Buscar

Importância das políticas de ações afirmativas para a produção do multiculturalismo no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Importância das políticas de ações afirmativas para a produção do multiculturalismo no Brasil.
Quando falamos do Brasil, é inevitável não pensarmos sobre suas diversidades, principalmente sobre seu multiculturalismo, o qual teve início através dos processos imigratórios, onde desde sua colonização pelos portugueses em 1530, seu território é ocupado por culturas de todas as partes do mundo. 
Os primeiros imigrantes não portugueses foram os africanos que eram trazidos ao Brasil como escravos para trabalharem especialmente nas lavouras de cana de açúcar e mais tarde este processo de imigração se intensificou com a chegada de outros imigrantes à procura de emprego nas plantações de café.
Com isso, atualmente o Brasil é conhecido pelas suas variedades de culturas e etnias. No entanto, essa variedade é um fator incisivo que tem gerado muita desigualdade e discriminação, particularmente para grupos como os afrodescendentes, os homossexuais, as minorias religiosas, deficientes físicos entre outros. 
Como forma de diminuir os prejuízos causados por essas oposições, o governo criou a chamada “Políticas de ações afirmativas”, com o objetivo de auxiliar, reconhecer e proteger essa coletividade que tem sido vítima de exclusão social-econômica ao longo da história. Algumas ações criadas pelo governo por exemplo, são as cotas raciais ou bolsas estudantis destinadas a alguns grupos específicos promovendo maiores oportunidades para ingressarem em instituições de ensino superior como as universidades públicas.
Essa iniciativa proporciona à participação desses grupos discriminados nos processos políticos, de saúde, educação, emprego, bens materiais e redes de proteção social. É de suma importância o investimento nesses projetos que além de beneficiar essas pessoas oferecendo recursos, também ajuda a corrigir alguns danos causados no passado, favorecendo a igualdade e harmonia perante todos.

Continue navegando