Buscar

CADEIA DE SUPRIMENTOS _ RESUMOS DAS AULAS 06 e 07 _ ESTÁCIO _ ADM

Prévia do material em texto

CADEIA DE SUPRIMENTOS - AULA 06
Estudo de Feldens sobre os impactos da TI na gestão das cadeias:
INTEGRAÇÃO
é a extensão da conexão intra e entre as atividades da organização e de seus parceiro
PROCESSOS DE ARMAZENAGEM, TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO
o custo logístico total se divide em: custos de estoque e armazenamento, custos de transporte e movimentação, custos de instalações
o emprego da TI nos processos pode reduzir os custos
VELOCIDADE
TI proporciona a agilização dos processamentos de informações e a eliminação de atividades redundantes, aumentando assim, a velocidade dos processos da cadeia
COMPETITIVIDADE
o uso da TI, proporciona ganhos de vantagem competitiva, como: agilidade, velocidade de resposta às novas demandas do mercado, aumento da flexibilidade, atendimento personalizado, maior satisfação do cliente e atuação em diferentes mercados
COORDENAÇÃO INTERORGANIZACIONAL
é o planejamento de ações integradas entre as organizações, tais como: a formação de alianças entre os componentes da cadeia. Através da TI, pode-se atingir um nível mais elevado de coordenação entre os membros da cadeia, facilitando a troca de informações e o planejamento colaborativo
------
Princípios básicos dos sistemas de infos. por Bowersox:
DISPONIBILIDADE
Por muitos anos, as informações costumavam ser documentadas em papel, o que conduzia a procedimentos de lenta transferência, baixa confiabilidade, assim como uma maior propensão a erros. Pode-se imaginar o baixo grau de satisfação do cliente.
Mais tarde, diante dos efeitos da mudança de paradigmas da produção, houve necessidade de disponibilizar as informações logísticas em tempo hábil, e de forma consistente.
Informações como prazo, status do pedido e do estoque, devem ser disponíveis não só ao acesso interno da empresa, como também a clientes finais.
PRECISÃO
As informações disponíveis pelos sistemas de informação numa base de dados centralizada precisam ser precisas, ou seja, apresentar conformidade com as novas informações que entram no sistema, tais como status atualizado e contagens físicas.
A consistência entre o nível de estoque físico, e o estoque disponibilizado pelos sistemas de informação eliminam a necessidade de manter estoques de segurança, o que gera por decorrência, redução de custos de armazenagem.
ATUALIZAÇÃO EM TEMPO HÁBIL
O tempo de atualização pode ser definido como a diferença entre o momento que determinada atividade ocorre, e o tempo em que ela é disponibilizada no sistema de informação. A atualização de informações em tempo hábil proporciona um retorno rápido de informações a nível gerencial.
A disposição de informações em tempo real já é possível hoje, graças à adoção de poderosas tecnologias de captura de dados em radiofrequência, tais como os códigos de barras e etiquetas eletrônicas.
FLEXIBILIDADE
Por fim, os sistemas de informação logísticos devem ser flexíveis o suficiente, de forma a promover a satisfação do cliente e atender suas necessidades mais específicas. 
Por exemplo, em algumas aplicações, o cliente é capaz de realizar o acesso a informações restritas a determinada área geográfica.
Os sistemas de informação oferecem uma ampla variedade de aplicações, pelo emprego de tecnologias abrangendo tanto a parte de software quanto de hardware, por meio dos quais, se pode gerenciar, controlar e medir as atividades logísticas.
------
TI = “Todos os aspectos de computadores (hardware e software), sistemas de informação, telecomunicação e automação de escritórios”
------
Principais problemas enfrentados pelas cadeias de suprimento e FOCO na implantação de TI:
- inventários inadequados
- ordens de entrega e recebimento não cumpridas
- problemas nas transmissões de infos.
------
Intercâmbio Eletrônico de Dados – EDI = é a movimentação eletrônica de documentos-padrão de negócios especialmente formatados como: Pedidos, faturas e confirmações, trocados entre parceiros de negócios
Esse sistema automatiza o processo de compras, dá suporte ao reabastecimento de estoque automático e próxima à relação entre compradores e os fornecedores
Recentemente, tornou-se WebEDI, reduzindo os investimentos necessários para a utilização e tornando o EDI acessível às empresas de menor porte
Tecnologia que pode ser baseada em transmissão via satélite ou através de telefonia celular
Muito utilizada em vagões de trem e caminhões para possibilitar o acompanhamento do posicionamento destes
Os dados gerados por esse sistema de rastreamento alimentam sistemas como o TMS (Sistemas de Gestão de Transportes) e WMS (Sistema de Gestão de Armazém -> rastreia e controla o movimento do inventário dentro do depósito)
------
VMI - SISTEMA DE ESTOQUE GERENCIADO PARA VENDEDOR
Sistema para comunicar aos fornecedores os níveis de estoque ou de demanda de mercadorias, baseados em dispositivos de leitura de níveis de estoque, de fluxos de consumo ou de transações de vendas (POS ou SCANNER)
GPS - GEO POSITIONING SYSTEMS
Dispositivos que identificam posição de qualquer veículo/pessoa através do uso dos conceitos de latitude e longitude geográfica, em conjunto com mapas digitalizados.
Aplicados para controle de desempenho e segurança de transportes
RFID - IDENTIFICAÇÃO POR RÁDIO FREQUÊNCIA
Faz uso de uma série de equipamentos como: smart cards, etiquetas inteligentes e transponders, para possibilitar o rastreamento de produtos através de rádiofrequência
ERP - SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO
Sistema centralizado capaz de integrar todos os departamentos e funções das empresas em um sistema unificado de informação, com capacidade de atender a todas as necessidades da organização 
“Pacotes de software que buscam integrar o amplo espectro de processos e funções de modo a apresentar uma visão holística de um negócio a partir de um único sistema de informação com uma única arquitetura de informação”
“Software aplicativo que inclui soluções integradas de negócio para os principais processos (por exemplo: planejamento e controle da produção, gestão de inventario) e as principais funções administrativas (por exemplo: contabilidade, e gestão de recursos humanos) de uma empresa”
CRM - SISTEMA DE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Capaz de unificar as informações sobre os clientes criando uma visão única centralizando as interações com estes e antecipando às necessidades dos clientes 
Possibilita que clientes individualmente possam ter um diálogo que permita que as empresas customizem seus produtos e serviços de modo a atrair, desenvolver e reter consumidores
	
