é a:
		
	
	
	
	
	VoDSL
	
	
	VDSL
	
	
	ADSL
	
	 
	HDSL
	
	
	SDSL
	
	
	
		5.
		É chamada de assimétrica porque a velocidade para enviar dados é maior do que a velocidade para baixar dados. Funciona assim porque a maioria dos usuários da Internet procura ou visa baixar dados com muito mais freqüência do que os envia. A tecnologia descrita é a:
		
	
	
	
	
	HDSL
	
	
	VoDSL
	
	 
	ADSL
	
	
	VDSL
	
	 
	SDSL
	
	
	
		6.
		Uma central telefônica utiliza frequências que variam entre 300 e 3.400 Hz para a transmissão dos sinais de voz. Apesar de utilizar o mesmo cabo, o ADSL não interfere no sinal de voz por operar na frequência de:
		
	
	
	
	
	800 a 1600 KHz
	
	 
	30 a 300 MHz
	
	
	3 a 300 KHZ
	
	 
	4 a 220 KHz
	
	
	80 a 108 MHz
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A tecnologia DSL possui diversas características. Assinale aquela que NÃO se refere a esta tecnologia:
		
	
	
	
	 
	Para fazer a divisão de frequências, é necessária somente a instalação de um equipamento conhecido como filtro de linha, responsável por separar os sinais que vão para o telefone e aqueles destinados ao computador.
	
	
	Além do uso da estrutura telefônica, é preciso destacar que, durante uma ligação comum, a conexão entre o assinante e a central telefônica utiliza frequências diferentes para voz e dados.
	
	
	As técnicas digitais de processamento de sinais utilizadas pela tecnologia x.DSL permitem a utilização de frequências entre 4.000 Hz e 22.000 Hz, que evitam o surgimento de interferências com a faixa utilizada para a transmissão de voz.
	
	 
	As conexões DSL são imunes à atenuação e à Relação Sinal Ruído
	
	
	A tecnologia das conexões discadas funciona utilizando estas mesmas frequências, o que explica a impossibilidade de fazer e receber ligações enquanto se utiliza a internet; portanto, ou você usa o telefone ou acessa a internet. Nunca os dois ao mesmo tempo.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Sobre a letra X usada para generalizar a nomenclatura das implementações das tecnologias DSL assinale a expressão incorreta:
		
	
	
	
	
	"A", de Asymmetric;
	
	
	"H", de High-bit-rate;
	
	
	"V", de Very high bit rate.
	
	 
	"S", de Safe ou, Seguro;
	
	
	"I", de ISDN;

Continue navegando