Buscar

Avaliando o aprendizado 1 Fundamentos das Ciências Sociais

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Avaliando Aprend.: CCJ0001_SM_201602322597 V.1 
	Aluno(a): YAN BUSQUET TORRES CARDOSO BRAGA
	Matrícula: 201602322597
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	19/04/2016 17:18:50 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603099779)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conhecer é uma atividade que se caracteriza por saber algo sobre alguma coisa. Conhecer para as Ciências Sociais ou Naturais ganha contornos mais específicos, pois é preciso apreender o objeto e fazer distinções de fato e de valor. Sobre distinções de fato e de valor, leia a afirmação que segue e marque a alternativa correta. Ao promover a autópsia de um corpo o legista comenta "foi um belo disparo de uma arma de fogo. A causa da morte foi um tiro certeiro no coração da vítima". I. Há duas afirmações, mas nenhuma de fato. II. Há uma afirmação de valor e nenhuma de fato. III. Há somete uma afirmação e é de valor. IV. Há duas afirmações, mas nenhuma de valor.
		
	 
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	Somente a alternativa I está correta
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a alternativa IV está correta.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603106302)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise esta afirmação de Everardo Rocha: "[...] trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc". Partindo desta premissa, estamos nos referindo ao conceito de:
		
	
	Etnografia
	
	Antropologia
	
	Sociologia
	
	Relativismo cultural
	 
	Etnocentrismo
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603043672)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando se compara as Ciências Sociais com as Ciências Naturais, constatamos várias diferenças, entre elas:
		
	
	Geralmente as descobertas das Ciências Sociais transformam-se em tecnologia, assim como os resultados das Ciências Naturais.
	
	As Ciências Sociais desde o início se identificaram mais com os métodos quantitativos, enquanto as naturais usavam mais, os qualitativos.
	
	Enquanto nas Ciências Naturais o objeto é falante, nas Ciências Sociais ele é mudo
	
	Nas Ciências Naturais, há uma identidade entre o observador e o objeto, pois ambos são da mesma espécie.
	 
	Ao contrário das Ciências Naturais, nas Ciências Sociais a objetividade é mais difícil de ser atingida.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602925900)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a perspectiva das ciências sociais, podemos concluir que:
		
	
	o processo de socialização reforça os instintos naturais do homem.
	 
	existe uma relação dialógica entre a ação individual e a ação social.
	
	os seres humanos são, por natureza, animais gregários e sociais.
	
	a cultura promove o distanciamento entre o indivíduo e a sociedade.
	
	homem e sociedade são realidades distintas e independentes entre si.
	
	
	Gabarito Comentado
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603132511)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O CARÁTER ETNOCÊNTRICO DAS ATITUDES COTIDIANAS: UM DEBATE INICIAL: A história da humanidade é construída no tempo e no espaço, processo de produzir os meios necessários para a manutenção da vida, bem como, pela forma do homem se representar culturalmente. Assim, as manifestações culturais constituem o grande movimento humano em busca de espaços para se constituírem como sujeitos históricos. O etnocentrismo, objeto desse estudo moldou o comportamento humano e continua a determinar normas de conduta social que marca sobremaneira a sociedade contemporânea. Cada um age de acordo com o seu padrão cultural, e consequentemente o resultado desse comportamento é o julgamento negativo do padrão cultural do outro considerado diferente. Tudo o que for diferente é errado e rejeitado, apenas o modo próprio de ser é que é o correto. Este estranhamento em relação a outras culturas provoca atitudes preconceituosas, ao considerar um modo de vida superior a outro. Os estudos antropológicos buscam superar tais atitudes e apontar para algo novo na convivência humana, mas isso não significa ausência de conflitos. O conflito constitui a dinâmica própria do existir humano, mas julgar pessoas e populações a partir de um universo cultural determinado, configura a postura etnocêntrica e é isso que deve ser debatido. (Cleuza Proetti Yurassek, Valdair da Silva) Tomando como referencia o texto acima e seus conhecimentos sobre cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, alteridade e as abordagens antropológicas sobre esses conceitos, considere as asserções abaixo atentando-se para o que é V (Verdadeiro) e o que é falso F (Falso) nas afirmações: 1. O nacionalismo exacerbado não se constitui em uma via para o etnocentrismo, mesmo quando se manifesta por meio de comportamento agressivo, de atitudes de superioridade e de hostilidade. 2. A ausência de alteridade e a presença do etnocentrismo explicam por que algumas práticas dos índios da costa brasileira, como a antropofagia e a nudez, foram condenadas e consideradas selvagens pelos europeus. 3. Uma avaliação dos padrões culturais de um determinado povo que não é feita em relação ao contexto cultural do próprio povo, mas de acordo com os valores éticos e morais predominantes na cultura daquele que avalia caracteriza-se como uma atitude etnocêntrica. 4. Negar o etnocentrismo significa posicionar-se a favor de uma atitude que consiste em supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, bárbaras e atrasadas. 5. A afirmação do princípio de alteridade é a negação do etnocentrismo. Afirmar a alteridade significa, então, fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, na alteridade. A sequencia correta é:
		
	
	1 (F) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)
	
	1 (V) - 2(V) - 3(F) - 4(V) - 5(V)
	
	1 (F) - 2(F) - 3(F) - 4(F) - 5(V)
	 
	1 (F) -2(V) -3(V) - 4(F) - 5(V)
	
	1 (V) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)

Continue navegando