		1.
		São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da Competitividade.
	
	
	
	 
	Com o uso da TI possibilita ganhos na Cadeia de Suprimentos como: Agilidade, Velocidade de resposta as novas demandas e Flexibilidade.
	
	
	
	
	
		2.
		O desempenho logístico pode ser significativamente elevado, ao se combinar as tecnologias de informação, com os mais modernos meios de comunicação, já hoje amplamente disseminados e cada vez mais rápidos. Qual das descrições corresponde à tecnologia do TMS (Transportation Management System)?
	
	
	 
	Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de cargas de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades;
	
	
	
	
		3.
		O intercâmbio eletrônico de dados (Eletronic Data Interchange - EDI) é um formato padrão para trocar dados de negócios. Uma mensagem EDI contém uma sequência de dados, por exemplo, preço, número de série e quantidade. O EDI é usado entre duas empresas que fazem sempre o mesmo tipo de transação, como as transações entre fornecedor e comprador. Os dados trafegampela Internet, integrando empresas independentemente do seu porte, da estrutura de tecnologia da informação ou do nível de conhecimento de seus funcionários. Logo, não há necessidade de software e treinamentos específicos para uso do sistema que opera em ambiente web. O EDI tem como benefícios: I. a eliminação da necessidade de impressão, postagem, verificação e manuseio de inúmeros formulários e documentos comerciais. II. a redução de atrasos pela utilização de formatos padrão. III. a diminuição de custos com a redução do uso de papel, da postagem e da mão-de-obra. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	 
	I, II e III.
	
