Buscar

download (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5º CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES DE ARMAMENTO E TIRO – SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO DPF NO RS
1. DATAS e LOCAIS
INSCRIÇÕES: até o dia 29 de novembro de 2013, no protocolo do SINARM/DELEAQ/DREX/SR/DPF/RS, Av. Ipiranga, 1365, térreo, Porto Alegre/RS, ou em qualquer outra unidade do DPF no RS;
Homologação Provisória: dia 06 de dezembro de 2013. Os candidatos serão comunicados via e-mail, conforme item 2.3 do edital, além disso, a relação dos homologados estará afixada no protocolo do SINARM/DELEAQ/SR/DPF./RS, Av. Ipiranga, 1365, térreo, Porto Alegre/RS.
Período para entrega de recursos dos candidatos não homologados: a partir das 09:00h do dia 09 de dezembro de 2013 até às 17:00h do dia 03 de janeiro de 2014, no protocolo do SINARM/DELEAQ/DREX/SR/DPF/RS, Av. Ipiranga, 1365, térreo, Porto Alegre/RS. Não serão aceitos recursos entregues em qualquer outra unidade do DPF no RS.
Homologação definitiva: Resultado dia 10 de janeiro de 2014.
REUNIÃO INICIAL: às 15h do dia 17 de janeiro de 2014, no auditório da SR/DPF/RS, Av. Ipiranga, 1365, 5º andar, Porto Alegre/RS; 
PROVA ESCRITA, PROVA ORAL, MONTAGEM e DESMONTAGEM e PROVA PRÁTICA DE TIRO serão realizadas no mês de fevereiro com divulgação de dia, local e horários via e-mail pessoal dos candidatos e no mural do protocolo do SINARM/DELEAQ/ SR/DPF/RS, Av. Ipiranga, 1365, térreo, Porto Alegre/RS, até o dia 31/01/2014.
O candidato deverá comparecer aos locais indicados acima, no mínimo, com 15 (quinze) minutos de antecedência. O atraso superior a 15 (quinze) minutos implicará a desclassificação do candidato.
2. INSCRIÇÕES
2.1 - O requerente deverá preencher o formulário próprio (http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/anexos/iatform.pdf) encontrado no site do DPF (http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/credenciamento-de-instrutores-de-armamento-e-tiro), imprimi-lo, assiná-lo e protocolizar tal requerimento, além de comprovar o atendimento quanto aos seguintes requisitos:
(a) ter idade mínima de 25 anos;
(b) apresentar original e cópia, ou cópia autenticada de identidade e do CPF;
(c) Foto 3x4 recente;
(d) original e cópia, ou cópia autenticada do certificado de habilitação em curso de instrutor de armamento e tiro;
Na impossibilidade de apresentação do certificado de habilitação previsto neste item, o interessado poderá demonstrar, por todos os meios admitidos em direito, sua experiência profissional, por no mínimo 2 (dois) anos, no exercício da atividade de instrutor de armamento e tiro, a ser avaliado pela Polícia Federal.
(e) original e cópia, ou cópia autenticada dos documentos que autorizam o funcionamento do estande de tiro onde serão aplicados os testes;
(f) comprovação de aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo, atestado por psicólogo credenciado pela Polícia Federal;
(g) comprovação de idoneidade, com a apresentação das certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais), Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos.
2-2 – Somente serão aceitas as inscrições de instrutores de tiro ainda não credenciados pelo DPF.
2.3 - As inscrições serão analisadas e o candidato receberá aviso da homologação da inscrição por e-mail. No caso de indeferimento da inscrição (por exemplo, em caso de antecedentes criminais ou armas com registros irregulares) o candidato terá 5 (cinco) dias úteis para recorrer e será comunicado da decisão final por e-mail. A SR/DPF/RS não se responsabiliza por falha na comunicação com o candidato que informou dados imprecisos.
3. PROVAS
DA PROVA ESCRITA: de caráter classificatório e eliminatório, composta de 100 (cem) questões objetivas. Nota mínima para classificação: 70% (setenta por cento) do total de questões, sendo que cada questão vale 1(um) ponto. Duração máxima de três (3) horas. Utilizar caneta azul ou preta. Questões rasuradas ou marcadas a lápis serão consideradas erradas. Proibido o uso de equipamentos eletrônicos, celulares, ipods, etc. Conteúdo: armas de fogo, munições, manuseio e técnicas de tiro, incidentes de tiro, limpeza e conservação de armas e munições, fundamentos de tiro, regras de segurança, conduta no estande, nomenclatura de peças, legislação de armas no Brasil.
