Buscar

DIREITO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL
E correto afirmar que a pessoa jurídica e quem prática atos e contraem obrigações, razão pelo qual é ela a responsável perante terceiros pelos atos exercitados por meio de seus administradores?
R: Sim
Qual e a regra geral de responsabilidade do administrador?
R: É a irresponsabilidade do administrador pelos atos de representação e gestão ordinárias da sociedade.
O excesso por parte dos administradores somente pode ser oposto a terceiros em quais situações? 
R: I - se a limitação de poderes estiver inscrita ou averbada no registro próprio da sociedade; II - provando-se que era conhecida do terceiro; III - tratando-se de operação evidentemente estranha aos negócios da sociedade - Art. 1015 cc.
Diga as situações em que o administrador responde solidariamente perante os sócios e a terceiros?
Os administradores respondem solidariamente perante a sociedade e os terceiros prejudicados, por culpa no desempenho de suas funções.
O administrador que, sem consentimento escrito dos sócios, aplicarem créditos ou bens sociais em proveito próprio ou de terceiros, terá de restituí-los à sociedade, ou pagar o equivalente, com todos os lucros resultantes, e, se houver prejuízo, por ele também responderá.
Ao administrador é vedado fazer-se substituir no exercício de suas funções, sendo-lhe facultado, nos limites de seus poderes, constituírem mandatários da sociedade, especificados no instrumento os atos e operações que poderão praticar.
Ser excluído por justa causa.
E correto afirma que o administrador atua em nome da PJ (Pessoa Jurídica) e que ela quem responde perante terceiros exceto provadas as seguintes exceções (I - se a limitação de poderes estiver inscrita ou averbada no registro próprio da sociedade; II - provando-se que era conhecida do terceiro; III - tratando-se de operação evidentemente estranha aos negócios da sociedade - Art. 1015 cc.)
R. E correto 
Os limites de atuação do administrador são?
R: fixados pelo objeto social
Diga quais as três hipóteses de abuso ou uso indevido do nome empresarial
1ª Hipóteses – Ultrapassando esse limite, ou seja, empregando o administrador a firma ou a denominação social fora do seu objetivo verifica-se o abuso do nome empresarial sendo o ato denominado ultra vires; 
2ª Hipóteses – Pode ainda o gestor usar a firma ou denominação social para fins pessoais ou de terceiros sem, entretanto, extrapolar o objeto social neste caso, caracteriza-se o uso indevido do nome empresarial; 
3ª Hipóteses – O uso indevido também se per faz, quando o administrador realiza atos ao arrepio de certas restrições contratuais, como as que lhe vedam conceder avais e fianças em nome da sociedade ou que exijam, por exemplo, a assinatura de dois ou mais administradores para obrigar a sociedade.
E correto que tanto no caso de abuso, quanto nos casos de uso indevido do nome empresarial, cabe ação de perdas e danos contra o infrator.
R: E correto
Analisando a situação de um administrador que excedendo os limites de sua atuação gera prejuízos a terceiros. Perguntam-se esses atos terão alguma eficácia sobre a sociedade?
R: São considerada ineficaz face á sociedade desde 1969.
Levando em consideração a operação de consumo em massa os atos ultra vires não devem ser regras de aplicabilidade, diga por qual motivo e qual a relação que será observada?
R: Ultra vires não tem aplicabilidade para não prejudicar o negocio e a relação a ser observada como fonte de regência e a teoria da aparência e de proteção ao terceiro de boa fé que contrata com a sociedade.
Lei de registro de empresas mercantis se divide em quais aspectos, conceitue- os?
Aspectos Subjetivos – Empresário individual; Eireli (Empresa individual de resp. limitada) e Sociedade empresaria
Aspecto Objetivo – Estabelecimento 
Aspecto Funcional – Atividade
A lei de registro de empresas mercantis será aplica para? A cargo de quem fica o registro?