		4.
		Esse fluxo percorre toda a cadeia até o fornecedor e a retroalimenta. Essa definição refere-se a: Marque a alternativa CORRETA
	
	 
	Fluxo de informações
	
	
	
		5.
		O uso de sistemas de informação é a prática mais comum em armazéns, sendo essencial no caso de grandes instalações. Mesmo em armazéns menores e mais simples, melhorias significativas podem ser obtidas pela adoção:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	de sistemas WMS
	
		6.
		Entendemos que EDI trata-se de:
	
	
	 
	Intercambio Eletrônico de Dados
	
		7.
		Dentre os Sistemas de Informações utilizados para administrar Cadeias de Suprimentos, um deles permite acesso aos dados e informações dos principais processos da organização e de suas funções administrativas. Esse Sistema é conhecido como:
	
	
	
	 
	Sistema Integrado de Gestão - ERP
	
		8.
		Estudando as variáveis que são influencias pelas Tecnologias de Informação, um estudante buscou conhecer um pouco mais sobre a Integração. Assinale a única alternativa certa em que é a apresentada esta variável:
	
	
	
	 
	É extensão da conexão intra e entre as atividades da organização e de seus parceiros.
AULA 07
A GESTÃO DE ESTOQUES é uma atividade integrada com O GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
----
CATEGORIAS DOS ESTOQUES:
Matéria-Prima
Produto em Processo
Produto Semi-Acabado (estocado, esperando alguma op. a mais)
Produto Acabado (aquele onde foram finalizadas todas as op. do processo produtivo, inclusive testes finais, sendo aprovado pelo controle de qualidade)
Estoque de Distribuição
Estoque em Consignação
MRO - Provisão de Materiais para Manutenção, Reparos e Op. Produtivas (itens já usados que possam favorecer as op. da org.)
----
CUSTOS DE MANUTENÇÃO DOS ESTOQUES:
Estoques incorrem em custos, oneram o capital, ocupam espaço e necessitam de gerenciamento tanto na entrada como na saída
Podem tornar-se obsoletos e ultrapassados
CUSTOS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS
quando os custos crescem com o aumento da quantidade média estocada
ESTOQUE MAIOR -> MAIOR CUSTO DE CAPITAL INVESTIDO -> MAIOR A ÁREA NECESSÁRIA -> MAIOR O CUSTO DE ALUGUEL -> MAIS PESSOAS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS -> MAIS CUSTO DECORRENTE DE PERDAS E MATERIAIS OBSOLETOS -> MAIORES CHANCES DE FURTOS E ROUBOS
CUSTOS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS
custos ou fatores de custos que diminuem com o aumento do estoque médio
são os chamados CUSTOS DE OBTENÇÃO, no caso de itens comprados e CUSTOS DE PREPARAÇÃO, no caso de itens fabricados internamente
----
INDICADORES DE PRODUTIVIDADE NA ANÁLISE E CONTROLE DOS ESTOQUES
Nível de serviço ou nível de atendimento
Indica quão eficaz foi o estoque para atender às solicitações dos clientes
		 Nº de Requisições Atendidas
Nível de Serviço = ___________________________
 Nº de Requisições Efetuadas
Cobertura de Estoques
Indica o número de unidades de tempo
Exemplo: dias que o estoque médio será suficiente para cobrir a demanda média
		 Nº de dias do período em estudo
Cobertura (em dias) = _______________________________
		 		 Giro
Giro de Estoques
Mede quantas vezes, por unidade de tempo, o estoque se renovou ou girou
		 Valor consumido no período
Giro de Estoques = _________________________________
		 Valor de estoque médio no período
OBS: CT = Custos diretamente proporcionais + Custos inversamente proporcionais + Custos independentes
----
Analisar em profundidade milhares de itens no estoque é uma tarefa difícil e desnecessária
Devem ser analisados os itens mais importantes, segundo algum critério, economizando assim, tempo e recursos
ANÁLISE ABC:
Classifica as mercadorias através de alguma medida de desempenho para determinar quais itens não devem faltar no estoque, quais itens podem ficar em falta no estoque e quais devem ser excluídos da seleção de estoque
