A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
AVALIAÇÃO III Direito Tributário e Empresarial

Pré-visualização | Página 1 de 1

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (389756) - Direito Tributário e Empresarial (DIR98)
 Prova: 5898259
QUESTÃO:
1. Os tipos de normas jurídicas foram elencadas no art. 59 da Constituição Federal, onde o processo legislativo compreende a elaboração de emendas à Constituição; leis complementares; leis ordinárias; leis delegadas; medidas provisórias; decretos legislativos e, resoluções. Embora o processo legislativo seja muito semelhante entre alguns tipos de normas jurídicas, existem algumas diferenças que as distinguem. Nesse sentido, disserte sobre as diferenças existentes entre a lei complementar e a lei ordinária.
RESPOSTA ESPERADA:
O legislador preocupou-se em indicar que as matérias mais importantes sejam tratadas através de lei complementar, estabelecendo em artigo próprio, o que caberia ser tratado através desse tipo de norma jurídica. Ainda, devem ser aprovadas por maioria absoluta dos membros da casa legislativa. Já à lei ordinária coube as demais matérias excluídas pela lei complementar, e outro aspecto importante é que deve obter aprovação por maioria simples.
QUESTÃO:
2. Dentre os títulos de crédito, um dos mais conhecidos e utilizados é o cheque, diante de sua facilidade de aceitação e livre circulação no território brasileiro. Para que seja intitulado como cheque, segundo a Lei, deve estar revestido de alguns requisitos, tais como o nome do banco ou instituição financeira e a denominação “cheque” inscrita em língua portuguesa. Nesse contexto, disserte sobre a diferença existente entre o cheque cruzado e o cheque visado.
RESPOSTA ESPERADA:
O cheque cruzado nada mais é do que a presença de dois traços na diagonal frontal da cártula, o que representa que o pagamento só poderá ser efetuado com o depósito desse título. Já o cheque visado é quando existe uma confirmação de fundos para o pagamento desse título, fornecido pelo banco ou instituição financeira do banco sacado. Essa confirmação se apresenta no anverso do título.