Buscar

APOL 4 ADM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Composto Mercadológico
As crianças influenciam consideravelmente as decisões de compra das famílias, conforme apontam diversas pesquisas de consumo realizadas em todo o mundo. Elas são consideradas um mercado potencial, principalmente para as indústrias alimentícias. Tendo conhecimento dessas informações, a empresa Sugar & Sugar Ltda, atuando no segmento alimentício, irá lançar uma barra de  cereais  para  o  público  infantil.  Para  promover  seu novo produto no mercado, desenvolverá uma campanha publicitária utilizando como garoto propaganda um ídolo admirado pelas crianças.
Considerando a situação descrita, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Antes de veicular a campanha publicitária de lançamento do novo produto, os profissionais de Marketing precisam avaliar se essas ações interferem no brand equity[1] da marca, pois a propaganda tem alto poder persuasivo sobre as crianças.
PORQUE
II. O  aumento  da  obesidade  infantil,  especificamente por conta de hábitos não-saudáveis e do consumo excessivo  de alimentos  industrializados  com  alto teor de gordura, açúcares e sal, contribui para a implementação de normas que reduzam o impacto da propaganda de alimentos direcionada às crianças.
([1] Brand Equityé um termo que vem ganhando popularidade recentemente. É muito utilizado na área de marketing e refere-se ao valor agregado a algum produto ou serviço devido a “força” de uma marca, ou brand. Do inglês, “brand” significa marca. Brand Equity vem sendo frequentemente traduzido como “Eqüidade da Marca”. Fonte: com.br/2013/08/o-que-e-brand-equity/)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
A questão I estão correta porque antes de veicular a campanha publicitária  de lançamento do novo produto, os profissionais de Marketing precisam avaliar se essas ações interferem no brand equity da marca, pois a propaganda tem alto poder persuasivo sobre as crianças, O ítem II está certo porque O  aumento  da  obesidade  infantil,  especificamente por conta do sedentarismo, contribui para a implementação de normas que reduzam o impacto da propaganda de alimentos direcionada às crianças. e o itens II justifica a firmação contida na opção I conforme descrito acima.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Comportamento do Consumidor
Como o cliente brasileiro se comporta em relação aos demais? Que Lacoste ele procura? No meu ponto de vista, o consumidor brasileiro tem um envolvimento emocional com as marcas que tenham algum significado para ele muito mais forte que outros consumidores. O europeu e o americano, apesar de terem um componente emocional, praticam uma compra mais racional. O brasileiro não só compra o produto, como procura interagir com a marca: saber o que ela está fazendo, no que ela acredita. Temos um banco muito bacana de consumidores que contribuem com a marca, dão opinião, sugerem, criticam. Mas essa fidelidade não vem só pelo produto. Brinco internamente que o conceito de fidelidade, hoje, é bem diferente do passado. Há 10 anos, para você falar 'esse cara é fiel à Armani', ele precisava ter calça, chapéu, camiseta, sapato, tudo da mesma marca, para citar uma. Hoje, ele é mais fiel a marcas que tem algum significado. Ao invés de uma marca específica, ele tem um grupo de marcas que tem consideração, que são importantes para ele. Aí, quanto mais relevante você for, em termos de posicionamento, mais força você ganha.
(Fonte: http://gq.globo.com/Estilo/Moda-masculina/noticia/2014/10/o-consumidor-brasileiro-tem-envolvimento-emocional-com-marcas-afirma-ceo-da-lacoste.html)
A partir do trecho da entrevista com o CEO da Lacoste apresentado acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina,  analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - A afirmação do CEO da Lacoste sobre o conceito de fidelidade atual pode ser relacionada com uma das dimensões da escala CIP (Consumer Involvement Profile), desenvolvida por Laurent e Kapferer (1985).
II - De acordo com o CEO da Lacoste o consumidor pode ter um envolvimento com diversas marcas simultaneamente.
III - De acordo com a entrevista os europeus e americanos não desenvolvem envolvimento com a marca.
IV - O envolvimento com a marca deve ser medido pela quantidade de posses que uma pessoa possui de determinada marca.
Alternativas
Nota: 20.0
	
