Buscar

Discursiva Saneamento Ambiental

Prévia do material em texto

Qual a principal ameaça à saúde pública com relação aos animais que ele atrai?
A falta de destinação adequada de resíduos que são gerados pelo homem e despejados sem os devidos cuidados nestes lixões ou “terrenos baldios” podecontribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas.
A disposição inadequada dos despejos é um problema ambiental com graves consequências para a proteção da saúde púbica, a diversidades de materiais acumulados e colocados em uma área aberta sem nenhuma avaliaçãotécnica podeconter substâncias que fazem mal tanto para o meio ambiente como para os seres humanos e animais.
Os animais sinantrópicos são diferentes dos domésticos, sãoindesejáveispor ocasionartranstornos eagravos a saúde do homem, são eles: ratos, mosquitos, baratas, abelha, formiga, lacraia, mosca, pombo, taturana, vespa, aranha e dependem para sobrevivência tudo o que tem no lixão: água, alimento e abrigo. 
Eestudosrelatam que existemmaisde 50 tipos de infecçõesquepodem ser transmitidas de uma pessoa doente para uma sadia por diferentes caminhos, entre eles as excretas humanos. Podem contaminar osolo ouser transportados por estes animais sinantrópicos. que vivem em lixões por ser umlocal ideal para a sobrevivência deles.
Em outra situaçãoo material descartado nestes locais podeacumular água e virar um criadouro para o mosquito, como o Aedes Aegypti responsável pela transmissão da dengue eZika.
De acordo com oartigo doInstituto Biológico“Os ratos são ainda responsáveis pela transmissão de diversas doenças ao homem. A Organização Mundial de Saúde já catalogou cerca de 200 doenças transmissíveis, destacando-se a leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, sarnas e micoses dentre outras. Os ratos urinam várias vezes ao dia e em pequenas quantidades, aproximadamente 40 vezes. Com esta informação e estes sendo vetores de doenças, podemos calcular quantos possíveis focos de contaminação estariam disseminadospelo ambiente. (Potenza,2015)
Em relação as baratas elas se adaptam em qualquer ambiente urbano,eolixão é um atrativo sem dúvidas para elas, sua presença é causa mais distúrbio que qualquer outro inseto.
As baratas são veiculadoras de doenças causadas pordisseminação mecânica patogênica, quando percorrem lugares contaminados. Os patógenos mais comunsassociados as baratas incluem bactériasdos gêneros“Salmonella. Staphylococcus, Streptococcus, Coliforme, Bacillus e Clostridium, a bactéria Escherichia Colié causadora diarreia e Shigella dysenteriae causa a disenteria, protozoários causadores de toxoplasmose e antígenos de Hepatite B. Pode causar alergia e até asma, segundo informações Potenza, 2005 e 2013.
Em relação a saúde pública,o INEAM – InstitutoNacional de Educação Ambiental publicouno ano de 2015:
“As doenças se propagam por contaminação de água, solo, ar, fauna e flora”, disse Antonis Mavropoulos, coordenador do estudo. “O custo para o SUS notratamento dessas doenças é de US$ 500 por pessoa”, afirmou ele.
O que falta para oBrasil éque essas áreas sejam substituídas por aterros sanitários com toda adequação. Uma das normas que trata do assunto éa Lei nº 12.305 sobre aPolíticaNacional de Resíduos Sólidos – PNRS, queprevê riscos gerados à saúde humana e ao meio ambiente.

Continue navegando