Buscar

AD2 Analises Macroeconomia Gabarito - 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2
Período - 2018/1º sem.
ANALISE MACROECONÔMICA
Coordenador: Prof. Cleber Ferrer Barbosa
Avaliação a Distância AD2 Aulas 1 a 6
Questões
As variáveis macroeconômicas, por vezes, possuem alto grau de influência entre elas. Ao alterar uma variável um dos efeitos dessa alteração reside na variação de outra. A taxa de juros no Brasil, últimos meses, tem permanecido baixa. Qual a tendência de mudança na taxa de câmbio, diante de uma queda persistente da taxa de juros? A taxa de câmbio (exemplo: o dólar) pode valorizar ou desvalorizar pelo fato da queda da taxa de juros? Explique sua resposta em no máximo dez linhas.
RESPOSTA: Taxa de juros baixa representa menor rendimento das aplicações, menor gasto com compras financiadas, menor despesa com empréstimos financeiros. Esses fatores contribuem para aumentar o desejo de consumir. Produtos comprados são nacionais, outros importados. Há, pois, no que diz respeito `a demanda por produtos estrangeiros, pressão para adquirir dólares, assim, o preço dessa moeda estrangeira, o câmbio, aumenta (desvalorização da taxa de câmbio).
 Outro modo ocorre por conta dos investidores financeiros. Se as aplicações que rendem juros estão menos atrativas, eles retiram dinheiro dessas aplicações para investir em dólar ( mercado paralelo), assim o preço do dólar sobe. Portanto, taxa de juros demasiada baixa faz com o dólar suba. 
Diz-se que em algum momento o Brasil observou empresas funcionando com horas extraordinárias de seus empregados (hora extra) até tendo que importar trabalhadores. Anos seguidos, o desemprego chegou atingir a infeliz cifra de 13 milhões de desempregados. Portanto, dois momentos bem distintos: o primeiro com fábricas a todo vapor; a segunda com alta capacidade ociosa. Defina ciclo econômico do produto. Sobre esses dois momentos citados, qual seria o caso de hiato de produto positivo, qual seria o caso de hiato de produto negativo?
RESPOSTA: Ciclo econômico do produto é a trajetória da economia observada ao longo dos anos descrevendo o ritmo de flutuações da atividade econômica caracterizada por intervalos de crescimento econômico e recessão.
O hiato de produto é positivo quando a economia apresenta PIB corrente menor que o PIB potencial ( presença de capacidade ociosa na economia), caso ilustrado com o desemprego de 13 milhões de pessoas. Ele é negativo, quando a economia está em atividade acima do que seria a de pleno emprego de fatores, como no caso descrito de fabricas a todo vapor, tendo que importar trabalhadores. 
Regra geral, na macroeconomia de curto prazo o crescimento econômico se dá considerando os preços constantes, sem inflação. Qual a argumentação ou hipótese para explicar como a economia pode crescer, sem que haja qualquer inflação?
RESPOSTA: A existência de capacidade ociosa, alto nível de estoques nas empresas pode justificar preços constantes em situação de crescimento econômico.
 
Uma economia é descrita pelas seguintes equações:
Y = C + I + G + X – M
C= 60 + 0,8 Y
I = 30
G= 10
X= 50
M = 40
Consulte o livro didático para entender as designações dessas variáveis. 
Determine o valor da Renda (produto) de equilíbrio macroeconômico de curto prazo.
Y = ( 1/0,2) 110 = 550
b. Determine o valor do multiplicador de gastos (ou renda) Keynesiano.
 Multiplicador = 5
Nos primeiros meses do governo Collor (1990) a inflação foi abruptamente contida. Diz-se que houve ilusão monetária entre os indivíduos que aplicavam em poupança. Como ocorre a ilusão monetária nas aplicações de poupança? 
ESSA QUESTÃO TERÁ O SEGUINTE CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO, UMA VEZ ELA PERTENCER A AULA 7.
QUEM RESPONDEU CORRETAMENTE TERÁ OS DOIS PONTOS DA QUESTÃO. 
DE MODO DIVERSO, A QUESTÃO FICA DESPROVIDA DE PONTOS, PASSANDO AS QUATRO ANTERIORES QUESTÕES, VALER 2,5, CADA.
RESPOSTA: A ilusão monetária é o erro de percepção entre rendimentos nominais e reais. No caso da poupança, o investidor percebe o rendimento nominal como se fosse o real.Em outras palavras, a correção monetária não é ganho real da aplicação. Portanto, da taxa nominal de juros, deve-se retirar o componente correção monetária ( devido a inflação) para obter o ganho real.

Outros materiais