Buscar

Av2 - Cst G Ambiental - Projetos Ambientais

Prévia do material em texto

Av2 - Cst G Ambiental - Projetos Ambientais
1 B 2 D 3 D 4 A 5 C
1)
Leia e analise o trecho a seguir:
Por meio do Protocolo de Quioto (e dos mecanismos de flexibilização previstos neste documento) os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) elegeram com a redução da emissão dos gases do efeito estufa (GEE) como ação principal no combate a causa do aquecimento global e de futuros prejuízos mundiais.
Assinale a alternativa que apresentam os mecanismos de flexibilização concebidos pelo Protocolo de Quioto.
Alternativas:
a)
Comércio Internacional de Carbono, Sequestro de Carbono e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
b)
Comércio Internacional de Emissões, Implantação Conjunta e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Alternativa assinalada
c)
Mercado de carbono, Redução das Emissões de GEE e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
d)
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), Redução das Emissões de GEE e Implantação Conjunta.
e)
Mercado de carbono, Redução de gás carbônico e Crédito de Carbono.
2)
Leia e analise o trecho a seguir:
"O MDL [Mecanismo de Desenvolvimento Limpo], instituído no artigo 12 do Protocolo de Quioto, é o único mecanismo de flexibilização, pelo qual países que estão fora do anexo I, como o Brasil, podem participar. Na verdade, o MDL foi criado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável desses países mediante a transferência de tecnologia e o incentivo a um novo padrão de desenvolvimento com base na conciliação entre crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente." (BRASIL - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2006, p. 9).
Fonte: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no Brasil: um Levantamento de Perspectivas com o Setor Produtivo. Disponível em: www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1204751476.pdf Acesso em: 18 fev. 2018.
Diante do exposto, observe as afirmativas a seguir:
I – Diminuir as emissões de gases do efeito estufa nos países em desenvolvimento.
II – Limitar as ações dos países desenvolvidos com relação à poluição aquática.
III – Aumentar as ações dos países subdesenvolvidos com relação ao desmatamento.
IV – Melhorar o desenvolvimento econômico dos países desenvolvidos.
Assinale a(s) alternativa(s) que apresenta(m) a(s) afirmativa(s) que indica(m) o(s) motivo(s) de criação do MDL
Alternativas:
a)
apenas a II.
b)
I e III.
c)
apenas a IV.
d)
apenas a I.
Alternativa assinalada
e)
II e IV.
3)
Analise o trecho a seguir:
De acordo com o artigo 12.2 do Protocolo de Quioto "O objetivo do mecanismo de desenvolvimento limpo deve ser assistir às Partes não incluídas no Anexo I para que atinjam o desenvolvimento sustentável e contribuam para o objetivo final da Convenção, e assistir às Partes incluídas no Anexo I para que cumpram seus compromissos quantificados de limitação e redução de emissões, assumidos no Artigo 3."
Fonte: Artigos do Protocolo de Quioto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/28744/Artigo_12___Mecanismo_de_desenvolvimento_limpo.html>. Acesso em 19 fev. 2018.
Para atingir o objetivo proposto no Artigo 12.2 os países industrializados do Anexo I, podem se valer de uma determinada ação que envolve comercialização. Esta ação está apresentada na alternativa:
Alternativas:
a)
Aquisição de Créditos de Carbono dos projetos implantados em países não-industrializados.
b)
Aquisição de Certificados para os projetos implantados em países não-industrializados.
c)
Aquisição de Créditos de Emissões de GEE para os projetos dos países em desenvolvimento.
d)
Aquisição de Reduções Certificadas de Emissões de países em desenvolvimento.
Alternativa assinalada
e)
Aquisição de Projetos Ambientais em outros países desenvolvidos e em países subdesenvolvidos do sudeste asiático.
4)
Para implantação de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo cada país, que não possuem metas de redução do Protocolo de Quito, precisa definir suas prioridades com relação ao tipo de projetos a serem implantados. São exemplos de setores que admitem projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) o que está disposto na alternativa:
Alternativas:
a)
Produção de energia renovável; Melhoria da eficiência no uso final da energia; Melhoria da eficiência na oferta de energia.
Alternativa assinalada
b)
Implantação de Usinas Hidroelétricas, Produção de energia renovável, Melhoria da eficiência na oferta de energia.
c)
Produção de combustíveis fósseis; Melhoria da eficiência no uso final da energia; Implantação de Usinas Hidroelétricas.
d)
Produção de combustíveis fósseis; Melhoria na eficiência energética, Implantação de Usinas Hidroelétricas.
e)
Implantação de uma matriz energética baseada em combustíveis fósseis, Redução dos gás carbônico e Melhoria da eficiência das termoelétricas.
6)
No Protocolo de Quioto foram estabelecidos alguns mecanismos de flexibilização com objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa. O Comércio Internacional de Emissões e a Implantação Conjunta são mecanismos que somente podem ser implantados em países do Anexo I do Protocolo de Quioto, podendo gerar penalidades, aos países em desenvolvimento caso estes se valham de desses mecanismos.
Assinale a alternativa que apresenta a definição de "países do Anexo I" e porque da existência de penalidades para os países em desenvolvimento.
Alternativas:
a)
Países com industrialização fraca. A penalidade existe, pois, os projetos de Comércio Internacional de Emissões e a Implantação Conjunta, geram degradação ambiental.
b)
Países não-industrializados. A penalidade existe, pois, os projetos de Comércio Internacional de Emissões e a Implantação Conjunta, geram impactos negativos irreversíveis.
c)
Países industrializados. A penalidade existe, pois, os projetos de Comércio Internacional de Emissões e a Implantação Conjunta, geram "passivos ambientais" negativos.
Alternativa assinalada
d)
Países pouco industrializados. A penalidade existe, pois, os projetos ambientais relacionados ao MDL geram grande rentabilidade e impactos ambientais positivos.
e)
Países semi-industrializados do sudeste asiático. A penalidade existe, pois, os projetos de Comércio Internacional de Emissões e a Implantação Conjunta, atraem os investidores estrangeiros interessados nos passivos ambientais.

Continue navegando

Outros materiais