Buscar

bateria automóvel

Prévia do material em texto

Bateria de automóvel
A bateria de chumbo é um expemplo de bateria secundária recarregável,ela tem diversas aplicações,sendo responsável pela ignição e funcionamento da parte elétrica dos automóveis.
Ela é formada por várias placas de chumbo e óxido de chumbo mergulhadas em ácido sulfúrico.Elas geralmente tem longa duração e possuem uma voltagem de 12 V, são compostas por 6 pilhas. Seu ânodo (polo negativo) corresponde às placas de chumbo; e o seu cátodo (polo positivo), às placas de chumbo com óxido e chumbo IV (PbO2).
A solução aquosa de ácido sulfúrico ajuda a determinar se a bateria está descarregada,no entanto, conforme as reações vão ocorrendo e a bateria vai descarregando, essa densidade diminui de valor. Essa bateria de carro costuma funcionar em curtos intervalos de tempo e é constantemente recarregada pelo alternador, que transforma energia mecânica em energia elétrica.
As semirreações e a reação global que ocorrem nessa bateria são:
Ânodo: Pb +HSO41-+ H2O ↔ PbSO4 + H3O1+ + 2e-
Cátodo: PbO2 + HSO41-+ 3H3O1+ + 2e-↔ PbSO4 + 5H2O
Reação global: 
 Pb + PbO2 + 2 HSO41-+ 2 H3O1+↔ 2 PbSO4 + 4 H2O
* Usada nos aultomóveis, que são um dos nossos maiores meios de transporte.
Introdução
Pilhas e Baterias Comerciais
A origem das pilhas veio da teoria de Alessandro Volta, que fez um circuito formado por uma solução eletrolítica, ou seja, uma solução com íons dissolvidos,colocados em contato com dois eletrodos metálicos.
Ele fez isso por colocar um condutor úmido (que era uma solução aquosa salina) entre dois condutores secos (que eram metais ligados por um fio condutor). Nesse momento ele observou que se despertava o fluxo elétrico. Ele passou a entender também que dependendo dos metais que ele utilizava, o fluxo da corrente poderia ser maior ou menor. Desse modo, podemos admitir que a ideia do que é uma pilha já estava sendo entendida e explicada por Volta.Em 1800, Volta criou a primeira pilha elétrica que passou a ser chamada de pilha de Volta ou pilha Galvânica .
As pilhas e baterias são capazes de transformar energia química em energia elétrica.A principal diferença entre esses dispositivos reside no fato de que as pilhas, possuem somente dois eletrodos (polos negativo e positivo) e um eletrólito ou ponte salina; enquanto as baterias são formadas por várias pilhas ligadas em paralelo ou em série.
Em todas são possíveis identificar duas semicélulas: Ânodo ( polo negativo) e Cátodo ( polo positivo).A função básica desses dispositivos é aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam, tornando possível a produção de cargas elétricas contínuas e uniformes.
As pilhas e baterias comerciais apresentam tamanho, formato, massa e desempenho adequado para cada equipamento específico. São classificadas em primárias( não podem ser recarregadas) ou secundárias (recarregáveis).
A única preocupação é com o descarte desses dispositivos pois alguns de seus materiais são altamente tóxicos altamente agressivo ao meio ambiente.
ESQUEMA DE UMA PILHA
ESQUEMA DE UMA BATERIA

Continue navegando