	A
	São corretas apenas as afirmativas I, II.
Você acertou!
A alternativa I está correta pois a primeira dimensão da escala CIP diz respeito à importância percebida, que se trata do significado pessoal que a marca possui para o consumidor.
A alternativa II está correta pois atualmente os consumidores tem um grupo de marcas que tem consideração, que são importantes para ele, ao invés de uma marca específica.
A alternativa III está incorreta pois “o grau de envolvimento com uma pessoa pode ser concebido como um continuum, que vai da total falta de interesse em um estímulo de marketing até a obsessão” (SOLOMON, 2011, p.164). Portanto, o que o CEO quis dizer é que o europeu e o americano possuem um grau de envolvimento, mas de uma forma menos emocional do que o consumidor brasileiro.
	
	B
	São corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
	
	C
	São corretas apenas as afirmativas III, IV.
	
	D
	São corretas apenas as afirmativas I, III, IV.
	
	E
	São corretas apenas as afirmativas I II, IV.
Questão 3/5 - Comportamento do Consumidor
O rebuliço que as mensagens causavam a fez pensar em criar uma fan page, como são chamadas as comunidades do Facebook que reúnem potenciais clientes e admiradores de uma marca. A experiência acumulada no Twitter foi importante para que Mirna encontrasse a receita de como conquistar fãs no novo canal. "Ganho a confiança das pessoas por participar das discussões de um jeito informal, em que desabafo até mesmo sobre os problemas que acontecem em qualquer empresa, como eventuais defeitos de fabricação", diz ela. "Eu mesmo gerencio a página, que se transformou num grande fórum de ideias para a Alice Disse." Desde março de 2010, quando a fan page entrou no ar, mais de 30.000 pessoas clicaram em “Curtir” nos comentários de Mirna no Facebook. Os fãs a ajudam a aprovar estampas para os tecidos de novas coleções. Seus comentários também fizeram a empresa começar a estudar a abertura de uma loja em São Paulo - hoje, além do site, a Alice Disse tem três unidades no Rio de Janeiro. Na fan page da Alice Disse, os seguidores recebem indicações de livros e filmes e ficam sabendo de eventos como shows musicais e peças de teatro. "Os seguidores do Facebook querem conversar", diz Gabriela Hunnicutt, diretora da Bold, produtora de conteúdo para redes sociais. "Eles se irritam com empresas que só querem fazer propaganda."
(Adaptado de: http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/48/noticias/dicas-para-sua-marca-nas-redes-sociais) 
Com base no fragmento de texto acima e no anúncio apresentado, considere os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as asserções a seguir:
I - A empresa Alice Disse possui uma comunidade de marca.
Porque
II - A comunidade de marca tem como pressuposto criar uma interação forte entre o consumidor e a marca.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	As assertivas I e II são falsas.
Você acertou!
A primeira assertiva é falsa pois a fan page do facebook da Alice Disse não pode ser considerada uma comunidade de marca, pois não atende a definiçãoconceitual do que é uma comunidade de marca, que para Muniz e O’Guinn (2001) as comunidades de marca são não geográficas, especializadas, limitadas e baseadas em um conjunto estruturado de relações sociais entre admiradores de uma determinada marca. Para os autores, assim como em outras comunidades são demarcadas por uma consciência compartilhada, rituais e tradições, além de um senso de responsabilidade moral. Portanto, uma fanpage, analisada no contexto de rede social, não é uma comunidade de marca. Contudo se falarmos em uma fanpage da marca Harley Davidson, onde as pessoas se reunirão para discutir rituais da marca, combinar reuniões, debater as tradições da marca, isso seria uma comunidade de marca virtual. O que não é o caso em exemplo. A segunda assertiva é falsa pois o foco da comunidade de marca não está somente na relação entre o consumidor e a marca, mas principalmente na ligação criada entre os consumidores da própria marca, compartilhando um sentimento mútuo e criando vínculo entre eles. Assim, a comunidade de marca se estrutura em uma configuração triádica (consumidor-marca-consumidor).
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	E
	A assertiva II vai de encontro da ideia expressa na assertiva I.
Questão 4/5 - Composto Mercadológico
Examine a afirmação abaixo e com base na compreensão do mesmo assinale a alternativa correta:
“É considerado um produto ou serviço que agrega dimensões que, de alguma forma, o diferenciam de outros produtos ou serviços desenvolvidos para satisfazer a mesma necessidade e temos nessas diferenças que podem ser funcionais, racionais ou tangíveis – isto é, relacionadas ao desempenho do produto e também podem também ser mais simbólicas, emocionais ou intangíveis”:
Nota: 20.0
	
