Buscar

Exercício de Fixação 04 Gabarito Direito Civil VI SUCESSÕES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NÃO ESQUEÇA DE CURTIR SE ESSE MATERIAL LHE FOR ÚTIL! OBRIGADO!
1.
Luiza, brasileira, viúva, sem ascendentes e descendentes vivos, faleceu. Deixou uma carta escrita de próprio punho, escrita em uma folha de caderno, datada e assinada onde divide seu patrimônio composto apenas de bens móveis de pequeno valor entre seus amigos e parentes mais próximos. No caso em tela estamos diante de que documento:
 	Estamos diante de um codicilo. Inválido, pois a forma prevista na lei é a presença de assinatura de no mínimo três testemunhas.
	Testamento público viciado, pois não foi levado a registro no cartório.
 Certo	Este é um codicilo válido, pois sua exigência é que seja escrito, datado e assinado. Não precisando de mais formalidades.
	Testamento particular, eivado de vício, haja vista que não foi respeitada a forma prevista na lei.
 Errado	Nenhuma das afirmativas aqui mencionadas.
2.
Antônio deseja lavrar um testamento e deixar toda a sua herança para uma instituição de caridade que cuida de animais abandonados. O único parente de Antônio é seu irmão João, com quem almoça todos os domingos. Antônio não possui outros parentes nem cônjuge ou companheiro. Antônio procura você na condição de advogado e indaga se a vontade dele é tutelada pela lei. Diante da indagação de Antônio, assinale a afirmativa correta.
 	Antônio pode deixar para a instituição de caridade 3/4 de seu patrimônio, uma vez que é preciso garantir no mínimo 1/4 da herança a seu irmão bilateral.
	Antônio não pode testar em favor da instituição de caridade, pois pessoa jurídica não tem legitimidade para suceder.
 Certo	Antônio pode deixar toda a herança para a instituição de caridade, uma vez que seu irmão não é seu herdeiro necessário.
	Antônio não pode testar em favor da instituição de caridade que cuida de animais, uma vez que a herança cabe inteiramente a parente vivo mais próximo, no caso, seu irmão.
	Antônio pode deixar por testamento apenas metade da herança para a instituição de caridade, uma vez que a outra metade pertence por lei a seu irmão, a quem deve alimentos.
3.
Marcos, Alberto, Carla, José e Paulo são irmãos e herdeiros da mãe falecida. Marcos deseja transferir seus direitos sucessórios para Carla onerosamente, tendo garantido a preferência também a Alberto e Paulo. Diante disso, marque a alternativa correta:
 	A cessão está perfeita, desde que o preço e as condições oferecidas a todos tenham sido iguais.
	O negócio jurídico depende do deferimento do juiz da sucessão.
	Não havia necessidade de se conferir preferência porque não se trata de condomínio.
 Certo	José poderá impugnar a cessão porque não lhe foi oferecido o quinhão de Marcos.
	Nenhuma das opções
4.
Quais dessas cláusulas restritivas da liberdade de testar, abarca o conteúdo de todas as demais:
 	Incomunicabilidade;
 Certo	Inalienabilidade
	Impenhorabilidade;
	Irresponsabilidade;
	Nenhuma das alternativas anteriores.
5.
Ester, viúva, tinha duas filhas muito ricas, Marina e Carina. Como as filhas não necessitam de seus bens, Ester deseja beneficiar sua irmã, Ruth, por ocasião de sua morte, destinando-lhe toda a sua herança, bens que vieram de seus pais, também pais de Ruth. Ester o(a) procura como advogado(a), indagando se é possível deixar todos os seus bens para sua irmã. Deseja fazê-lo por meio de testamento público, devidamente lavrado em Cartório de Notas, porque suas filhas estão de acordo com esse seu desejo. Assinale a opção que indica a orientação correta a ser transmitida a Ester.
 	Ester só pode dispor de 1/3 de seu patrimônio em favor de Ruth, cabendo o restante de sua herança às suas filhas Marina e Carina, dividindo-se igualmente o patrimônio.
	Ester pode dispor de todo o seu patrimônio em favor de Ruth, já que as filhas estão de acordo.
	Todas alternativas estão incorretas.
	Em virtude de ter descendentes, Ester não pode dispor de seus bens por testamento.
 Certo	Ester pode dispor de 50% de seu patrimônio em favor de Ruth, cabendo os outros 50% necessariamente às suas filhas, Marina e Carina, na proporção de 25% para cada uma.
6.
Miguel dispôs seus bens em favor do filho que teve com a amante, sendo que o testamento foi escrito pela avó materna da criança. Considerando haver filhos concebidos no casamento, marque a alternativa correta:
 Certo	A disposição seria válida se o testamento tivesse sido escrito por alguém que não tivesse relação com a criança.
	Nenhuma das opções
	Ainda que existam outros filhos, não há vício algum quanto à nomeação testamentária.
	Trata-se de pessoa interposta, pelo que jamais seria válida a disposição testamentária.
	Não se pode nomear apenas um filho em testamento porque todos têm de receber o mesmo quinhão.
7.
(DPE/TO) Acerca das sucessões, assinale a opção CORRETA:
 	A companheira ou o companheiro, na sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos na vigência da união estável, concorre com descendentes só do autor da herança, tendo direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída a cada um deles.
	A sucessão abre-se no lugar da morte do falecido.
	Aberta a sucessão pelo ajuizamento da ação de inventário, a herança transmite-se por sentença que homologa a partilha de bens aos herdeiros legítimos e testamentários.
 Certo	A sucessão dá-se por lei ou por disposição de última vontade, conforme seja legítima ou testamentária, e, havendo herdeiros necessários, o testador só poderá dispor da metade da herança.
	Legitimam-se a suceder apenas as pessoas já nascidas no momento da abertura da sucessão, não havendo direitos sucessórios do nascituro.
8.
Quanto à liberdade do testar no Direito Civil brasileiro:
 	Em regra geral, será ilimitada
 Certo	Será plena quando não houver herdeiros necessários.
	NDA
	Se houver herdeiros colaterais só pode dispor da metade do patrimônio.
	A sucessão testamentária decorre da lei ou da disposição de ultima vontade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais