Buscar

avaliando 1 saneamento

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201610111514)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
		
	
	Sul
	
	Sudeste
	
	Centro-oeste
	
	Nordeste
	 
	Norte
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610111516)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as formas como as fontes poluentes podem atingir o corpo d¿água, assinale a alternativa correta.
		
	 
	A introdução de poluentes no meio aquático depende da natureza do poluente introduzido, do caminho que esse poluente percorre no meio e do uso que se faz do corpo de água.
	
	Substâncias provenientes de campos agrícolas, como agrotóxicos aplicados de forma inadequada, são exemplos de cargas poluidoras pontuais.
	
	A poluição pontual é introduzida por lançamentos individualizados, como os que ocorrem ao longo da margem de um rio.
	
	Cargas difusas são assim chamadas por terem um ponto de lançamento específico e por não ocorrerem ao longo da margem dos rios.
	
	Cargas pontuais dificilmente são identificadas e, portanto, seu controle é mais eficiente e mais rápido.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610111515)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É correto afirmar que a região brasileira com menor índice de atendimento a coleta da rede de esgoto é a região:
		
	
	Sudeste
	
	Centro-oeste
	
	Sul
	
	Nordeste
	 
	Norte
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610111561)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os padrões de potabilidade são os limites de tolerância das substâncias presentes na água de modo a garantir-lhe as características de água potável. Esses padrões são regulamentados por portarias editadas pelo Ministério da Saúde. Sendo assim marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Água com elevado teor de dureza não atrapalha o desempenho de tarefas domésticas.
	 
	A portaria 2914/2011 determina os padrões de potabilidade das águas, como por exemplo, padrões físicos como cor, turbidez, odor e sabor.
	
	Mesmo com o passar dos anos os padrões de potabilidade não se modificam.
	
	O Ministério da Saúde leva em consideração apenas as técnicas tradicionais para a definição de padrões de qualidade da água, pois a poluição não se modifica de acordo com o tempo.
	
	Os parâmetros químicos podem ser turbidez, sabor e presença de substâncias químicas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610111582)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma água é dita potável quando é inofensiva a saúde do homem, agradável aos sentidos e adequada aos usos domésticos, onde temos os poluentes orgânicos biodegradáveis, os não biodegradáveis, os nutrientes, metais pesados e organismos patogênicos. Estes poluentes trazem consequências para o meio ambiente. Marque SOMENTE UMA ALTERNATIVA falsa sobre este tema.
		
	
	A água quando não é tratada pode ser considerada como uma ¿porta aberta¿ para várias doenças de veiculação hídrica, como: amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide hepatite infecciosa, entre outras.
	
	Um fenômeno conhecido como eutrofização é consequência da entrada de nutrientes nos corpos hídricos por meio da poluição.
	
	Com o aumento dos sólidos dissolvidos totais advindo da poluição pode ocorrer assoreamento nos corpos hídricos e consequente soterramento de ovos, invertebrados e peixes, aumentando a turbidez da água e podendo ocasionar enchentes.
	
	A matéria orgânica quando em grandes quantidades traz como consequência a redução do oxigênio dissolvido e também maus odores.
	 
	Em um ambiente aquático a elevação da temperatura é uma consequência da poluição trazendo consigo aumento das reação químicas e biológicas, aumento no teor de oxigênio dissolvido, diminuição da viscosidade da água e diminuição da ação tóxica de alguns compostos.
	1a Questão (Ref.:201610111445)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação às variações de consumo analise as proposições abaixo: I. A quantidade de água consumida varia em função do tempo, das condições climáticas, hábitos de vida da população, etc. II. As variações de consumo que devem ser consideradas em um sistema de abastecimento de água são: variações anuais, diárias, horárias e instantâneas de consumo. III. As variações anuais de consumo tendem a crescer de acordo com o aumento populacional e, às vezes, o aumento do consumo per capita e devido a melhorias dos hábitos higiênicos da população e do desenvolvimento industrial. IV. Devido a existência de consideráveis demandas pontuais, como no caso de indústrias, neste caso as variações podem ser ditas variação horária de consumo. É correto o que se afirma em:
		
	
	II, apenas;
	
	II e IV, apenas.
	
	I, apenas;
	 
	I, II e III, apenas;
	
	I e II, apenas;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610111505)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São indicadores químicos utilizados como parâmetros para determinar a qualidade da água:
		
	
	Dureza, pH, salinidade e cor
	 
	Dureza, pH, sabor e salinidade
	
	Dureza, salinidade, cor e turbidez
	
	Dureza, salinidade, pH e turbidez
	 
	Dureza, salinidade, pH e corrosividade
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610111550)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O que é saneamento, segundo a OMS?
		
	
	Engloba todas as ações e diretrizes referentes ao controle de vetores
	
	São todas as ações referentes à água, lixo e esgoto.
	 
	Corresponde Às ações para tratamento de água e esgotos.
	
	São todas as ações referentes à higiene coletiva.
	 
	É o ¿controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem efeito deletério sobre seu bem-estar físico, mental ou social¿
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610111562)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O que são captações subterrâneas?
		
	 
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, principalmente por meio de poços tubulares.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, podendo ocorrer à amrgem de represas e rios.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano. Não há necessidade de bombeamento porque a água aflora naturalmente.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente da superfície, principalmente por meio de sistemas flutuantes.
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, sendo utilizado em áreas com grande concentração rochosa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610111392)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Qualquer ocupação urbana gera impactos sobre o meio de diferentes formas e graus, que se refletem na poluição do ar, das águas e dos solos. Em particular, como se observa nas Regiões Metropolitanas das grandes capitais brasileiras, a combinação das atividades típicas de cidades, como moradia, indústria e comércio, demanda facilidades de energia, transporte, vias de acesso e etc, que acentuam os problemas de contaminação dos solos, enchentes, doenças respiratórias e outros. O gerenciamento das grandes metrópoles exige da engenharia o conhecimento dos fatores causadores destes problemas, das tecnologias disponíveis para prevenção, manejo e remediação e ainda a existência de um arcabouço legal e institucional para sua efetivação. O abastecimento de água potável nas grandes metrópoles exige a construção de sistemas complexos, que são constituídos dos seguintes sub-sistemas:
		
	
	captação, transposição, disposição e tratamento.
	 
	captação, transporte, tratamento e disposição.
	 
	captação, adução, tratamento e distribuição.
	
	coleta, estação elevatória, tratamento e disposição.
	
	coleta, estação elevatória, distribuição e disposição.

Continue navegando