DA PROVA ORAL: de caráter classificatório e eliminatório, composta de 5 (cinco) questões. Conteúdo: o mesmo da prova escrita. Nota: 1 (um) ponto por questão. Duração: 1 (um) minuto para a resposta, por questão. 
DA PROVA DE COMANDOS: de caráter classificatório e eliminatório, composta de 1 (um) comando de instrução de tiro. Duração: três (3) minutos para a resposta. Será avaliado conteúdo, clareza, postura, entonação de voz e concisão. Nota: 5 (cinco) pontos, que será somada a nota da prova oral, sendo classificado o candidato que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) pontos.
DA PROVA DE MONTAGEM E DESMONTAGEM (1º escalão): de caráter classificatório e eliminatório, utilizando revólver cal. 38 (Rossi ou Taurus), pistola cal. 380 Taurus e espingarda pump cal. 12 Boito ou CBC (todas fornecidas pela SR/DPF/RS). O candidato somente poderá utilizar uma chave de fenda fornecida pelo DPF, não podendo utilizar ferramentas próprias.
Desmontagem do revólver em 2 (dois) minutos, nota: 2 (dois) pontos.
Desmontagem da pistola em 1 (um)minuto, nota: 1,5 (um virgula cinco) pontos.
Desmontagem da espingarda em 1(um)minuto, nota: 1,5 (um virgula cinco) pontos.
Montagem do revolver em 2 (dois) minutos, nota: 2 (dois) pontos.
Montagem da pistola em 1 (um)minuto, nota: 1,5 (um virgula cinco) pontos.
Montagem da espingarda em 1(um)minuto, nota: 1,5 (um virgula cinco) pontos.
Será classificado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete) pontos. Não cabe recurso desta prova.
DA PROVA PRATICA DE TIRO:composta por duas (2) avaliações distintas, ambas de caráter classificatório e eliminatório:
a - 16 (dezesseis) disparos, com arma curta, a 7(sete) metros de distância do alvo (silhueta humanóide padrão DPF/ANP), divididos em 8 (oito) séries de 2 (dois) tiros, no tempo de 3 (três) segundos para cada série. Posição inicial: posição 3 (três). Nota mínima para aprovação: 70% (setenta por cento) dos pontos possíveis, ou seja, 56 (cinqüenta e seis) pontos. 
Penalidades: Perderá cinco pontos (por tiro) o candidato que efetuar disparos após o apito de término do tempo e o candidato que efetuar menos ou mais do que os 16 (dezesseis) disparos no alvo. 
b - 24 (vinte e quatro) disparos, com arma curta, a 7(sete) metros de distância do alvo (quatro cores padrão DPF/ANP), divididos em 6 (seis) séries de 4 (quatro) tiros, no tempo de 6 (seis) segundos para cada série. Posição inicial: posição 3 (três). Nota mínima para aprovação: 60% (sessenta por cento) dos pontos possíveis, ou seja, 72 (setenta e dois) pontos. 
Penalidades: Haverá a perda de cinco pontos para os tiros realizados antes ou depois do tempo estipulado para a série, assim como para os tiros em cores não comandadas ou fora da ordem de comando. Além disso, o candidato perderá cinco pontos para cada tiro que efetuar a mais ou a menos no alvo (o tiro que seccionar a borda branca do alvo sem tocar em uma das cores é considerado fora do alvo).
O candidato deverá utilizar revolver ou pistola, devendo escolher um tipo de arma para cada uma das avaliações, não podendo utilizar o mesmo tipo de arma para ambas as avaliações. O candidato que quebrar regra de segurança (exemplo: levantar a arma em direção ao alvo antes do comando) ou efetuar tiro acidental será imediatamente desclassificado. Não caberá recurso das avaliações práticas.
MATERIAL
Documentos pessoais e das armas (registros, autorizações (caso a arma pertença à instituição pública ou empresa de segurança privada), cautelas, etc);
Óculos e Abafadores;
Caneta azul ou preta;
Revólver calibre 38 SPL, comcano de até 6 (seis) polegadas de comprimento, sem acessórios de customização (pesos, canos ou cabos especiais, etc). O revólver que tenha compensador no modelo original de fábrica poderá ser usado.
Pistola calibre 380 ACP ou superior (se o candidato for autorizado a portá-la), com cano de até 5 (cinco) polegadas de comprimento, sem acessórios de customização (compensadores, miras red dot, miras laser, etc).
Cinqüenta cartuchos de munição original de fábrica para o revólver.
Cinqüenta cartuchos de munição original de fábrica para a pistola.
 
VALIDADE
Cinco anos, a contar da publicação da portaria de credenciamento em Aditamento Semanal da SR/DPF/RS.
6. OUTRAS QUESTÕES
Serão esclarecidas durante a reunião inicial ou através do e-mail conat.rs@dpf.gov.br

Continue navegando