R: Lei será aplicada para, empresa individual, Eireli e sociedade empresaria. Registro ficará a cardo das juntas comerciais.
E correto afirmar que sociedade simples não empresaria registrada na RCPJ – Registro Civil de Pessoas Jurídicas, mesmo regida por uma das sociedades empresariais sua natureza continuara sendo simples, explique porque?
R: Sim e correto, porque o que determina sua natureza será sua atividade.
Diga qual e a finalidade do registro?
R: 1-Dar garantia, publicidade, autenticidade, segurança aos atos jurídicos da empresa mercantis; 2- Cadastrar as empresas nacionais e estrangeiras; 3- Proceder a matricula dos agentes auxiliares do comercio.
Qual a função do DNRC (Depto Nacional de Registro de Empresas Mercantis)?
R: Função supervisora, orientadora, coordenadora e normativa
Qual a função das Juntas Comerciais?
R: Órgãos locais com função executora e de administração do serviço de registro.
Defina estabelecimento empresarial?
R: É o complexo de bens de natureza variada materiais e imateriais reunidos e organizados pelo empresário individual ou pela sociedade empresaria, por serem úteis ao desenvolvimento e exploração de sua atividade econômica.
Quais são os elementos do estabelecimento empresarial?
R: Os bens corpóreos são os materiais que integram o estabelecimento empresarial, tais como bens imóveis, instalações, máquinas, etc.
Os bens incorpóreos são os direitos que compõe o estabelecimento, entre os quais podemos citar o ponto, as patentes, as marcas, sinais publicitários, o know-how,etc.
Defina o que e aviamento e de algumas características desse atributo empresarial?
R: É a capacidade de um determinado estabelecimento comercial de produzir lucro. Essencialmente, é um lucro potencial, uma expectativa de retorno financeiro fundada em diversas características do empreendimento (exemplos: boa organização, boa localização, treinamento e eficiência de seus agentes, notoriedade da marca de seu produto ou serviço, etc..)
Defina aviamento ou fundo empresarial?
R: É, portanto, o sobre valor atribuído aos bens do empresário individual ou sociedade atribuída aos bens do empresário individual ou sociedade empresaria que, organizados e aplicados em sua atividade econômica, integram o estabelecimento.
E correto afirmar que clientela e uma das manifestações externas do aviamento, quanto maior a clientela, maior será o aviamento.
R: E correto.
Definição de clientela?
R: É o conjunto de pessoas que, de fato, mantém com o estabelecimento, relações continuadas de procura de bens e de serviços.
E correto afirmar que existe proteção legal a clientela? Justifique sua resposta?
R: Sim, através da repressão a concorrência desleal.
Contrato de trespasse, defina?
R: É a alienação de estabelecimento de um empresário individual ou de uma sociedade empresaria a outro, ou seja, é o contrato de compra e venda do estabelecimento.
E correto afirmar que o trespasse provoca a transferência da titularidade do estabelecimento comercial. É diferente da cessão de quotas (quando terceiro adquire as quotas), nesta não ocorre á transferência da titularidade do estabelecimento, mas tão somente a modificação do quadro social.
R: E Correto
E correto afirmar que a negociação do estabelecimento não poderá causar danos a terceiros, ou seja, aos credores do titular do estabelecimento.
R: E correto
Com base na regra de proteção a terceiros credores do titular do estabelecimento para ser alienado (vendido) o titular devera?
R: Pagar a todos os credores ou obter o consentimento unânime expresso ou tácito de seus credores no prazo de 30 dias contados da notificação judicial ou extrajudicial que lhe fez daquela situação.
E correto afirmar que o estabelecimento principal é a sede da administração, detentora do comando dos negócios empresariais, contabilidade e obrigações fiscais e as filiais, sucursais e agencias são elementos secundários.
R: E correto
Definição de Sucursal?