Utiliza o princípio geral de 80-20 que implica que 80% do valor dos estoques ou vendas são provenientes de 20% dos itens em estoque ou vendidos
----
PRRs = Programas de Resposta Rápida = objetivo de reduzir custos de produção e distribuição, além de intermediar o relacionamento entre empresas, seus fornecedores e clientes, através do compartilhamento de informações
ECR = Eficiente Consumer Response = estratégia de negócios entre fabricantes do setor de alimentos e supermercadistas, a fim de atender às crescentes necessidades dos consumidores finais ao menor custo possível
LEAD TIME = Tempo de ressuprimento
----
Formas de Controlar a Quantidade em Inventário/ TÉCNICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE:
FLUXO DESCONTÍNUO DE MATERIAL OU METODO DE EMPURRAR ESTOQUE OU PUSH
Sistema clássico
O fluxo de material é “empurrado” ao longo do processo pela fábrica até a distribuição, para suprir clientes
JIT OU LA VUELTA DE MARTÍN FIERRO
Possibilita que a empresa possua estoques próximos de zero, mas tenha o produto e a matéria-prima disponíveis em curto espaço de tempo. 
Com isso, o cliente tem menores custos de estocagem, aumenta sua produtividade, além de ter uma coisa a menos com que se preocupar, podendo se dedicar ao seu negócio de fato (core business)
FLUXO CONTÍNUO DE MATERIAL OU MÉTODO DE PUXAR ESTOQUE OU PULL
É um refinamento da filosofia do JIT
Relacionado à sazonalidade da demanda -> a demanda do cliente “puxa” o fluxo de material
Quando o pedido do cliente chega, ele é transmitido online para a fábrica, e não para o depósito -> A fábrica produz contra a demanda, em ciclos de produção curtos e rápidos -> Despacha o produto ao cliente
Neste, o estoque de produtos acabados é evitado tanto quanto possível, especialmente estoque de segurança
FLUXO SINCRÔNICO DE MATERIAL
Novo enfoque que está emergindo, ainda mais eficiente
A produção e a distribuição se tornam integradas por meio do uso da tecnologia da informação
----
A partir da globalização dos mercados, do aumento da concorrência, da necessidade de maior diversificação de produtos e melhoria constante em eficiência operacional, a gestão de demanda passou a ser assunto central na gestão de operações
----
A classificação dos sistemas de produção é dada a partir do nível de repetibilidade da produção, podendo ser: contínuo puro, semicontínuo, produção em massa, repetitivo, semirepetitivo, não repetititvo e grandes projetos. 
A repetibilidade do sistema de produção se caracteriza a partir do comportamento da demanda.
----
DISTORÇÃO DA INFORMAÇÃO DE DEMANDA OU EFEITO CHICOTE OU BULLWHIP EFFECT
Quando a demanda de um produto é transmitida ao longo de uma série de empresas, por meio de pedidos, a variação entre a demanda conhecida na empresa-cliente (a que envia o pedido) e a demanda conhecida na empresa-fornecedora (a que recebe o pedido) cresce a cada transferência
----
SISTEMA DE POSTERGAÇÃO
Uma das práticas mais usuais em Supply Chain Managemente (SCM) que visa atender às necessidades de customização em massa conseguindo disponibilizar uma alta variedade de produtos a baixo preço
 
		1.
		O método de gerenciamento de estoque, curva ABC, estabelece como prioridade hierarquia de importância relativa de valores. Após ordenadas pela importância relativa, asclasses são dispostas numa curva definida assim: Classe A: Itens mais importante que devem ser tratados muita atenção Classe B: Itens em situação intermediária entre as classes A e C Classe C: Itens menos importantes que justificam pouca atenção. Seguindo o método, os itens classificados como A correspondem a _______% em quantidade e _______ % em valor.
	
