Buscar

ATV 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Podemos definir como princípios de proteção ambiental:
a. o apoio de abordagem corretiva dos problemas ambientais, promoção da responsabilidade ambiental e incentivo a tecnologias que evitem a utilização do meio ambiente.
b. o apoio de abordagem preventiva aos desafios ambientais, promoção da responsabilidade ambiental e encorajamento de tecnologias que não agridam o meio ambiente. Correto
c. os desafios ambientais, responsabilidade ambiental e tecnologias no combate à agressão ao meio ambiente.
d. a ISO14001, normas ambientais e sistema de gestão ambiental.
Os princípios norteadores de proteção ambiental são: o apoio à abordagem preventiva aos desafios ambientais; a promoção da responsabilidade ambiental, isto é, as empresas devem promover a responsabilidade ambiental internamente e também no meio externo; e o encorajamento de novas tecnologias e inovações no sentido de reduzir o impacto ambiental gerado pelos poluentes e descartes na natureza, além do pós-venda.
A resposta correta é: o apoio de abordagem preventiva aos desafios ambientais, promoção da responsabilidade ambiental e encorajamento de tecnologias que não agridam o meio ambiente..
Questão 2
Podemos afirmar que são exemplos de práticas de combate à corrupção:
a. combate aos pagamentos de propinas e subornos, além de transparência interna em seus registros e códigos de conduta e ética. Correto
b. normas ambientais bem elaboradas, combate ao pagamento de comissões indevidas e propinas.
c. trabalho forçado, pagamento de propinas e subornos.
d. combate ao pagamento de comissões indevidas, propinas e chantagens, além de práticas de cartéis e preços e trabalho análogo ao regime de escravidão.
Quando falamos de combate à corrupção, não podemos pensar somente em órgãos governamentais, mas também em cidadãos e empresas privadas que toleram ou permitem a prática de comissões, propinas e subornos para garantir vendas e serviços. Isto tudo pode ser coibido com a prática da transparência e com a elaboração e divulgação de códigos de conduta interna para seus colaboradores.
A resposta correta é: combate aos pagamentos de propinas e subornos, além de transparência interna em seus registros e códigos de conduta e ética..
Questão 3
Podemos definir as diretrizes e princípios do Pacto Global como:
Escolha uma:
a. transparência em negociações com clientes e governo, combate à corrupção e sistemas informatizados.
b. criação de normas de condutas internas, encorajamento de tecnologias que não agridam o meio ambiente e combate à corrupção.
c. abolição do trabalho escravo, garantia de estabilidade no emprego, combate à violação dos direitos humanos.
d. combate à violação dos direitos humanos, promoção da responsabilidade ambiental e abolição do trabalho infantil. Correto
As organizações que tenham responsabilidade social devem levar em conta as diretrizes e princípios do Pacto Global, que são: o combate à violação dos direitos humanos; a promoção da responsabilidade ambiental; e a abolição do trabalho infantil. Em outras palavras, as empresas não devem permitir em seus quadros, em suas filiais internacionais, o trabalho infantil em nenhuma etapa de seus processos produtivos.
A resposta correta é: combate à violação dos direitos humanos, promoção da responsabilidade ambiental e abolição do trabalho infantil..
Questão 4
A responsabilidade pela elaboração e divulgação do Pacto Global e seus princípios é da instituição:
Escolha uma:
a. Empresas da Sociedade Civil.
b. Empresas de Responsabilidade Social.
c. Organização Mundial do Comércio.
d. Organização das Nações Unidas. Correto
A ONU lançou o Pacto Global no ano de 2000, quando o secretário geral era Kofi Annan, no Fórum Mundial Econômico de Davos (Suíça), no intuito de criar diretrizes e princípios a serem seguidos por empresas, estados e corporações.
A resposta correta é: Organização das Nações Unidas..
Questão 5
Associe as colunas às alternativas de referência entre definições corretas de itens dos princípios do Pacto Global.
 Cria novas tecnologias no intuito de reduzir o impacto ao meio ambiente.
- Princípios de proteção ambiental.,
Não permite a violação do direito dos cidadãos à vida e às necessidades básicas.
– Princípios de direitos humanos.,
Permite a livre associação a sindicatos, entidades de classe e associações por parte de seus colaboradores para buscarem seus direitos.
– Princípios de direito do trabalho.,
Deve ser transparente em negócios com terceiros, como governo, clientes e fornecedores.
– Princípios contra a corrupção..
Princípios de Proteção Ambiental (A), Princípios de Direitos Humanos (B), Princípios de Direito do Trabalho (C), Princípios Contra a Corrupção (D). Os Princípios de Proteção Ambiental estão intimamente ligados à criação de novas tecnologias para redução do impacto ambiental causado por produtos, serviços ou atividades. Os Princípios de Direitos Humanos estão relacionados a combate à violação dos direitos básicos do cidadão, os quais são garantidos por lei na maioria dos Estados, ainda que muitas vezes não sejam de fato cumpridos. Princípios de Direito do Trabalho estão correlacionados à livre abertura das corporações, à permissão de que seus colaboradores sejam afiliados a associações e sindicatos que buscarão discutir seus direitos perante à corporação. Por fim, o Princípio do Combate à Corrupção está relacionado à questão da transparência empresarial.
A resposta correta é: Cria novas tecnologias no intuito de reduzir o impacto ao meio ambiente. – Princípios de proteção ambiental., 
Não permite a violação do direito dos cidadãos à vida e às necessidades básicas. – Princípios de direitos humanos., 
Permite a livre associação a sindicatos, entidades de classe e associações por parte de seus colaboradores para buscarem seus direitos. – Princípios de direito do trabalho., 
Deve ser transparente em negócios com terceiros, como governo, clientes e fornecedores. – Princípios contra a corrupção..

Outros materiais