R: E estabelecimento secundário subordinado ao principal, pois foi criado para expandir seus negócios. O gerente deve seguir orientações da matriz tem pouca autonomia.
Definição de Filial?R: Estabelecimento secundário ligado a matriz da qual depende com poder para representá-la sob a direção de um preposto que exerce atividade econômica dentro das instituições dadas, esse gerente não tem qualquer autonomia e está totalmente vinculada a administração centralizada da matriz.
Definição de Agencia?
R: Seria o estabelecimento secundário que representa o principal com o fim de efetivar negocio empresário em outras praças.
E correto afirmar que a dissolução de uma sociedade pode ocorre de duas formas sendo elas de pleno direito ou judicial.
R: E correto
Diga quais as possibilidades que caracterizam a dissolução empresaria de pleno direito.
R: Vencimento do prazo de duração, salvo no caso de não haver aposição dos sócios para dissolução nesse sentido seu prazo de existência e indeterminado; O consenso unânime dos sócios; a deliberação dos sócios, por maioria absoluta na sociedade de prazo indeterminado; A falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de 180 dias; A extinção na forma da lei de autorização para funcionar; Falência
Diga quais as hipóteses de dissolução empresarial judicial?
Anulada a sua constituição; exaurido o fim social da sociedade. Obs.: (vale lembrar que nada impede que um dos sócios se sentindo prejudicado acione a justiça)
Em caso de morte de sócio, liquidar-se á sua quota salvo?
R: Se o contrato dispuser diferentemente; Se os sócios remanescentes optarem pela dissolução da sociedade; Se, por acordo com os herdeiros, regular-se a substituição do sócio falecido.
Sendo a sociedade por prazo indeterminado poderá qualquer o sócio dela se retirar a qualquer momento? Justifique sua resposta?
R: Poderá se retirar, mais devera notificar com antecedência e respeitar o prazo mínimo exigido por lei 60 dias.
Sendo a sociedade por prazo determinado poderá qualquer o sócio dela se retirar a qualquer momento? Justifique sua resposta?
R: Poderá mais diferente da de tempo determinado devera declara justa causa para o ato.
E correto afirmar que os demais sócios podem solicitar em juízo a manutenção do contrato em face do sócio que deseja se retirar antes do termino do contrato sob alegação de prejuízos futuros com a saída do mesmo?
R: E correto
No caso da sociedade se resolver em relação a um sócio, como será feito será feita liquidação de sua quota?
R: Será com base na situação patrimonial da empresa na data resolução verificada em balanço especialmente levantado para tal fim.
Feito o balanço de apuração terá os sócios quantos dias para realizar o pagamento ao sócio que se retira da sociedade e de que forma será realizado esse pagamento.
R: Realizado o balanço terá 90 dias para efetuar o pagamento em dinheiro.
E correto afirmar que a retirada, exclusão ou morte do sócio não ira eximir seus herdeiros de responsabilidades pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos depois de averbada a resolução da sociedade.
R: E correto.
E correto afirmar que no caso de retirada ou exclusão, mesmo não averbada a resolução da sociedade ficara o sócio solidariamente responsável pelas dividas anteriores por dois anos.
E correto
Legitimidade passiva quem deve ocupar na ação de dissolução da sociedade o pólo passivo da demanda?
R: Tanto para ação de dissolução total ou parcial da sociedade como para apuração de haveres e considerada a PJ + sócios (litisconsórcio necessário)
Fundamento para o litisconsórcio?
R: Formando – se a sociedade por contrato resta claro que os sócios devem figurar no pólo passivo da demanda, até porque não podem ficar alheios ao que possa afeta-los e a sociedade também deve estar presente no pólo passivo, pois a sociedade será diretamente afetada em sua estrutura.
Os haveres dos sócios que saíram ou foram excluídos da sociedade ficam a credito de quem?
R: Da sociedade, que em fase de execução será a compelida a pagar tais créditos.

Continue navegando