	A
	Marca;
Você acertou!
A marca é um sinal que identifica no mercado os produtos ou serviços de uma empresa, distinguindo-os dos de outras empresas. Se a marca for registada, passa o seu titular a deter um exclusivo que lhe confere o direito de impedir que terceiros utilizem, sem o seu consentimento, sinal igual ou semelhante, em produtos ou serviços idênticos ou afins (ou seja, o registo permite, nomeadamente, reagir contra imitações).
Fonte: http://www.marcasepatentes.pt/index.php?section=125
	
	B
	Stakeholder;
	
	C
	Apelo racional;
	
	D
	Apelo emocional;
	
	E
	Necessidade
Questão 5/5 - Comportamento do Consumidor
Vivemos tempos difíceis, tempos controversos. Vivemos em um momento de busca por profissionalização no atendimento, em paralelo ao desrespeito ao consumidor. Gastam-se fortunas com treinamentos com custos jurídicos dirigidos a clientes insatisfeitos. Temos a impressão de que convivemos com várias empresas sem rosto, que mudam seus produtos de nomes e versões de quando em quando. Sempre mais do mesmo com algum sobrenome ponto zero. Acostumamo-nos a call centers com milhares de atendentes de vozes idênticas, doutrinados em comportamentos quase robóticos e decisões rasas e engessadas. Ecoam gerundismos de forma orquestrada e pedem repetidas vezes os mesmos dados que já foram entregues a uma máquina.
(http://exame.abril.com.br/pme/noticias/o-que-faz-um-relacionamento-com-clientes-ser-realmente-bom)
A partir do fragmento de texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, qual das alternativas apresenta considerações pertinentes a tendência de humanização das marcas?
 
Nota: 20.0
	
	A
	O texto critica a impessoalidade contemporânea do relacionamento cliente-empresa já que os consumidores buscam cada vez mais que as marcas sejam humanizadas no sentido de terem uma linguagem mais acessível e reconhecer seus erros.
Você acertou!
A alternativa A está correta pois o pressuposto que sustenta essa relação no fundo é bastante simples: as pessoas querem se relacionar com pessoas, por isso a lógica de comunicação deve ser a interação em primeiro lugar e a venda uma consequência.
A alternativa B está incorreta pois as pessoas querem se relacionar com pessoas e por isso a linguagem das empresas tem que se aproximar cada vez mais dos clientes.
A alternativa C está incorreta pois a tendência de humanização de marcas diz que as pessoas têm dificuldades em estabelecer um elo verdadeiro, se aproximar, ou realmente confiar em outros humanos que fingem não ter fraquezas, defeitos, ou erros.
A alternativa D está incorreta pois a tendência de humanização das marcas propõe que os consumidores ficarão cada vez mais desiludidos ao lidar com marcas tradicionais, insossas e impessoais.
A alternativa E está incorreta pois a tendência apontada vai contra a “pasteurização” da interação com o cliente.
	
	B
	O texto reforçou a importância de se manter a impessoalidade das marcas, pois as empresas não são pessoas e os consumidores encaram a interação com as mesmas por esta perspectiva.
	
	C
	A tendência de humanização das marcas pressupõe a padronização do atendimento em call centers para a excelência do SAC pois os consumidores buscam soluções rápidas e não se preocupam com o relacionamento desenvolvido com a marca.
	
	D
	De acordo com a reportagem e com o conteúdo visto na unidade a robotização e automação são tendências tecnológicas crescentes.
	
	E
	O texto indica a importância de se uniformizar os atendimentos e treinamentos dirigidos a clientes insatisfeitos pois somente dessa forma será possível conquistar o cliente.

Continue navegando