Buscar

Geologia: Hot Spots, Movimento das Placas e Tipos de Rochas

Prévia do material em texto

1- O que são os Hot spots?
Os hot spots são locais do manto terrestre onde existe uma anomalia térmica. Eles estão relacionados a uma coluna de material rochoso superaquecido que ascende lentamente à superfície desde a interface manto inferior-núcleo externo, as chamadas plumas mantélicas.Essas plumas representam um mecanismo eficiente de perda de calor interno terrestre, associado ao movimento das placas litosféricas.
	Aparentemente, a pluma mantélica, com sua porção superior em estado de fusão, mantém-se estacionária por milhões de anos alimentando um vulcão. A medida que a placa se afasta lentamente de posição da pluma, ela transporta o vulcão, tornando-o inativo e, ao mesmo tempo que continua o movimento, proporciona que um novo cone seja formado em outro ponto da superfície. Assim, no decorrer do tempo geológico um conjunto de vulcões aparece no interior da placa.
	Nos continentes, a ação das plumas pode causar afinamento e enfraquecimento do manto da litosfera e permitir não só a exposição das rochas mais profundas, como também induzir a formação de um rift. Um dos exemplos é o vale do rio Niger na África Ocidental.
2- Quais os mecanismos responsáveis pelo movimento das placas tectônicas?
	Um dos mecanismos responsáveis pelo movimento das placas são as correntes de convecção que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a se movimentar lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar a mais material aquecido. 
	Entretantanto, muitos cientistas acreditam que as correntes de convecção do manto por si só não seriam suficientes para movimentar as placas. Nesse contexto, destaca-se o processo de subducção que inicia quando a parte mais fria e velha da placa (portanto mais distante da dorsal meso-oceânica) se quebra e começa a mergulhar por debaixo de outra placa menos densa, e a partir disso, outros fatores atuam em conjunto com as correntes de convecção, como:
·	Pressão sobre a placa provocada pela criação de noda litosfera nas zonas de dorsais meso-oceânicas, o que praticamente empurra a placa tectônica para os lados;
·	Mergulho da litosfera para o interior do manto em direção à astenosfera , puxada pela crosta descendente mais densa e mais fria do que a astenosfera mais quente a sua volta.Portanto, por causa de sua maior densidade, a parte da placa mais fria e mais antiga mergulha puxando parte da placa litosférica para baixo.
·	A placa litosférica torna-se mais fria e mais espessa à medida que se afasta da dorsal meso-ocênica onde foi criada. Como consequência, o limite entre a litosfera e a atenosfera é uma superfície inclinada. Mesmo com uma inclinação muito baixa, o próprio peso da placa pode causar uma movimentação de alguns centímetros por ano.
3- Explique o que são rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
·	As rochas magmáticas ou ígneas (ígneo vem do latim e significa "fogo") são originadas do interior da Terra, onde são fundidas em altíssima temperatura. Nas erupções de vulcões, essas rochas são lançadas do interior da Terra, para a superfície. Sofrem, então, resfriamento rápido e se solidificam. Outras vezes, ficam nas proximidades da superfície, onde se resfriam lentamente e, também, se solidificam.
·	Rochas metamórficas são aquelas que derivam das transformações ocasionadas por intenso calor e pressão sobre as rochas ígneas ou sedimentares, que modificam sua metamórfica composição mineral. Quando o magma atinge a crosta terrestre, suas rochas, em contato com as novas condições de temperatura ou pressão, alteram-se: o calcário transforma-se em mármore, o arenito em quartzito.
·	Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais.Quando toda esta matéria é transportada e acumulada em um determinado local, sofrendo ação da temperatura (frio ou calor), ocorre o fenômeno da diagênese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha. Os locais mais comuns para a ocorrência do processo são os lagos, baías, lagunas, estuários, deltas e fundo de oceanos.

Continue navegando