Buscar

s neural

Prévia do material em texto

Atividade 5 Generalidades do Sistema Neural 
Explique a divisão do sistema neural baseado em critérios anatômicos e funcionais. (Mencione: localização, componentes e funções). 
O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
 
O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo (que contem o cérebro , cerebelo, mesencéfalo, ponte e bulbo) que fica localizado no interior do crânio. Ele é responsável pela recepção de estímulos e pelo comando e desencadeamento de respostas.
O sistema nervoso periférico é composto pelos nervos, gânglios e terminações nervosas. Tem a função de conduzir os estímulos ao SNC e levá-los aos órgãos efetuadores as ordens emanadas da porção central.
Explique o que é a fibra nervosa. 
As fibras nervosas, ou neurofibras, são prolongamentos citoplasmáticos finos que compõem a estrutura dos neurônios. No sistema nervoso, essas fibras exercem a função de conduzir impulsos nervosos e ocorrem em dois tipos: dendritos e axônios. De acordo com a sua função, as fibras nervosas podem ser revestidas por um invólucro lipoproteico denominado bainha de mielina, sendo que aquelas que apresentam essa estrutura são as neurofibras mielinizadas, enquanto aquelas que não a possuem são chamadas de neurofibras não mielinizadas.
3- Quais são as células envolvidas na formação da bainha de mielina? 
Os oligodendrócitos (ou oligodendróglia) são as células da neuróglia, responsáveis pela formação, e manutenção das bainhas de mielina dos axônios, no SNC (sistema nervoso central), função em que no sistema nervoso periférico é executada pelas células de Schwann (só que apenas um oligodendrócito contribui para formação de mielina em vários neurônios ao contrário da célula de Schwann que mieliniza apenas um axônio).
4- Diferencie substância cinzenta e substância branca. 
A substância cinzenta é formada por uma grande quantidade de corpos celulares de neurônios e é localizada no córtex cerebral (perifericamente) . Já a substância branca é formada por uma porção de prolongamentos de neurônios, em especial os axônios que fica mais internamente no cérebro. Como os axônios de alguns neurônios apresentam-se envolvidos por mielina, essa substância dá um aspecto esbranquiçado à substância branca.
5- Explique o desenvolvimento das estruturas neurais das vesículas encefálicas primordiais até o desenvolvimento completo do sistema neural central. 
As vesículas encefálicas primordiais são denominadas prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Com o subsequente desenvolvimento do embrião, o prosencéfalo dá origem a duas vesículas, telencéfalo e diencéfalo.O tálamo e o hipotálamo encontram-se no diencéfalo e o cérebro se encontra no telencefalo. O mesencéfalo não se modifica e o romboencéfalo origina o metencéfalo e o mieloncéfalo. No primeiro é encontrado o bulbo e o segundo são encontrados a ponte e o cerebelo. A união dessas três estruturas é chamada de tronco encefálico. Por fim, a medula primitiva origina a medula espinal.
6- Cite quais são as meninges que envolvem os sistema neural e o nome dos espaços existente entre elas. 
Dura-máter (mais externa e mais grossa), aracnóide (meninge intermediaria e muito vascularizada) e pia-máter (mais delgada e interna).Os espaços são O espaço epidural ( espaço entre a dura-máter e as paredes do canal vertebral) , o subdural (é o espaço existente entre a dura-máter e a aracnóide) e o espaço subaracnoide (onde circula o liquido cefalorraquidiano) .
7- Explique o que são os ventrículos encefálicos e qual a localização dos mesmos. 
Os ventrículos cerebrais são cavidades que comunicam entre si, onde circula o líquido cefalorraquidiano. O cérebro tem quatro cavidades ventriculares (ou espaços): dois ventrículos laterais (um em cada hemisfério), o III ventrículo no diencéfalo e o IV ventrículo no cérebro posterior.
8- Explique: 
a) O que é o líquido cerebrospinal. 
O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um fluido tem uma aparência aquosa também é conhecido como líquor ou fluído cérebro espinhal, é caracterizado por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células
b) Onde é produzido. 
E formado pelo plexo coroidais, o epitélio ventricular e o espaço subaracnóidea 
c) Onde ele circula. 
Ventriculos e espaço subaraquinoide
d) Qual a sua função. 
Dar proteção aos órgãos do SNC já que atua como amortecedor contra choques mecânicos.
9- Como é a disposição da substância cinzenta e branca no telencéfalo? 
A substancia cinzenta fica no córtex cerebral(perifericamente) e a substancia branca fica na região mais interna do cérebro .
10- Qual estrutura separa os hemisférios cerebrais? 
Foice do cérebro 
11- Cite os lobos cerebrais e determine uma função de cada um. 
Lobo frontal - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, comportamento,programação de necessidades individuais e emoção. 
Lobo Parietal - Responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão. Estimulação de certas regiões deste lobo em pacientes conscientes, produzem sensações gustativas. Também está relacionado com a lógica matemática. 
Lobo temporal - É relacionado primariamente com o sentido de audição, possibilitando o reconhecimento de tons específicos e intensidade do som. 
Lobo Occipital -Responsável pelo processamento da informação visual. 
Lobo da ínsula –Responsável por fazer parte do sistema límbico e coordenar quaisquer emoções, além de ser responsável pelo paladar.
12- Cite as estruturas que formam o diencéfalo e determine uma função de cada região. 
O diencéfalo é uma estrutura ímpar que só é vista na porção mais inferior de cérebro. Ao diencéfalo compreendem as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, epitálamo e o III ventrículo.
Talamo:transmissão de sinais motores e sensitivos para o córtex ,além da regulação da consciência, sono e estado de alerta.
Hipotalamo: manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino. 
O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados, além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise. Entre as suas funções, auxilia na regulação da temperatura corporal, sensação de fome (regulação do apetite), sede (regulador do teor hídrico), estresse emocional e comportamento sexual (estímulo de raiva e prazer) e indutor dos ritmos biológicos (ciclos circadianos).
Epitalamo: Algumas de suas funções são a secreção de melatonina pela glândula pineal (envolvida no ritmo circadiano), a regulação de vias motoras e a regulação emocional. Está ligado ao sistema límbico e aos núcleos da base.
 Terceiro ventrículo: é a cavidade que contem o diencéfalo . O liquido cefalorraquidiano passa ao III ventrículo através dos forames interventriculares e daí para o IV ventrículo através do aqueduto cerebral.

Continue navegando