	
	 
	20 e 80
		2.
		Pedro trabalha na Cia XPTO Industrial e cuida da Gestão do Estoque de Produto Acabado da Fábrica. Pela manhã do dia 15/12/2015 Pedro verificou que o estoque no armazém era de 600 unidades quando o relatório de estoque tinha 1200 unidades. Sobre o estoque da Cia XPTO é correto afirmar:
	
	
	
	 
	Possui Acurácia de Estoque de 50%
	
	
	
		3.
		Existem vários indicadores de produtividade na análise e controle de estoques. Marque a opção abaixo que não corresponde a um destes indicadores:
	
	
	
	
	Nível de estoque.
	
	 
	Origem dos fornecedores.
	
	
	Inventário físico.
	
	
	Cobertura de estoque.
	
	
	Nível de serviço.
	
		4.
		Entre as políticas adotadas por uma empresa de logística a relação de custo impacta parceiros e consequentemente sua permanência no mercado. Considerando o chamado “trade-offs em transportes” é correto afirmar que se trata de:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Uma otimização entre custo de estoque e custo de transporte discernindo o transporte mais viável a ser utilizado.
	
		5.
		Uma fábrica de sofás começou o ano de 2016 informatizando seu controle de estoque. Nos primeiros 2 meses de operação, obteve o seguinte relatório de movimentação financeira, em reais. Sabendo-se que o estoque inicial no mês de janeiro era de R$ 10.000, calcule o giro do estoque no período.
	MÊS
	ENTRADA
	SAÍDA
	JANEIRO
	15.000
	8.000
	FEVEREIRO
	10.000
	8.000
 
	
	
	 
	1,2
	
		6.
		Para dar suporte a tomada de decisão um gestor utiliza  o método de classificação de materiais segundo a curva ABC. No quadro abaixo, apresentam-se os produtos da do estoque com as quantidades consumidas, seguidos de informações sobre os percentuais em relação ao total das quantidades e valores de cada produto, além do custo total. Sabe-se que a empresa gerencia seus estoques subsidiado pelos conceitos da curva ABC, classificada em função das quantidades consumidas de cada produto.
	PRODUTOS
	CONSUMO QUANTIDADES
	CONSUMO PERCENTUAL
	CUSTO UNITÁRIO
	CUSTO TOTAL
	1
	40.000
	40
	R$ 120,00
	R$ 4.800.000,00
	2
	35.000
	35
	R$  98,00
	R$ 3.430.000,00
	3
	20.000
	20
	R$  80,00
	R$ 1.600.000,00
	4
	5.000
	5
	R$ 35,00
	R$ 175.000,00
	TOTAIS
	100.000
	100
	 
	R$10.005.000,00
Com base nos dados apresentados, os grupos da curva ABC serão:
	
	
	 
	o grupo A, formado pelo item 1; o grupo B, pelos itens 2 e 3; e o grupo C, pelo item 4.
	
	
	
		7.
		Em um estoque de material, onde se tenha elevado número de itens armazenados, é fundamental verificar o consumo, num determinado período, em valor monetário ou em quantidade, e classificá-los em ordem de importância para que se tenha maior controle dos materiais estocados. Para este tipo de classificação utiliza-se:
	
	
	 
	Método ABC
	
		8.
		Os tipos de estoque são definidos a partir do perfil e característica da demanda desde a matéria prima e componentes até o produto final para distribuição ao varejo ou direto ao cliente. A situação que identifica o estoque denominado proteção ou hedge inventory é:
	
	
	
	 
	A loja de material de construção duplicou o estoque de um item, em virtude de um aviso de greve dos caminhoneiros da região dos fornecedores.

Continue navegando